Destaque Gestão de Clínicas e Consultórios

Como melhorar a recepção da clínica

Como melhorar a recepção da clínica

Muito mais que apenas um ambiente de espera para a consulta, a recepção da clínica é o primeiro contato do paciente com o seu estabelecimento de saúde.

Já imaginou chegar para ser atendido e encontrar um ambiente confuso, desorganizado ou com profissionais que não sabem como tratar um paciente? Com certeza, não seria um bom cartão de visitas.

Para que você consiga encantar e fidelizar seus pacientes, o cuidado com a recepção da clínica é fundamental. Não importa o quanto o profissional é reconhecido se o atendimento não for de qualidade.

Para lhe ajudar na tarefa de melhorar a recepção da clínica, separamos 5 dicas fundamentais para impressionar seus pacientes e que podem ser feitas hoje mesmo.

5 dicas para melhorar a recepção da clínica

1. Crie um ambiente aconchegante

O espaço da recepção da clínica precisa ser convidativo e agradável. Para isso, vale investir em móveis confortáveis e ambientes claros e ventilados.


LEIA MAIS

Decoração para recepção de clínicas e consultórios


Se fazer uma reestruturação completa não está no seus planos, procure tomar alguns cuidados simples, que fazem toda a diferença:

  • Coloque almofadas nos assentos disponibilizados.
  • Caso opte por televisão ou música ambiente, confira se o som está agradável. Nada de volume muito alto ou tão baixo que pareça um ruído.
  • Deixe revistas atualizadas à disposição.
  • Caso opte por oferecer água ou café, tenha cuidado para que os recipientes estejam limpos e bem abastecidos. Disponibilize descartáveis e lixeiras.

Não se esqueça da organização. Nada pior que encontrar um local bagunçado. Deixe as revistas organizadas, disponibilize canetas na recepção e não deixe as fichas de atendimento se acumularem em cima do balcão.

2. Treine sua equipe

A recepcionista tem um papel fundamental em qualquer clínica. É ela que presta o primeiro atendimento ao seu paciente, tranquiliza e explica os procedimentos.

Cuidado com a recepção da clínica é fundamental

Ofereça ferramentas para que seus recepcionistas possam trabalhar da melhor maneira possível.

Treinamentos periódicos são fundamentais. Tire sempre as dúvidas e preste atenção nas sugestões desses profissionais

São os funcionários que atuam na recepção da clínica que têm a possibilidade de observar todo o funcionamento e isso é muito valioso. Não deixe de aproveitar essa inteligência de mercado. Ninguém melhor que eles para sugerir melhorias.

Na dúvida na hora de contratar pessoas? Confira nosso passo a passo para contratar uma boa secretária

3. Organize tudo

A falta de organização é uma das coisas que mais compromete uma boa relação com os pacientes. Garanta que nenhum material fique fora do lugar e que a secretária ou recepcionista tenha todos os materiais à mão e bem organizados.

Imagine um paciente perder alguns minutos enquanto a profissional procura por sua ficha, uma caneta ou qualquer outro insumo? Já não daria uma boa impressão.

Para deixar tudo certo antes de começar o dia, faça um checklist e verifique se já cumpriu todas as etapas para o bom funcionamento da clínica ou consultório.

Não fique perdido na hora da organização

4. Invista em Tecnologia

Os avanços tecnológicos da Medicina já propiciaram uma série de avanços em diagnósticos e tratamentos. Além disso, é a tecnologia que também ajuda na hora da gestão da clínica.

Com um sistema de gestão que atenda as suas necessidades, que se preocupe com o treinamento da sua equipe e que possui estrutura para não lhe deixar na mão, diversas atividades ficam mais simples e rápidas.

Em um bom software de gestão você encontra agenda automatizada, prontuário do paciente, dados do financeiro, gestão de estoque e faturamento, tudo em um único lugar e sem a necessidade de ocupar grandes espaços.

Se você ainda não tem um software de gestão ou está insatisfeito com o que possui em sua clínica, conheça as soluções ProDoctor. Todas desenvolvidas para trazer o melhor da tecnologia para o seu ambiente de trabalho.

5. Faça Pesquisas de Satisfação

Uma pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta para ouvir do seu paciente quais os pontos fortes e fracos do seu atendimento.

Ao descobrir quais os pontos que geram insatisfação, você consegue avaliar quais as melhores soluções e planos para ter o melhor atendimento possível!

Tudo certo com a recepção da clínica? Hora de dar o próximo passo!

Você pode se interessar por