Dashboard: uma peça-chave para o sucesso | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Dashboard: Uma ferramenta chave para a gestão de clínicas médicas

Os dashboards gerenciais são de grande importância para a gestão de qualquer empresa. A junção  de vários  dados, normalmente distribuídos em inúmeros relatórios  em um único painel gráfico, permite aos gestores ter uma visão global e imediata das informações  consolidadas  da sua clínica, podendo assim, analisar os dados de maneira assertiva e objetiva.

Com os dashboards, os dados disponíveis são organizados e dispostos de maneira a apresentar as informações mais  importantes da sua clínica, de acordo com o que a gestão entende como essencial em diferentes parâmetros: na gestão financeira e no faturamento, por exemplo. Dessa maneira, os gestores na qualidade dos dados analisados e em tempo, bem como o restante da equipe, conseguem otimizar seu tempo consideravelmente. Assim, os gestores têm melhores condições para desenvolver estratégias de ação e tomar decisões com maior segurança.

Em um único dashboard, por exemplo, o responsável pela gestão da clínica médica tem a visão da saúde financeira da clínica, seja de maneira mensal, trimestral ou mesmo anual. Ele pode ver  receita e despesa e escolher a visão conforme seu objetivo.


Talvez você se interesse por:
Melhores técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas
Como evitar erros no repasse médico?


Análise imediata com os dashboards

Em sua clínica, você tem inúmeros relatórios com informações detalhadas de cada setor. Esses relatórios são parte fundamental para um acompanhamento minucioso do desempenho do seu negócio. Mas, por serem completos e detalhados, não são a ferramenta ideal para gestores, e sim para especialistas de cada setor. Os dashboards, por outro lado, fornecem uma visão de forma consolidada, capaz de possibilitar  uma análise imediata e a nível gerencial.

Imagine ter que gerir tudo isso com controles paralelos, que não conversam entre si, não geram informações assertivas para a gestão e que ainda te fazem perder muito tempo para fazer o que você poderia realizar em poucos cliques. Terrível, não é? Por isso, um bom sistema de gestão pode fazer toda a diferença para uma clínica médica com tantas necessidades.

Com toda a certeza, você gostaria de ter em mãos esta possibilidade, correto? Pensando nisso, a ProDoctor criou, além dos relatórios, os dashboards gerenciais, que podem ser customizados conforme a necessidade de cada cliente. O ProDoctor Corp disponibiliza esse serviço desde setembro de 2021, permitindo a exportação dos dados para a criação dos dashboards que o cliente necessita. Ao desenvolver essa funcionalidade, a empresa tem como objetivo apresentar um serviço que pode e deve agregar muito valor na gestão da clínica.

Os clientes que já usam a ferramenta relatam efeitos notórios e positivos na adição dos dashboards. Como uma gestão mais eficaz, a precisão das informações, otimização de tempo e a maximização dos resultados.

É o que Sabrina Portilho, diretora financeira do Centro Médico Gastrocenter, cliente ProDoctor há mais de 17 anos, percebeu. Sua experiência com o Dashboard do ProDoctor Corp potencializou  suas análises e permitiu um entendimento aprofundado da realidade da clínica.

Histórias como a da Gastrocenter são exemplos de pensamento evolutivo e de preocupação em gerenciar da melhor forma as atividades desenvolvidas na clínica. Buscar ferramentas que facilitam a gestão cria ambientes mais seguros para a correta tomada de decisão. Segurança e estabilidade são os pilares para qualquer solução que se preocupe com a produtividade e a eficiência.

Estilo ProDoctor

Com os dashboards, a ProDoctor atende uma demanda antiga dos clientes. Como a Gastrocenter, que encontrou na solução ProDoctor Corp, uma forma segura e assertiva de gerir sua clínica.

Todavia, a ProDoctor, há cerca de 30 anos com reconhecida presença na área da Saúde, com seu estilo, vai além. Agora, existe a vantagem de poder customizar cada dashboard conforme a necessidade.

Durante a implantação do software, a Equipe de Consultoria e Implantação da ProDoctor identifica quais são as necessidades do cliente para gerir sua clínica. Depois que o cliente explica seus objetivos e suas motivações, a empresa realiza as implementações a partir das exportações dos dados existentes no ProDoctor utilizado na clínica/consultório.

É importante destacar que, quando detectado algo fora da curva e que necessita mais detalhamento,  deve-se, sim, recorrer aos relatórios detalhados. As duas ferramentas devem coexistir para que a gestão seja de fato eficiente. 

ProDoctor Corp

Para uma gestão eficiente, não basta simplesmente ter um sistema. É necessário que ele funcione sempre que você precisa, te entregando a estabilidade necessária para não impactar na produtividade de todos. É preciso também que as funcionalidades sejam robustas, completas e desenhadas estrategicamente para o seu negócio, sem que você precise recorrer a sistemas complementares. Ter tudo em um único lugar vale muito, principalmente quando ter tudo significa ter tudo de mais inovador, seguro e estável.  

O  ProDoctor Corp tem este diferencial. Ele é focado em médias e grandes clínicas médicas, atendendo ao perfil corporativo, um mercado que tem muitas especificidades. Como não é um sistema hospitalar, o ProDoctor Corp não entrega funcionalidades que não cabem na realidade de uma clínica. Ao mesmo tempo, vai muito além de um software de consultório, atendendo necessidades complexas que uma clínica exige, com faturamento e financeiro avançados, ferramentas gerenciais, além de funcionalidades básicas, como prontuário, agenda e prescrição eletrônica.

Disponibilizamos diversas funcionalidades que englobam todas as informações que são inseridas no sistema. Desde lançamentos de consultas até controle de estoque. Não basta ter as informações cadastradas, é preciso que as enxergue de forma clara e organizada, para enfim atuar na gestão de forma coesa e segura. 

Conheça os Dashboards na prática!

Através de um software de gestão de qualidade, as clínicas alcançam o máximo  desempenho, explorando todo o seu potencial para o crescimento. 

Grandes empresas precisam de resultados positivos. E, muitas vezes, gerenciar uma clínica de grande porte demanda muito tempo e trabalho, nem sempre de forma otimizada. Por isso, ter um sistema que trabalhe a seu favor, com funcionalidades que atendam à sua necessidade e funcione sempre que você precisa, faz toda a diferença para que seu time não perca tempo e todos foquem seus esforços no que realmente importa.

Faça como o Centro Médico Gastrocenter e otimize seus processos com o ProDoctor Corp.

Transforme sua gestão e olhe para o futuro!

Você pode se interessar por