Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

O que de fato é prescrição digital?

O que de fato é prescrição digital?

O uso de um computador para que o médico faça uma receita com todas as indicações do tratamento traz inúmeros benefícios em uma consulta. A prescrição digital tornou-se indispensável e facilita não apenas o trabalho do profissional, mas também a vida de seus pacientes. Mas, o que de fato é prescrição digital?

Elaboramos este post para ajudá-lo. Aqui, você encontrará, alguns pontos que se destacam como fatores importantes, uma vez que influenciam na relação médico-paciente.


Nesse artigo, você vai encontrar:

  • Agilidade;
  • Precisão;
  • Qualidade na consulta;
  • Referência no atendimento;
  • Economia financeira;
  • Tecnologia a favor.

Praticidade e ganho de tempo com a prescrição digital

Ganhe tempo com a prescrição digital

Uma das grandes reclamações dos pacientes é a demora no atendimento. Assim, é necessário estar atento para questões que podem minimizar a espera. Por exemplo: durante a consulta, a prescrição digital é um aliado importante, pois com ela você poderá elaborar facilmente a receita e imprimir de maneira rápida. Nesse sentido, disponha de modelos variados das receitas mais emitidas, para que possa digitar apenas as informações essenciais obtidas durante a consulta.


Leia também: Prontuário do Paciente – tudo o que você precisa saber sobre a versão digital


Prescrição digital facilita entendimento

E a caligrafia, doutor? Quantas vezes já reclamaram da sua letra, pois nem na farmácia decifraram o que você escreveu? No momento em que você faz a prescrição digital, este problema desaparece, uma vez que a receita impressa não deixará dúvidas não apenas acerca do nome do medicamento, mas também sobre sua dosagem.

Desse modo, a prescrição digital evitará que o paciente não se aborreça com o contratempo na farmácia, assim como não precisará retornar ao consultório para confirmar os dados da receita.

Olhos nos olhos do paciente

Sem dúvida, outra grande queixa dos pacientes é a falta de atenção do médico. Com toda a certeza, a agilidade ganha na prescrição médica contribui bastante para que você possa conduzir bem a consulta. Por conseguinte, poderá ouvir com mais atenção o relato de seus pacientes, olhando em seus olhos. Dessa maneira, demonstrando interesse e atenção, não só estreitará os laços com eles, mas também sedimentando a confiança e reforçando o relacionamento médico-paciente.

Além disso, o paciente, com toda a certeza, estará muito mais disposto a seguir corretamente a prescrição, colaborando desse modo para a eficácia do tratamento.

Satisfação e referências

Como resultado dessa sequência de ações, o paciente deixará a consulta satisfeito. Sentirá que não só foi bem recebido, como também recebeu um atendimento qualificado. Ao se sentir valorizado, é provável que seja um importante propagador de seu trabalho.

Em outras palavras: seu consultório/clínica ganhará em termos de referência, uma vez que o efeito multiplicador é imediato. Ou seja, o paciente tem motivos de sobra para elogiar o atendimento, sem reclamar da demora e destacando o grande benefício da prescrição digital.

Prescrição digital ajuda a reduzir custos

Por fim, a prescrição digital também é importante em termos de economia financeira, pois o médico pode usar um papel no formato A4 comum. Geralmente, o software pode ser programado para imprimir no receituário o nome do médico, com o seu respectivo número do CRM, a logomarca, o telefone e o endereço da clínica/consultório.

Dessa maneira, poupa o custo de ter que contratar os serviços de uma gráfica, a fim de confeccionar os blocos de receituários.

AUMENTE A PRODUTIVIDADE DO SEU CONSULTÓRIO

Adquirir um bom software de gestão para sua clínica ou consultório pode melhorar o desempenho do atendimento e dos procedimentos realizados no seu local de trabalho. 

Benefícios da tecnologia

Não há como negar, uma vez que é cada vez maior a utilização da tecnologia pelos médicos. Conforme revelou, por exemplo, uma recente pesquisa realizada internamente pela Associação Paulista de Medicina (APM): 82,65% dos médicos do estado de São Paulo utilizam algum tipo de tecnologia para otimizar suas consultas.


Leia mais: Como a saúde e a tecnologia convivem?


Conclusão

E agora, você já sabe o que é de fato prescrição digital? Acreditamos que, com este post, sim! Com a prescrição digital, conforme destacamos, seu consultório/clínica ganha em praticidade, agilidade e economia. Além disso, por certo terá uma propaganda gratuita através da voz de seus pacientes, satisfeitos com o atendimento.

Você pode se interessar por