Software médico gratuito: por que evitar - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Software médico gratuito: por que evitar

Software médico gratuito

Um software médico gratuito é um programa que pode ser baixado pela internet sem qualquer custo para utilização. É disponibilizado pelo próprio desenvolvedor. Sua única vantagem é não ter nenhuma despesa, pois não implica em qualquer tipo de gasto para mantê-lo funcionando.

Em seu consultório/clínica, analise bem os fatores positivos e negativos se for optar por um software médico gratuito. É bom ter sempre em mente quais são os seus objetivos, atentando para o fato de que fazer uma economia poderá resultar em um grande prejuízo. Afinal, você precisa sobreviver no mercado e uma clínica/consultório é um empreendimento como outro qualquer.

 Leia também: Por que eu devo adotar um software de gestão?

Software médico gratuito: fatores determinantes

software médico gratuito: fatores determinantes

Em contrapartida, as desvantagens são várias. E determinantes, conforme poderá conferir a seguir:

  • Não existe garantia de prestação de serviço de suporte;
  • Não existe garantia de evolução tecnológica do produto;
  • Não existe segurança dos dados;
  • Não existe evolução para acompanhar as exigências da ANS.

Serviço de Suporte

Caso você tenha escolhido um software médico gratuito, tenha consciência, desde o início, de que estará de mãos e pés amarrados quando se deparar com um problema.

Por exemplo: se o software apresentar uma mensagem de erro, ou simplesmente parar de funcionar, você tem a garantia de que receberá o suporte necessário com a retomada do uso normal do software?

Como resultado dessa paralisação, sua clínica/consultório poderá ter sérios prejuízos, tanto financeiro, quanto em sua reputação.

 Leia também: software para gerenciar o estoque em clínicas e consultórios

Atualizações

Agora, imagine o lançamento de um novo sistema operacional. Por exemplo, uma nova versão do Windows. Caso o seu software médico gratuito não seja compatível a nova versão, você será obrigado a permanecer com a versão antiga do Windows rodando nas máquinas de sua clínica/consultório.

Segurança

Imagine os problemas que surgirão, as reclamações, a perda de tempo… E de dinheiro! Pois dentro de um curto espaço de tempo a versão antiga deixará de fazer as atualizações de segurança, deixando o seu sistema vulnerável.

Faturamento

E se a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicar uma nova Resolução Normativa, implementando alterações na forma como o faturamento deve ser enviado para as operadoras dos Planos de Saúde? Se o software médico gratuito não tiver atualização nesse sentido, mais uma vez você estará em maus lençóis. Assim, para não ficar sem receber pelos atendimentos prestados, o usuário terá que procurar outros meios para enviar seu faturamento.

Por exemplo: sua secretária, ou faturista, terá que digitar todos os atendimentos realizados na plataforma disponibilizada pela operadora. Como consequência, vai gerar retrabalho!

Conclusão

Dessa forma, ao analisar os prós e contras, é nítido que não vale a pena se arriscar e utilizar em seu consultório/clínica um software médico gratuito. Pois, ainda prevalece a máxima: o barato sai caro!

Que tal conhecer um software de gestão para sua clínica/consultório que te passe tranquilidade, segurança e simplificação? Com os programas de gestão médica da ProDoctor, é possível ter uma melhoria global na qualidade do atendimento, suporte adequado, facilidade de uso, controle no faturamento e estoque. Alie-se à tecnologia e maximize seus lucros. 

Para saber mais, agende uma demostração dos nossos softwares com nosso setor comercial pelo telefone: 0800 725 2555 (De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00h) ou pelo email: vendas@prodoctor.net

 

 

banner como um software de gestao pode aumentar a produtividade de clinicas e consultorios

Você pode se interessar por