Como melhor a recepção da clínica | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Recepção da clínica, chave para um atendimento de qualidade

Como melhorar a recepção da clínica

Recepção da clínica. Eis o início de todo um trabalho para prestar um atendimento de qualidade e fidelizar os pacientes! Com toda a certeza, é o primeiro contato do paciente com o seu estabelecimento de saúde. Por isso, representa muito mais que apenas um ambiente de espera para a consulta.

Já imaginou entrar na recepção da clínica e encontrar um ambiente confuso, desorganizado ou com profissionais que não sabem como tratar um paciente? Com certeza, não seria um bom cartão de visitas… Você ficaria desconfiado da qualidade do atendimento que poderia receber, certo?

Portanto, você precisa atentar para alguns pontos. Para que você consiga encantar e fidelizar seus pacientes, o cuidado com a recepção da clínica é fundamental. Não basta o quanto o profissional é reconhecido se o atendimento aos pacientes não for de qualidade.

Para lhe ajudar na tarefa de melhorar a recepção da clínica, a ProDoctor Software preparou 5 dicas fundamentais para impressionar seus pacientes e que podem ser feitas a partir de hoje mesmo.

5 dicas para melhorar a recepção da clínica

1 – Crie um ambiente aconchegante

Antes de mais nada, tenha sempre em mente que o espaço da recepção da clínica precisa ser convidativo e agradável. Para isso, vale investir em móveis confortáveis e ambientes claros e ventilados.


LEIA MAIS

Decoração para recepção de clínicas e consultórios


Se acaso você não pretende realizar uma reestruturação completa do espaço, procure tomar alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença:

  • Coloque almofadas nos assentos disponibilizados.
  • Caso opte por televisão ou música ambiente, confira se o som está agradável. Nada de volume muito alto ou tão baixo que pareça um ruído.
  • Deixe revistas atualizadas à disposição.
  • Caso opte por oferecer água ou café, tenha cuidado para que os recipientes estejam limpos e bem abastecidos. Disponibilize descartáveis e lixeiras.

É de grande importância que não se esqueça da organização. Com toda a certeza, nada pior que encontrar um local bagunçado. Então, deixe as revistas organizadas, disponibilize canetas na recepção e não deixe as fichas de atendimento se acumularem em cima do balcão.

2 – Treine sua equipe

A recepcionista tem um papel fundamental em qualquer clínica. É ela que presta o primeiro atendimento ao seu paciente, tranquiliza e explica os procedimentos.

Cuidado com a recepção da clínica é fundamental

Ofereça ferramentas para que seus recepcionistas possam trabalhar da melhor maneira possível.

Treinamentos periódicos são fundamentais. Tire sempre as dúvidas e preste atenção nas sugestões desses profissionais.

São os funcionários que atuam na recepção da clínica que têm a possibilidade de observar todo o funcionamento e isso é muito valioso. Não deixe de aproveitar essa inteligência de mercado. Portanto, ninguém melhor que eles para sugerir melhorias.

Se acaso tiver dúvida na hora de contratar pessoas, confira nosso passo a passo para contratar uma boa secretária.

3 – Organize tudo na recepção da clínica

Certamente, a falta de organização é uma das coisas que mais compromete uma boa relação com os pacientes. Nesse sentido, é de suma importância garantir que nenhum material fique fora do lugar e que a secretária ou recepcionista tenha todos os materiais à mão e bem organizados.

Imagine um paciente perder alguns minutos enquanto a profissional procura por sua ficha, uma caneta ou qualquer outro insumo? Se as pessoas observadoras já não ´teriam uma boa impressão, imagine o que não passaria na cabeça das pessoas mais exigentes e/ou impacientes…

Então, para deixar tudo certo antes de começar o dia, faça um checklist e verifique se já cumpriu todas as etapas para o bom funcionamento da clínica ou consultório.

Não fique perdido na hora da organização

4 – Invista em Tecnologia

Os avanços tecnológicos da Medicina já propiciaram uma série de avanços em diagnósticos e tratamentos. Além disso, é a tecnologia que também ajuda na hora da gestão da clínica. Observe estes pontos:

  • Um sistema de gestão que atenda as suas necessidades
  • Que se preocupe com o treinamento da sua equipe
  • E que possui estrutura para não lhe deixar na mão.

Certamente, diversas atividades ficam mais simples e rápidas. E você ganha tempo e agilidade, podendo prestar um atendimento de melhor qualidade.

Em um bom software de gestão você encontra Agenda médica automatizada por profissional, agenda de Salas e Filas, agenda de Equipamentos, Prontuário Eletrônico do Paciente, prescrição eletrônica, Financeiro, Faturamento, geração e impressão de guias xml e gestão de estoque. Tudo em um único lugar e sem a necessidade de ocupar grandes espaços.

Mas, fique atento e não pense apenas no precinho camarada! Afinal, como diz o ditado, “o barato sai caro”!

Se acaso você ainda não tem um software de gestão ou está insatisfeito com o que possui em sua clínica, já passou da hora de você conhecer as soluções ProDoctor. Todas desenvolvidas por uma empresa reconhecida pelo trabalho de quase 30 anos na Saúde Digital, trazendo o melhor da tecnologia para a sua clínica médica.

5 – Painel de Chamadas na recepção da clínica

O Painel de Chamadas é uma interface projetada em uma TV na sua recepção, que informa o nome do próximo paciente a ser atendido e o direciona para a sala apropriada. 

Ele exibirá exibir a ordem conforme a classificação que recebeu: se por ordem de chegada ou prioridade, garantindo uma distribuição eficiente dos serviços médicos, de acordo com a realidade e preferência de cada clínica. 

Para que tudo isso funcione da maneira mais eficiente, as funcionalidades avançadas de agenda são fundamentais, tais como a agenda de filas, que vai determinar como acontece essa ordem de chamada dos pacientes.

Saiba como funciona o Painel de Chamadas no ProDoctor.

6 – Faça Pesquisas de Satisfação

Uma pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta para ouvir do seu paciente quais os pontos fortes e fracos do seu atendimento.

Ao descobrir quais os pontos que geram insatisfação, você consegue avaliar quais as melhores soluções e planos para ter o melhor atendimento possível.

Tudo certo com a recepção da clínica? Então, já é hora de dar o próximo passo!

Você pode se interessar por