Gestão de Clínicas e Consultórios

Como a consultoria médica pode ajudar sua clínica ou consultório?

Como a consultoria médica pode ajudar sua clínica ou consultório?

Já pensou em fazer uma consultoria médica? Abrir e gerenciar uma clínica ou consultório médico pode não ser uma tarefa simples. Muitas vezes, a rotina de atividades administrativas e burocráticas toma muito mais tempo do que o necessário e acaba dificultando o total desenvolvimento do seu negócio.

Para facilitar esse processo, existem diversos produtos e serviços que foram pensados exclusivamente para os profissionais da Saúde. A parte que pode ser complicada é identificar se e qual deles se adequa a sua realidade. É aí que entra a consultoria médica, pois é através dela que você poderá encontrar as melhores ferramentas para seu negócio.

Uma equipe de consultores especializada garante que todas as etapas da gestão de clínicas e consultórios, como faturamento, financeiro e atendimento, tenham serviços e produtos que realmente façam sentido.

Primeiramente, é preciso entender que a consultoria é um processo de várias etapas. Além disso, ela envolve toda a equipe, desde médicos, passando pela secretária, o administrativo e demais funcionários. Só assim será possível fazer um diagnóstico correto e apontar a melhor solução em gestão em Saúde para sua clínica ou consultório médico.

Vantagens da Consultoria Médica

Como a consultoria médica pode ajudar sua clínica ou consultório?

Com a ajuda de um especialista na sua clínica ou consultório médico, fica muito mais fácil entender melhor as demandas. Além de dominar o assunto, ele estará preparado para todos os desafios a serem vencidos para aumentar o desempenho do seu negócio, principalmente através da tecnologia.

Ele conhece as melhores ferramentas de gestão

O profissional que trabalha com consultoria médica para clínicas e consultórios está preparado para todo o tipo de problema ou deficiência na realização de procedimentos em ambientes de Saúde.

Por isso, ele conhece as melhores ferramentas que podem facilitar o trabalho da equipe, como softwares de gestão, que reduzem o tempo gasto não só no atendimento do paciente, como também em setores como o administrativo, faturamento, repasses, estoque e etc. Afinal, passar pela informatização já se tornou uma necessidade.

Você terá a ajuda de um profissional

Primeiramente, é importante ressaltar que a consultoria é feita por um profissional que tem experiência na área. Assim, ele terá mais facilidade em diagnosticar os problemas enfrentados no seu local de trabalho.

Vários podem ser os problemas em ambientes de Saúde: atrasos nas consultas, dificuldades de encontrar informações como prontuários e cadastros, demora ao preencher guias para envio aos convênios, glosas, dentre outros.

Dessa forma, já acostumado a ver estes problemas nas clínicas e consultórios, fica mais fácil escolher a melhor ferramenta em gestão que se encaixa na rotina de trabalho e nas necessidades da equipe.

O consultor terá uma visão externa do seu negócio

Uma das principais vantagens em contratar uma consultoria médica é que o profissional que irá avaliar o seu negócio não faz parte dele. Por isso, sua avaliação em relação aos processos realizados pode ser feita com mais imparcialidade e com outra visão. Assim, pontos que a equipe não consegue enxergar serão diagnosticados pelo especialista e corrigidos pela ferramenta de gestão correta.

Você terá mais segurança nas decisões a serem tomadas

Aplicar mudanças na rotina de trabalho pode gerar muitas dúvidas se esta é a decisão certa a ser tomada. Mas, com a orientação de um consultor, tomar decisões se torna uma tarefa mais fácil, uma vez que todas elas serão feitas com base em dados avaliados por um especialista no assunto. Dessa forma, as chances de acerto são muito maiores.

Por isso, dar um passo para informatizar a clínica ou consultório é essencial. Só assim a equipe poderá investir melhor no tempo gasto. Enquanto o programa cuida dos detalhes, os funcionários terão mais tempo para melhorar a qualidade no atendimento, por exemplo, e outras áreas que precisarem de atenção.

Como a consultoria é feita

Como a consultoria médica pode ajudar sua clínica ou consultório?

  • Triagem: O especialista irá conversar com a equipe e entender melhor como cada procedimento é realizado;
  • Diagnóstico: Com base nas informações coletadas nas conversas iniciais, o especialista vai identificar os erros e problemas que a clínica ou consultório enfrenta. Dessa forma, é possível identificar qual a melhor solução em gestão para a clínica/consultório;
  • Planejamento: É nesta etapa que se começa a definir qual a melhor ferramenta a ser adotada. Serão levados em conta vários fatores, como o número de funcionários, a quantidade de setores que a empresa possui, como as informações serão armazenadas e etc. A partir daí, a equipe passará por um treinamento para que aprenda a utilizar todas as funcionalidades do software;
  • Execução: É a hora de ‘por a mão na massa’. A partir desta etapa, você e sua equipe começarão a utilizar a ferramenta de gestão;
  • Avaliação: Após algum tempo, a equipe poderá avaliar como as mudanças adotadas modificaram a rotina de trabalho e quais foram os resultados dessas mudanças.

Agende uma consultoria gratuita

Como a consultoria médica pode ajudar sua clínica ou consultório?

Problemas na gestão da sua clínica ou consultório? Então está na hora de consultar um especialista de gestão em Saúde! Agende sua consultoria gratuita e sem compromisso com nosso time de especialistas e saiba qual a melhor solução em gestão para o seu negócio!

Clique aqui e agende sua consultoria gratuita

Você pode se interessar por