Figure 1 - Aplicativo que reúne fotos de casos médicos
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

Figure 1 – Aplicativo que reúne fotos de casos médicos

Figure 1 é um aplicativo colaborativo que reúne fotos de casos médicos com total privacidade e segurança sem expor o paciente e serve como plataforma para troca de informações e experiências entre médicos e profissionais da saúde, chegou oficialmente ao Brasil que torna-se o primeiro país da América Latina a receber o app.

  Leia também: Aplicativos para médicos

Tudo sobre o aplicativo Figure 1

Figure 1 -  Aplicativo que reúne fotos de casos médicos

Qual o objetivo do Figure 1?

Criado em 2013 nos Estados Unidos e presente já em 46 países, o Figure 1 tem por objetivo possibilitar a interação entre profissionais da área médica, ao dividirem experiências e casos clínicos através do compartilhamento de imagens e troca de comentários nas imagens.

O aplicativo é uma espécie de Instagram para a área médica e permite o compartilhamento de imagens de casos clínicos e a troca de experiências e opiniões entre os usuários. É possível também definir usuários e temas de interesses a serem seguidos e receber atualizações de imagens que obtiverem interações e forem de seu interesse.

Como funciona o Figure 1?

Antes de compartilhar uma imagem, é obrigatório obter a permissão do paciente através da assinatura do mesmo realizada com os próprios dedos na tela do dispositivo. Após isso, um algoritmo de reconhecimento facial automático realiza a tarefa de cobrir todos os rostos que por ventura possam estar na imagem.

O usuário poderá utilizar das ferramentas e filtros disponibilizados pelo próprio app para apagar quaisquer outros detalhes que possam identificar o paciente, como tatuagens, marcas de nascença, datas e nomes que possam estar escritos em algum local, etc. E antes de se tornar visível ao público, a imagem passa ainda por uma análise final realizada por uma equipe de verificação do aplicativo.

As imagens aprovadas são então exibidas e poderão ser visualizadas por qualquer usuário que tenha baixado o Figure1. Porém, somente médicos e profissionais da saúde comprovados podem submeter imagens e realizar comentários dentro da rede.

Figure 1 é seguro?

O controle de segurança do aplicativo é de altíssimo grau para garantir a total privacidade dos pacientes e permitir que somente médicos e profissionais que são realmente da área médica postem e comentem imagens.

A certeza da veracidade do usuário ser realmente um profissional da saúde é obtida através de uma profunda investigação realizada por uma equipe de verificação que checa diplomas, certificados, emails de hospitais e quaisquer provas de que o usuário realmente atua na área médica e merece interagir dentro da rede. E dentro desta investigação, até contatos individuais poderão ser realizados, se houver necessidade.

Download

O número exato de usuários do Figure 1 não foi divulgado, porém confirma-se que mais de 2 milhões de imagens são compartilhadas por dia dentro do aplicativo.  Ele está disponível para download em Android e iOS, mas é totalmente em inglês, por enquanto.

Você pode se interessar por