Destaque Tecnologia na Medicina

Novo ProDoctor Telemedicina – você nunca viu a Telemedicina tão simples assim

vantagens da telemedicina

Atender uma demanda cada vez maior de soluções que aproximem a tecnologia do dia a dia médico e dos profissionais da Saúde. Foi isso o que inspirou a ProDoctor a desenvolver uma solução diferente para a Telemedicina no Brasil.

Mais do que reciclar serviços já existentes no mercado, como o Google Meeting e o Zoom, por exemplo, a ProDoctor queria desenvolver uma plataforma que realmente fizesse a diferença e fosse pensada para se integrar facilmente à rotina dos seus usuários.


Leia também:
LGPD para Médicos


O ProDoctor Telemedicina surge unificado aos softwares médicos, garantindo que não seja preciso integrar seu prontuário ou agenda a nenhuma outra plataforma.

Isso garante que os dados de seus pacientes permaneçam em ambiente seguro, dentro dos bancos de dados do próprio médico ou clínica.

Outro ponto de destaque que o ProDoctor Telemedicina traz para o mercado é a facilidade de utilização. O Usuário ProDoctor não precisa instalar nenhum programa extra e pode preencher o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) ou fazer uma solicitação de exames sem precisar trocar de tela.

Conhecer mais sobre os benefícios da Telemedicina e como adotá-la pode colocar de vez sua clínica ou consultório em posição de destaque no mercado.

Confira tudo o que você precisa saber.

O que é Telemedicina?

Telemedicina sem erro

Definida como uma modalidade usada para atendimento pré-clínico, a Telemedicina está em alta no mercado desde o início da pandemia da Covid-19 (Coronavirus Disease 2019), que se intensificou nos primeiros meses de 2020.

A Telemedicina pode abranger suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como na saúde suplementar e privada. Ela facilita o atendimento médico à distância, permitindo a comunicação direta entre médicos e pacientes. O uso de tecnologias da informação e comunicação garantem a integridade, a segurança e o sigilo de informações.

Como funciona a Telemedicina no Brasil?

No Brasil, a Telemedicina foi autorizada em caráter excepcional pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde (MinS), conforme a Portaria nº467 enquanto durar a pandemia do Covid-19, e já está em uso por clínicas, consultórios e médicos em todo o País.

Atenção: No dia 15 de abril de 2020 foi publicado no Diário Oficial da União, a Lei nº 13.989/20, que aborda a Telemedicina. A sanção presidencial ocorreu com veto parcial. Os artigos vetados foram o parágrafo único do artigo 2º e o artigo 6º.

O parágrafo único do artigo 2º foi vetado, já que após o fim da pandemia, esta matéria será regulada em termos gerais em lei.

Ou seja, a regulamentação será feita por projeto de lei.

Já o artigo 6º foi vetado, pois garantia equivalência entre as receitas digitalizadas e aquelas assinadas digitalmente. Isso poderia colocar em risco a saúde da população, visto que as receitas digitalizadas podem ser facilmente fraudadas. Dessa forma, ficam valendo apenas aquelas assinadas digitalmente.

O Conselho Federal de Medicina reconheceu a possibilidade de uso da teleorientação e o encaminhamento dos pacientes em isolamento, o telemonitoramento e a teleinterconsulta. Dessa maneira, possibilita a troca de informações entre médicos para o auxílio diagnóstico ou terapêutico.

O que é  teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta

vantagens da telemedicina

Segundo o Ministério da Saúde e o CFM, existem três práticas permitidas neste momento.

  • Teleorientação
  • Telemonitoramento
  • Teleinterconsulta

Entenda o que é cada uma delas.

Teleorientação

Para que profissionais da Medicina realizem à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento.

Telemonitoramento

É definido como telemonitoramento o atendimento realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença.

Teleinterconsulta

A teleinterconsulta diz respeito exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Por que deve-se adotar a Telemedicina?

vantagens da telemedicina

O mercado da Saúde se viu diante da maior pandemia do século, ao mesmo tempo em que precisou rapidamente desenvolver mecanismos que conectassem médicos e pacientes, dentro de um contexto de distanciamento social. 

É importante notar que a Telemedicina é uma alternativa mais segura. Ela garante que os pacientes não abandonem tratamentos médicos e/ou procurem por ajuda médica devido ao medo de comparecer presencialmente a um consultório ou clínica médica. 

Em 2020, 64% dos brasileiros declararam que adiaram e/ou cancelaram serviços de saúde. De acordo com pesquisa realizada em 2021 pela Johnson & Johnson, a Telemedicina apresenta benefícios para os pacientes como:

  • Não ter de sentar em uma sala de espera com outras pessoas que podem estar doentes, com 49% das respostas;
  • Evitar o deslocamento para o local da consulta, com 42%;
  • Garantia que a consulta se inicia pontualmente, para 29% dos entrevistados.

Assim, estar em dia com a tecnologia pode ser muito benéfico para clínicas e consultórios, além de garantir conforto e comodidade para todos os pacientes.

Qual a melhor plataforma de Telemedicina?

medicina no mundo

Escolher a melhor plataforma de Telemedicina do mercado é fundamental na hora de garantir que a inovação tecnológica realmente atenda as demandas do dia a dia e possa facilitar a rotina de médicos e pacientes.

Para que isso aconteça, é importante verificar se a solução escolhida segue os preceitos legais, se os dados (seus e de seus pacientes) estão seguros e se a utilização é simples e fácil de entender.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é como a plataforma se relaciona com os pacientes. Nem todos são familiarizados com o mundo digital, então, o ideal é optar por soluções que não exigem a instalação de programas ou aplicativos e que sejam intuitivas, tanto para pacientes quanto para médicos.

Com isso em mente, fica fácil entender que a melhor solução do mercado é o ProDoctor Telemedicina. 

Quais os diferenciais do ProDoctor Telemedicina?

vantagens da telemedicina

O ProDoctor Telemedicina vai além da integração. É uma solução verdadeiramente unificada. 

A única plataforma que oferece tudo em um só lugar, com segurança e facilidade. Com o ProDoctor Telemedicina, você se sente mais próximo do seu paciente e com todas as informações em mãos. Simples assim, em uma única tela e em poucos cliques.

Não há nada igual no mercado brasileiro atualmente.

Seus principais diferenciais são:

  • Solução unificada: Sem a necessidade de compartilhar as informações do paciente com soluções terceirizadas, o ProDoctor Telemedicina é uma solução própria do software. Isso significa que não é preciso sair do seu ProDoctor para realizar a teleconsulta, nem para acessar o Prontuário Eletrônico do Paciente, ou então para emitir receitas, laudos, atestados e etc.
  • Segurança: Por ser uma solução desenvolvida pela ProDoctor, os dados da sua clínica/consultório e de seus pacientes são tratados com a máxima segurança de sempre. Nenhuma informação é compartilhada com terceiros ou divulgada para empresas parceiras.
  • Fácil de usar: Sistema intuitivo que não exige a instalação de nenhum outro programa. 
  • Preço acessível: Preço acessível para cada teleconsulta, que só é cobrada caso realizada. A ProDoctor disponibiliza ainda extratos de uso do serviço, o que significa mais transparência e controle para sua clínica ou consultório.
  • Suporte especializado: Nosso time de suporte é especializado em Telemedicina e está à disposição para tirar todas as dúvidas dos usuários.

Não perca tempo e comece a utilizar a melhor plataforma de Telemedicina do mercado.

Como contratar o ProDoctor Telemedicina

fidelizar pacientes

Contratar o ProDoctor Telemedicina é fácil e basta identificar o seu perfil

Usuários ProDoctor 

Se você já é usuário ProDoctor, basta entrar em contato conosco! Você solicita a telemedicina e nós habilitamos a funcionalidade em até três dias úteis.

Feito isso, entramos em contato para lhe ensinar como usar a nova ferramenta!

Não usuários ProDoctor

Ainda não é usuário ProDoctor? Confira nosso site e encontre a solução ideal para você ou clique aqui e converse com nosso time de vendas.

Nós vamos lhe ajudar a ter a melhor solução em gestão de clínicas e consultórios!

Você pode se interessar por