O que é e por que usar a Segurança do Paciente? | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Segurança do Paciente: o que é?

Segurança do paciente

A Segurança do Paciente tornou-se o grande objetivo das instituições de do setor de Saúde, com o intuito de evitar a possibilidade do erro médico. Nesse sentido, várias ações passaram a ser desenvolvidas para reduzir a um mínimo aceitável qualquer tipo de risco de dano desnecessário associado ao cuidado destinado ao paciente. Hoje, é um dos pilares para que o atendimento de qualidade tenha todo o amparo de segurança.

Neste post, a ProDoctor Software traz para você informações detalhadas acerca desta preocupação, inicialmente externada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira, a seguir, alguns pontos importantes deste tema que está diretamente relacionado à relação médico-paciente, principalmente, nesse período de combate ao coronavírus.


Talvez você também goste:
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Por que ter relatórios gerenciais?


A influência da Pandemia na Segurança do Paciente

Os cuidados com os pacientes ganharam um olhar ainda maior de preocupação após o reconhecimento oficial da pandemia de Covid-19, no dia 11 de março de 2020.

Nesse sentido, a Saúde Digital tem desempenhado cada vez mais um papel de grande relevância.

A partir daí, os sistemas de Saúde do planeta procuraram incorporar rapidamente, uns mais e outros menos, os meios digitais disponíveis para responder com eficácia às novas exigências em termos de cuidados e de segurança do paciente.

A Saúde Digital tem atuado cada vez mais próxima de todos os fatores relacionados a essa segurança. Não só em relação ao uso dos sistemas complexos de informatização, bem como dos aplicativos móveis e de todos os recursos disponibilizados pela Internet das Coisas (IoT).

Só para ilustrar: os inúmeros aplicativos móveis disponibilizam funcionalidades que permitem, tanto ao paciente quanto aos profissionais, reconhecer aspectos clínicos, identificando uma melhoria ou uma piora no estado clínico.

Benefícios da Segurança do Paciente para os pacientes e os médicos

Desse modo, os médicos poderão elaborar diagnósticos, prescrever tratamentos e trabalhar em termos de uma Medicina Preventiva.

Ao mesmo tempo, os pacientes assumem um papel de maior protagonismo ao cuidar com mais atenção e rigor de sua saúde.

A expansão exponencial do uso das tecnologias vestíveis (“wearables“), dos sensores e vários outros equipamentos permitem que o paciente tenha maior autonomia, monitorando e fazendo a coleta das informações online.

Contextualizando, os “wearables” coletam e armazenam os dados do próprio corpo do paciente, possibilitando que o paciente monitore e o médico analise, online, dados sobre o sono, a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Da mesma forma, mas com uma complexidade bem maior, os cuidados nos centros cirúrgicos também foram especialmente reforçados.

Com isso, não apenas os pacientes, como também os profissionais do segmento de Saúde foram beneficiados com a minimização dos erros.

Além do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), outras tecnologias são fundamentais para garantir a segurança do paciente. Um exemplo importante disso é o uso de códigos de barra e QR Codes, com o intuito de gerir a administração de medicamentos de modo correto.

Ainda sobre o PEP, é importante destacar e relembrar sempre que, além de permitir agilidade aos médicos no acesso e na troca das informações clínicas, o sigilo dos dados é imprescindível. É o que asseguram as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Por que Segurança do Paciente?

Segurança do paciente

Somente a partir da década de 1990 é que este tema passou a ser visto como um ponto chave na questão do atendimento prestado pelas instituições de Saúde.

Como resultado, tornou-se uma importante disciplina para aprofundar os relatos, realizar análises e criar protocolos de prevenção contra possíveis erros médicos.

Só para ilustrar: em 1999, a publicação “To err is human”, do Institute of Medicine, estimou que anualmente ocorriam de 44 mil a 98 mil mortes decorrentes de falhas na segurança do paciente.

Até então, não eram muito conhecidas a frequência e a gravidade dos erros médicos, proporcionando consequências desastrosas, como por exemplo sequelas físicas, psicológicas e óbitos.

Com toda a certeza, foi a partir dos impressionantes erros divulgados em vários países que a comunidade médica internacional decidiu enfrentar a questão. Afinal, os dados acerca dos pacientes prejudicados ou mortos eram alarmantes.

A OMS e a segurança do paciente

Segurança do paciente

Diante dos números estarrecedores, a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou o quadro como “uma preocupação endêmica”.

E enfatizou que seu objetivo é diminuir as ameaças a um mínimo aceitável, especialmente no que se refere à infecção e à ocorrência de eventos adversos, assim como oportunizar a segurança das cirurgias, entre outros.

A OMS passou a tratar o problema com a devida preocupação. Por conseguinte, em 2020, determinou o dia 17 de setembro como data especialmente reservada para reforçar a necessidade da adoção de ações de prevenção de eventos adversos nos serviços de saúde.

Naquele ano, o tema foi “Segurança do profissional de Saúde: uma prioridade para a segurança do paciente“. O “slogan” utilizado nas campanhas foi “Profissionais de Saúde seguros, pacientes seguros“.

Em 2023, o Dia Mundial da Segurança do Paciente tem como tema “Engajando o paciente para a segurança do paciente”. O “slogan” para motivar e impulsionar as campanhas em todo o planeta é “Amplifique a voz dos pacientes“.

Desafios da Segurança do Paciente

A instituição alerta que são inúmeros os desafios para se alcançar os objetivos. Todavia, acrescenta que outros também devem ser olhados com atenção.

Dessa maneira, a Organização Mundial da Saúde acredita na importância de concentrar esforços na adoção de estratégias de prevenção, colocando o paciente no centro das atenções, com o propósito de evitar que realize procedimentos desnecessários.

Confira 10 fatos importantes sobre a Segurança do Paciente, conforme a OMS.

Hospitais inteligentes

Uma das grandes apostas para 2023, conforme Luis Arís, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler LATAM, é o investimento em “hospitais inteligentes”.

Ao lado de todo aparato tecnológico, administradores e gestores estão com suas atenções voltadas para a necessidade de que os prédios em melhores condições de saúde podem acelerar o processo de recuperação dos pacientes.

E, também, contribuírem para garantir a qualidade de vida dos profissionais de Saúde.

O ambiente físico das instalações de um hospital precisa estar em conformidade com todo avanço tecnológico e alguns pontos são considerados essenciais para isso.

Assim, é necessário ter permanentemente, por exemplo, um cuidado especial com a limpeza, a temperatura e a qualidade do ar.

Além disso, é preciso olhar com atenção a iluminação e procurar, de alguma forma, proporcionar um contato com a natureza.

Esses são alguns aspectos que ganham relevo diante da necessidade de colaborar para que o paciente melhore seu estado de saúde.

Impacto nas profissões

Desde 2015, o LinkedIn, maior rede social corporativa do planeta,  acompanha as transformações no mercado  de trabalho mundial.

Como resultado da pandemia, constatou uma “grande reorganização” entre os trabalhadores, diante das necessidades criadas com a nova realidade.

De imediato, vieram as expansões exponenciais do trabalho digital, do trabalho via office home.

Adaptação e aprimoramento foram palavras-chave dentre as exigências para os trabalhadores prosseguirem na linha de frente do mercado de trabalho.

Além disso, verificaram-se as preocupações com o burnout, o estresse e a qualidade de vida do trabalhadores. Principalmente, no setor de Saúde     

Se por um lado foram criadas oportunidades de trabalho no período mais crítico da pandemia, de outro verificou-se uma crescente contratação de médicos, enfermeiros, administradores, fisioterapeutas e especialistas de Recursos Humanos.

Estratégias para amenizar os efeitos do burnout

O trabalho em equipe, multidisciplinar, foi acentuado. O setor de Cuidados Paliativos sobressaiu e os psicólogos estiveram na linha de frente.

Agora, além do trabalho junto às vítimas da Covid e de seus familiares e amigos, também passaram a atuar para minimizar os efeitos do burnout entre médicos, enfermeiros e demais envolvidos na guerra diária contra a epidemia nos hospitais e demais unidades do sistema de Saúde. 

Em 2020, o LinkedIn realizou um estudo em que identificou as 15 carreiras mais promissoras e, desse total, 13 eram da Tecnologia da Informação, uma área que está intimamente e cada vez mais ligada ao trabalho realizado nos hospitais, clínicas, consultórios e demais unidades médicas.  Uma tendência que, conforme o estudo, deve prevalecer nos próximos anos.

Assim como se registrou um avanço gigantesco da Telemedicina, duas profissões sobressaem como fruto direto da união Saúde e Tecnologia: cientista de dados e engenheiro de dados.

Ou seja: a LGPD e a segurança dos dados permanecerão na ordem do dia!

Confira também porque a solução ProDoctor Telemedicina foi destacada como “case de sucesso global” da Amazon Web Services (AWS) em seu website.

Segurança do Paciente no Brasil

Durante a pandemia, a área da Saúde foi alavancado em termos de contratações.

Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), dos 15 cursos mais procurados, seis eram do setor de Saúde, com destaque para Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem.

E, segundo levantamento feito pela Catho, no ano passado, “as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480%” em comparação com 2020, liderando o ranking das profissões no período da pandemia.

Já os cargos de enfermeiros nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) proporcionaram um aumento de 820%, enquanto os técnicos de enfermagem cresceram 708%.

É importante destacar que todas essas profissões prometem ter um impulso ainda maior em 2023. Com um detalhe: a grande maioria da procura é feita por mulheres, sendo o setor de Farmácia um grande exemplo disso.

A Catho integra o grupo Seek, líder mundial no setor de tecnologia para recrutamento online. É considerada a empresa mais inovadora da Austrália.

Passo a passo para abrir seu consultório

Está começando agora e não sabe exatamente o que fazer? Baixe nosso material gratuito e confira todas as dicas!

Mais oportunidades

No ano passado, reuniu mais de 24 mil vagas para os profissionais da área da Saúde. Em sua maioria, para trabalhar na Enfermagem. Mas, com vagas para Instrumentador Cirúrgico, Analista de Laboratório e várias especialidades médicas.

Para os  médicos, disponibiliza mais de 4 mil oportunidades, destacando-se Clínico Geral, Médico do Trabalho e Psiquiatra.

Em 2018, o 2º Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil destacou que a prevalência média de eventos adversos é de 7%. E enumerou os principais: infecção do trato urinário, septicemia, pneumonia, infecção de sítio cirúrgico e complicações com acessos e dispositivos vasculares.

Além disso, revelou que, a cada hora, seis mortes foram provocadas por eventos adversos graves. Ou seja, em consequência de falhas e erros assistenciais ou processuais, bem como por infecções e outros fatores. Por fim, destacou que quatro desses óbitos poderiam ter sido evitados.

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Segurança do paciente

As Metas Internacionais de Segurança do Paciente foram criadas com o fim de reduzir o risco de males ligados à saúde. Elas foram desenvolvidas a partir do momento em que se tornou uma exigência clara capaz de solucionar os problemas diários em uma instituição de Saúde.

Além de normatizar determinadas práticas, também garante direitos ao paciente. O primeiro passo para sua criação foi dado no dia 27 de outubro de 2004, em Washington (Estados Unidos), com a World Alliance for Patient Safety (Aliança Mundial para a Segurança do Paciente).

Resumo

O atendimento de qualidade na área da Saúde colocou o foco na necessidade de proporcionar o máximo de segurança aos pacientes. Para alcançar as metas, é preciso redobrar as atenções e investir na prevenção.

Dessa maneira, não só os pacientes terão um atendimento seguro, mas também os médicos e as instituições de Saúde estarão resguardados de eventuais processos na Justiça.

Além disso, o fator segurança é de suma importância para a imagem dos médicos e das instituições onde trabalham.

Ao lado de todos os benefícios proporcionados pela tecnologia, permanece a certeza da necessidade de aprimorar os laços da relação médico-paciente.

O cuidado humano, com seu olhar amigo e o conhecimento científico, permanece essencial.

Você pode se interessar por