Soft skills na Medicina: quais as mais valorizadas? | ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Medicina e Saúde

Soft skills na Medicina: descubra quais você precisa desenvolver

As soft skills da Medicina, mais do que requeridas, são muito valorizadas no mercado, pois geram um impacto positivo na área da Saúde. E não apenas isso: de acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil 2023, desenvolvido pela USP, em pouco mais de duas décadas o número de profissionais mais do que dobrou.

Ou seja, a população brasileira tem crescido mais lentamente. Por outro lado, há um crescimento acelerado do número de médicos. Como ter destaque num cenário competitivo como este? Ter um ou dois títulos de especialista é o suficiente? A resposta é não.

Trabalhar na Saúde é lidar com pessoas, com suas expectativas, medos e emoções. Portanto, é preciso ir além do conhecimento técnico e científico. Para ser considerado um bom médico, você precisa desenvolver outras habilidades e competências ao longo da sua carreira, que vão desde realizar um bom trabalho em equipe, até ter uma boa desenvoltura para atender o público.

Reunimos, aqui, algumas soft skills na Medicina, isto é, habilidades interpessoais, emocionais e comportamentais, indispensáveis para médicos e médicas. Será que você já tem todas elas? Confira!

O que é hard skill e o que significa soft skill?

Podemos definir como hard skills as competências e habilidades técnicas que um profissional deve ter para poder exercer uma determinada atividade, a qual demanda um conhecimento específico.

O desenvolvimento de algumas dessas competências técnicas tem início durante a faculdade e no período de residência médica.

Tudo o que você aprendeu lendo Harrison ou Goldman-Cecil, tudo o que você absorveu dos ensinamentos dos professores e preceptores, tudo isso são hard skills.

Alguns exemplos de hard skills na Medicina são:

  • interpretar exames na sua especialidade;
  • saber manusear determinados equipamentos e instrumentos;
  • prescrever medicamentos;
  • indicar tratamentos etc.

Mas existem outras habilidades e competências que, somadas às hard skills, fazem total diferença no dia a dia, gerando impacto direto na experiência dos pacientes. 

Estamos falando das soft skills, itens que não constam nos currículos, e que vão sendo desenvolvidas ao longo da vida. Elas são esperadas dos profissionais das mais diversas áreas, não apenas na Saúde.

Portanto, enquanto as hard skills dizem respeito às habilidades técnicas, as soft skills têm relação com os lados emocional e comportamental do profissional, isto é, são habilidades interpessoais.

Podemos citar como exemplos de soft skills a inteligência emocional, a gestão do tempo, a criatividade, a ética e a boa comunicação.

Soft skills na área da Saúde

Soft skills na Medicina: médica olha no olho de sua paciente enquanto a escuta com atenção. Fim da descrição.

É inegável que as tecnologias, como as inteligências artificiais, vieram para facilitar a nossa vida, e elas cumprem este papel em quase 100% das vezes. 

Entretanto, existem momentos que pedem sensibilidade e discernimento humano. Isto quer dizer que as soft skills fazem diferença.

Queremos dizer com isso que ter conhecimento técnico para realizar processos não é o bastante.

A empatia, o senso de humor, o manejo das emoções, o cuidado para adaptar as palavras de acordo com o público ou de escolher as palavras certas diante de diferentes situações, tudo isso – ainda – é um privilégio dos seres humanos.

Pessoas que desenvolvem soft skills na Medicina – e as unem com as suas hard skills – conseguem transformar o seu ambiente de trabalho positivamente. 

Além disso, conseguem fazer com que a experiência do paciente seja a melhor possível, fidelizando-o.

Sem dúvida, profissionais assim são muito mais admirados e requisitados do que os que se apresentam como pessoas frias e irredutíveis.

Soft skills na Medicina que são mais valorizadas

Trabalhar na Medicina é trabalhar em equipe. Às vezes até com um grande time composto por outros médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, secretárias, além dos próprios pacientes e seus familiares.

As soft skills na Medicina vêm para garantir um bom atendimento, uma comunicação eficaz e o senso de colaboração, para que os serviços sejam prestados com excelência em toda a jornada do paciente.

Vamos conhecer, agora, as soft skills na Medicina que são mais valorizadas.

Boa comunicação

Ideal para se comunicar com a sua equipe e para saber como transmitir informações complexas ao público leigo.

Porém, ter uma comunicação interpessoal não é só sobre falar, mas também sobre saber ouvir – uma habilidade muito requerida na Medicina.

Ética

Pontualidade, respeito, sigilo e compromisso com a verdade são algumas das pautas relacionadas a esta habilidade.

Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, para entendê-lo melhor.

É importante desenvolver esta habilidade sociocomportamental na Medicina para praticar atendimento humanizado e para manter uma estabilidade emocional ao lidar com o paciente e demais profissionais.

Liderança

Em uma equipe, o médico é, normalmente, o líder. Portanto, saber liderar é uma competência a ser desenvolvida na Medicina.

Ela também é essencial na tomada de decisões em relação à força de trabalho, uso de equipamentos, escolha de tratamentos, dentre outras práticas da rotina.

Colaboração

Esta capacidade vai ajudar a trabalhar em equipes multidisciplinares de maneira adequada, e na interação com os mais diversos grupos, tanto especialistas quanto leigos.

Flexibilidade

Rotina frenética, novas tecnologias que surgem, novas formas de trabalho e atendimento. Sim, ser um profissional flexível é uma soft skill muito desejada na Medicina.

Criatividade

Na Saúde, a criatividade está ligada à busca de soluções inovadoras, à capacidade de olhar de forma diferente uma situação.

Inteligência emocional

Profissionais da Saúde lidam constantemente com situações de pressão, medos, angústias, dores físicas, desgaste físico e, algumas vezes, o óbito. Ter equilíbrio e se manter firme nessas situações pode ser um desafio.

Organização

Seja na recepção, no controle do estoque ou das finanças, a organização de processos e de insumos é indispensável. 

Neste sentido, as ferramentas disponibilizadas por um software médico eficiente podem ajudar a desenvolver essa competência. 

Com um bom software médico você consegue manter a agenda médica organizada, centralizar as informações do paciente, bem como seus exames e evoluções, além de gerar documentos e relatórios.

Aprendizagem continuada (lifelong learning) 

Com o avanço das tecnologias, a pesquisa científica tem andado cada vez mais veloz. Por isso, é importante manter-se em constante atualização.

Assim, a soft skill da aprendizagem continuada, faz-se essencial na Medicina, assim como em outras áreas do conhecimento.

Como desenvolver soft skills na Medicina?

Hoje em dia, as informações sobre Saúde estão a um clique. Muitas vezes, o paciente chega ao consultório quase que com um diagnóstico pronto, dado pelo Dr. Google.

Porém, ainda assim, este paciente espera um olho no olho, uma escuta atenciosa, um olhar de compreensão. Ele espera ser atendido no horário marcado.

Ou seja, ele espera que você seja muito mais que um prescritor de exames e medicamentos.

Se você encara isso de uma forma ruim e não realiza um atendimento humanizado ou age com arrogância, você causa uma má impressão para aquela pessoa. 

Porém, se você contornar aquela situação e usar do seu conhecimento e das suas habilidades interpessoais, você irá conquistar o paciente.

Encantado com o seu atendimento, ele não apenas irá voltar como também irá te recomendar para outras pessoas.

|Saiba mais: O que o seu paciente não gosta durante a consulta.

Se você chegou até aqui e percebeu que precisa desenvolver algumas soft skills na Medicina para se tornar um profissional melhor, nós vamos te contar como é possível fazer isso.

Saindo da zona de conforto

As soft skills são habilidades inerentes ao comportamento humano, desenvolvidas ao longo do tempo. 

Por isso, como em todo aprendizado, pode ser preciso algum esforço para desenvolver ou aprimorar aquelas que estão mais deficientes.

Apesar de serem habilidades que vão sendo aprendidas na prática, é possível contar com algum tipo de ajuda para desenvolvê-las.

Algumas soluções para quem quer desenvolver soft skills na Medicina são: procurar grupos de apoio, profissionais capacitados, realizar oficinas, assistir a palestras e ler livros.

Por exemplo, se a sua dificuldade está em falar em público, palestras como a do Ted Talk “Sua linguagem corporal molda quem você é”, da Amy Cuddy, podem ajudar.

Ou ainda, para ajudar na soft skill da comunicação, há os trabalhos de Marshall Rosenberg sobre a Comunicação Não-Violenta.

Porém, se você identifica que precisa de inteligência emocional, é possível ler os livros de um grande estudioso do assunto – Daniel Goleman.

Contudo, se você busca desenvolver empatia, procurar ajuda de um terapeuta pode ser útil.

Outra opção é criar uma cultura de feedbacks no seu ambiente de trabalho. Peça a opinião dos seus pacientes através de uma pesquisa de satisfação.

No trabalho,  estabeleça um momento para ouvir o que seus colegas têm a dizer, seja frente a frente, seja de forma anônima. O mais importante é que você esteja aberto às mudanças.

Nossa última dica é adotar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na sua clínica. O PDI sistematiza ações necessárias para alcançar determinados objetivos.

Lembrando que o PDI pode ser realizado de forma particular, mas também pode ser aplicado e conduzido por um outro profissional com papel de orientador.

Para além do desenvolvimento das competências: use uma ferramenta que dê suporte às suas hard e soft skills

Se algum paciente já te elogiou pelo seu atendimento ou se algum colega de trabalho já te agradeceu pela colaboração, isso demonstra que, de alguma forma, você tem habilidades e competências que te põem em destaque.

Entretanto, você pode ir além e obter ainda mais sucesso contando com ferramentas de trabalho eficientes, que te ajudam a superar os desafios diários.

O software médico da ProDoctor oferece recursos essenciais, que irão te ajudar a gerir melhor a sua clínica, tomar decisões mais assertivas, melhorar a comunicação interna e o atendimento ao paciente.

A ProDoctor está há 30 anos no mercado da Saúde Digital, investindo em inovação, para oferecer sempre o melhor aos nossos clientes. 

Fale com um de nossos consultores e conheça o nosso software.

Você pode se interessar por