Tendências da Saúde em 2022 - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

TENDÊNCIAS DA SAÚDE EM 2022

tendências da saúde 2022

As tendências da Saúde em 2022 colocarão em primeiro plano as tecnologias emergentes. Assim, cada vez mais falaremos e ouviremos falar, por exemplo, de Inteligência Artificial (AI), Telemedicina, Robótica e Big Data. Mais do que nunca, a tecnologia continuará sendo um importante braço de apoio para que os desafios na Medicina sejam vencidos.

E cada vez mais os profissionais da Medicina e da área da Saúde estarão conectados. Além disso, alinhar-se com o que de melhor o Marketing pode proporcionar é uma grande tendência para a qual clínicas, consultórios, policlínicas e hospitais devem estar atentos.

Em nosso Blog, acompanharemos a evolução das tendências da Saúde em 2022. Neste post, a ProDoctor enumera alguns destes atores principais que estarão em cena. Enquanto isso, de outro lado, a Ciência continuará sua luta em busca de vacinas ainda mais eficazes para fazer frente às ameaças da Covid-19.

Confira nossos temas a seguir:

  • Médicos digitais acompanham tendências da Saúde
  • Telemedicina e as tendências da Saúde em 2022
  • Teleconsultas e exames
  • Inteligência Artificial encabeça tendências da Saúde
  • Robótica e as tendências da Saúde em 2022
  • Prescrição e receitas digitais seguem tendências em 2022
  • Impressão 3D, grande tendência da Saúde em 2022
  • LGPD e Prontuários Eletrônicos do Paciente
  • Marketing
  • Relação Médico-Paciente

Médicos digitais acompanham tendências da Saúde

Os impactos dos avanços proporcionados pela tecnologia são inevitáveis em todos os setores da sociedade. Na área da Saúde, não apenas obrigam os profissionais a se conectarem, como também os impulsionam a se tornarem cada vez mais digitais. Os smartphones são aliados inseparáveis, o que os aproxima mais dos pacientes via aplicativos diversos.

Com toda a certeza, o arsenal disponibilizado diariamente e em velocidade exponencial não significa uma ameaça para substituir os profissionais da área. Pelo contrário, a tecnologia é um forte braço de apoio diário para não só contribuir com o trabalho diário, mas também aprofundar a relação médico-paciente. Só para ilustrar: está em curso o desenvolvimento extraordinário da Telemedicina, conforme veremos a seguir e no final.

Telemedicina e as tendências da Saúde em 2022

Com toda a certeza, 2022 registrará um crescimento ainda maior da utilização da Telemedicina. Ao vencer temores, preconceitos e desafios, essa modalidade de atendimento tende a se consolidar de maneira definitiva. Segundo dados revelados pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, divulgados pelo portal Medicina S/A, desde que a Lei 13.989/2020 foi sancionada no Brasil, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados através da Telemedicina, por mais de 52,2 mil médicos entre 2020 e 2021.

Desse modo, o alto índice de solução dos atendimentos de 91% comprovou o sucesso da nova dinâmica do sistema de Saúde. Sem dúvida, uma revolução sem volta, uma vez que verificou-se que a grande maioria das instituições de Saúde passaram a oferecer atendimento através da Telemedicina. Não só de maneira integral, bem como por meio de parte dos médicos em suas diversas especialidades.

Aliás, a tendência de uma segmentação ainda maior é esperada em 2022.

Teleconsultas e exames

Desde a assinatura da lei que autorizou a prática da Telemedicina, enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), as teleconsultas e os exames se tornaram uma das mais conhecidas formas do trabalho via Telemedicina.

Autorizadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as teleconsultas se transformaram na alternativa mais segura para os pacientes após a implantação das medidas de distanciamento social. Uma das soluções necessárias e imediatas era reduzir ao máximo o trânsito de pacientes procurando atendimento em hospitais, clínicas, consultórios e policlínicas, potenciais locais sujeitos à contaminação.

Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), 90% dos pacientes resolveram seus problemas de saúde através da teleconsulta. Além disso, entre abril de 2020 e março passado foram realizadas mais de 2,5 milhões de teleconsultas.

Nesse sentido, os aplicativos vestíveis (wearables) tendem a ser cada vez mais utilizados para exames e diagnósticos dos mais variados tipos de exames. Os aplicativos para smartphones permitirão realizar exames sem que o paciente saia de casa. E com a proximidade do profissional de Saúde, seja ele, por exemplo, um oftalmologista ou um fisioterapeuta.

Inteligência Artificial encabeça tendências da Saúde

Sem dúvida, a Inteligência Artificial (Artificial Intelligence – AI) é uma das principais tendências da Saúde em 2022. Segundo informações do CFM, dois a cada três médicos brasileiros consideram a Telemedicina um “método seguro e eficaz para o atendimento de pacientes”, especialmente após a pandemia da Covid-19. Metade da classe médica aderiu ao sistema, com cerca de 90% revelando disposição para continuar trabalhando nesse sistema.

Com presença marcante na rotina de hospitais em todo o mundo, a Inteligência Artificial proporciona inúmeros benefícios. Só para ilustrar: triagem mais ágil e eficiente, softwares inteligentes, rápidos e integrativos, além de permitir diagnósticos mais assertivos.

Na realização de exames de imagem, diversos equipamentos com programações simulam as capacidades humanas. Dessa maneira, a AI tem uma importância de destaque para que o paciente receba o diagnóstico mais assertivo.

Outra tendência de crescimento é a utilização de chatbots, que automatizam tarefas repetitivas e que, como resultado, otimizam os processos. Além disso, outro bom exemplo da aplicação de IA na Medicina é a utilização de algoritmos na detecção de indícios de Covid-19 em Raios-X e Tomografias.

Para se ter uma noção da importância da Inteligência Artificial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) editou o guia Ethics & Governance of Artificial Intelligence for Health, especialmente destinado a abordar questões éticas, leis, tecnologia digital e direitos humanos, após deliberações com ministros da Saúde de vários países.

Robótica e as tendências da Saúde em 2022

Outra grande vedete da parafernália tecnológica que auxilia a Medicina é a robótica. Embora esteja sendo utilizada em larga escala e há algum tempo nos principais centros médicos do planeta, a robótica ainda engatinha no Brasil. Mas, é uma realidade, pelo menos, em alguns hospitais de ponta em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Conforme noticiou o portal Canaltech, em 2020 foram realizadas mais de 14 mil cirurgias com o auxílio de robôs, número considerado ainda pequeno diante do total de operações feitas por brasileiros. Contudo, já naquele ano foi detectada sua importância e a expectativa de crescimento no setor. É uma grande tendência da Saúde em 2022, tendo como principais especialidades a Ginecologia e a Urologia.

Prescrição e receitas digitais seguem tendências em 2022

A prescrição digital ganhou impulso a partir de 2020, como consequência da pandemia. Desde então, tornou-se indispensável, agilizando os procedimentos e facilitando o trabalho não só do médico, bem como dos pacientes. Com toda a certeza, consultórios e clínicas ganharam em praticidade, agilidade e economia.

Enviadas através de e-mail, WhatsApp ou SMS, as receitas podem ser digitalizadas ou eletrônicas, com a assinatura do profissional. Sua utilização está na linha de frente das tendências da Saúde em 2022. Através do receituário digital, o médico envia para seus pacientes toda a prescrição, podendo acompanhar à distância a evolução do tratamento. Dessa maneira, se acaso houver necessidade, é fácil alterar a medicação.

Além disso, é importante destacar que os pacientes com medicação contínua podem receber a receita sem o transtorno de sair de casa, enfrentar possíveis engarrafamentos e filas em farmácias e drogarias.

Conforme pesquisas realizadas ao longo desse período, o sistema eletrônico que passou a vigorar atende e satisfaz tanto os pacientes quanto as farmácias e drogarias. Como resultado, os altos índices de aprovação deixam entrever seu crescimento. 

tendências da saúde

Impressão 3D, grande tendência da Saúde em 2022

Com inúmeras aplicações na Medicina, a impressão 3D promete ter um crescimento exponencial em 2022. Hoje, as mais comuns são a fabricação de órgãos para transplantes e a produção de próteses. Todavia, os avanços, cada vez maiores, envolvem impressões para próteses, tecidos, órgãos humanos e medicamentos.

Multiplicam-se, mundo afora, os exemplos de casos altamente complexos e que foram resolvidos com o auxílio de moldes. Com estes, os médicos puderam ampliar seu conhecimento, realizando estudos e ensaios acerca de cirurgias e intervenções.

Os pacientes que necessitarem de transplantes poderão receber órgãos construídos especialmente para eles, com a conjugação perfeita dos seus dados e a impressoras 3D. Além da substituição de várias partes do corpo, os órgãos e as próteses artificiais também tendem a melhorar ainda mais as funções e até mesmo combater doenças. Outro detalhe importante é a redução nos riscos, com o paciente apresentando uma recuperação mais rápida e segura.

A fantástica criação de um exoesqueleto, em 2020, foi o prenúncio de uma nova era. Vale a pena rever como foi possível um tetraplégico mover seus braços e pernas.

Por fim, as impressoras 3D também possibilitam uma redução substancial no alto custo das próteses. Assim, permitem que as peças produzidas sejam totalmente customizadas, atendendo às necessidades individuais dos pacientes.

LGPD e Prontuários Eletrônicos do Paciente

Sem dúvida, dentre as tendências da Saúde em 2022, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deverá contar com a plena adequação das empresas não só do setor de Saúde, mas também de todos os demais segmentos da sociedade.

Promulgada pelo Governo Federal, está em vigor desde 27 de agosto passado, sendo regida pela Lei nº 13.709/2018. Os impactos na economia do Brasil deverão ser sentidos a partir do momento em que se concretizarem as sanções, com pesadas multas, para as empresas que não estiverem em conformidade com a LGPD.

A palavra chave na LGPD é transparência das operações. Em outras palavras: as empresas, de Saúde ou de qualquer outro setor do mercado, somente poderão coletar dados pessoais dos usuários se eles consentirem. Com o regulamento, os usuários entenderão porque precisam fornecer certas informações pessoais, como serão usadas e quem terá acesso, dando a cada um o direito ao controle e proteção das mesmas.

No setor de Saúde, antes de mais nada, é preciso ficar claro que os dados que constarão em um Prontuário Eletrônico do Paciente pertencem ao paciente. Assim, cabe à empresa de Saúde resguardar o sigilo e a segurança de todas as informações. Ou seja, desde o nome, endereço e demais dados pessoais do paciente, até o conteúdo de consultas e receitas.

É importante destacar que as violações que resultam em vazamento de dados provocam danos irreparáveis à imagem e à reputação das empresas. Além disso, podem gerar gastos incalculáveis com equipes de Tecnologia da Informação (TI) e bancas de advogados.

As empresas que descumprirem a LGPD estarão sujeitas a uma multa equivalente a até 2% da receita da empresa, com um limite máximo de 50 milhões de reais por uma infração.

Confira como a ProDoctor garante a segurança de seus dados.

Dentre as tendências da Saúde em 2022, com relação aos prontuários, espera-se um crescimento do uso de Inteligência Artificial para análise de Big Data.

Marketing

O Marketing tende a ser uma peça com relevância cada vez maior nas empresas de Saúde. Para isso, as ferramentas disponibilizadas pela tecnologia são essenciais, a fim de que o paciente possa, por exemplo conseguir informações e sanar dúvidas a qualquer hora do dia. Mais: com agilidade e de forma personalizada. Como? Através do uso de chatbots, com a inestimável colaboração da Inteligência Artificial, sobre a qual escrevemos lá no início do post. A automatização de tarefas repetitivas trabalhando para proporcionar um relacionamento eficaz com o paciente/cliente.

Mais comuns no dia a dia, ganharão ainda mais evidência os vídeos e os podcasts. A questão é quais os formatos e conteúdos ideais deverão ser desenvolvidos com o objetivo de alcançar maiores usuários. Tudo dependerá das estratégias a serem desencadeadas com o intuito de atingir as metas, uma vez que recursos tecnológicos não faltarão.

Antes de caminharmos para nosso último tópico, é preciso lembrar que vários portais na internet abrem espaço para que os pacientes possam fazer sua avaliação não apenas do medico que prestou o atendimento, como também de consultórios, clínicas, policlínicas, hospitais e demais instituições de Saúde. Nesse sentido, por que não incentivar o paciente a fazer tal avaliação?

Relação Médico-Paciente

Finalizando nossas tendências da Saúde em 2022, abordamos a importância do relacionamento médico-paciente. Que, mesmo com o distanciamento físico provocado pela Covid-19, ganhou nova dimensão através da Telemedicina.

Desse modo, a tecnologia, ao lado da Medicina, tem proporcionado experiências acolhedoras no melhor sentido do Humanismo. O paciente sente a presença do médico, ainda que não estejam fisicamente em um consultório. Portanto, mais um ponto para a Telemedicina!

Acima da fronteira geográfica está o sentimento do paciente de que o médico se preocupa com ele, através de uma comunicação rápida, eficaz e humana. Sua confiança será a mesma, o que o levará a aderir ao tratamento e colaborar para sua própria recuperação. Ponto para o médico, que poderá chegar de maneira rápida e concisa ao melhor diagnóstico para formular a prescrição e iniciar o tratamento.

A relação médico-paciente, cujo contato era fortalecido através dos smartphones, internet, WhatsApp e e-mail, ganhou com a Telemedicina um novo impulso.

Aguardemos 2022. Saúde e Paz para vocês!

Você pode se interessar por