Sem categoria

Um ano de quarentena na ProDoctor

um ano de quarentena

Um ano de quarentena. Assim que o Brasil confirmou oficialmente o primeiro caso de Coronavírus, foi ligado o sinal de alerta na ProDoctor Software. Ao longo desse período, a pandemia do SARS-CoV-2 provocou transformações profundas não apenas nas pessoas e na sociedade brasileira, mas em todo o planeta.

Empresas em todo o mundo começaram a estudar estratégias para continuar seu trabalho, ao mesmo tempo em que adotavam protocolos de segurança conforme suas estruturas. Com o intuito de resguardar a saúde de seus colaboradores e clientes, entrou em cena o home office.

Na ProDoctor Software não foi diferente. Assim que a nova realidade se instalou, a empresa se adequou, com todos os funcionários desempenhando suas funções em suas respectivas casas. Decorrido um ano de quarentena, o trabalho da ProDoctor Software não apenas continuou sem sofrer interrupção, como também apresentou grandes novidades para seus clientes.

A seguir, confira como foi iniciado e se desenvolveu o processo para vencer um ano de quarentena.


Um ano de quarentena. Como começou?

um ano de coronavírus

Depois que enfrentou uma série de críticas, no dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19. Ao mesmo tempo, os números atestavam: 118 mil casos em 114 países, com 4.291 mortes. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante a coletiva de imprensa.

No Brasil, a primeira vítima fatal da Covid-19 foi reconhecida no dia 17 de março, em São Paulo: um senhor de 62 anos. Então, a gravidade da situação foi entendida e a grande questão envolvendo os meios de produção e a classe empresarial passou a ser como enfrentar a necessidade do isolamento social, mantendo os negócios e assegurando o emprego de seus funcionários.

Planos e trabalho

o coronavirus e a relacao medico paciente

Antes de mais nada, a ProDoctor criou uma equipe multidisciplinar, reunida no Comitê de Avaliação dos Impactos da Pandemia. Como resultado, foram definidas e estabelecidas ações para enfrentar as dificuldades e colocar em curso uma estratégia segura e capaz de proporcionar aos profissionais tranquilidade para desempenhar suas funções.

Primeiramente, o Comitê de Avaliação dos Impactos da Pandemia criou um Plano de Contingenciamento, com o intuito de resguardar clientes e colaboradores. Assim, toda a equipe ProDoctor mergulhou em um trabalho que, em tempo ágil, estabeleceu condições ideais para que toda a estrutura da empresa fosse transferida para o trabalho remoto.

Isso, de tal forma que não provocasse transtornos na rotina dos usuários das soluções ProDoctor. Não só na nuvem, bem como em servidor local.

Além disso, foi realizada uma ampla campanha informativa junto aos funcionários, contendo dicas e procedimentos para evitar a circulação do vírus tanto no ambiente de trabalho, quanto em casa e com a família. Desse modo, todos receberam uma grande carga informativa, pontuada pela correção e pela confiabilidade.

Informações corretas

Nesse um ano de quarentena, a ProDoctor sempre acreditou que a informação correta é a melhor forma de combater o coronavírus e a COVID-19. Dessa maneira, foi criado um site com as principais informações acerca da enfermidade. Tudo de uma forma simples e atrativa.

Home office: um ano de quarentena e de trabalho

cuidados paliativos em tempos de coronavírus

A gravidade do quadro de saúde mundial, com os casos de contaminação crescendo assustadoramente no Brasil, levou a ProDoctor a adotar o home office, algo já previsto no plano de contingenciamento. Assim, a mudança para a nova forma de atendimento foi realizada de maneira tranquila.

Como resultado, todo o trabalho desenvolvido na sede física da empresa, desde o suporte até a equipe de vendas, permaneceu funcionando normalmente. Portanto, sem atropelos e evitando qualquer tipo de necessidade de adaptação por parte dos clientes.

Além disso, todos os canais de atendimento continuaram os mesmos, inclusive os de telefone. Mesmo com o trabalho remoto, com cada colaborador desempenhando as funções em sua respectiva residência, nada alterou o padrão de qualidade na oferta dos serviços.

Assim, a ProDoctor permanece, um ano depois, se dedicando 100% à excelência.

Telemedicina: Como aderir?

telemedicina

Além da preocupação constante em estar ao lado e apoiar seus clientes, a ProDoctor continua desenvolvendo ações para influenciar positivamente na rotina de todos os profissionais da Saúde.

É importante relembrar que antes da pandemia, a Telemedicina já era utilizada para chegar a lugares remotos. Todavia, sua utilização foi regulamentada em março de 2020, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério da Saúde (MinS) deram sua autorização através da Portaria nº467, a fim de assegurar remotamente o atendimento médico à população em geral.

A Telemedicina é uma modalidade usada para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como na Saúde suplementar e privada.

O atendimento médico a distância pode ser feito diretamente entre médicos e pacientes, através de Tecnologias da Informação e Comunicação que garantem a integridade, segurança e o sigilo de informações.

Assinatura Digital

Sem dúvida, a Assinatura Digital não é novidade. Contudo, com a regulamentação e a expansão da Telemedicina, que passou a contar com softwares que a disponibilizam, tornou-se uma necessidade. Então, a preocupação passou a ser a criação de mecanismos de segurança, a fim de que não só o médico, como também o paciente possam ter mais confiança nos atendimentos remotos.

O atendimento não presencial inclui receitas e atestados médicos e exige um cuidado especial. Todos os documentos precisam ter a Assinatura Digital, através de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), tudo para a identificação do profissional médico e do conteúdo dos respectivos registros.

Assim, a Assinatura Digital ganhou maior destaque. Por isso, a ProDoctor Software elaborou um passo a passo para que você aprenda como fazê-la.

Treinamento gratuito

um ano de quarentena

Com a consciência da gravidade daquele momento, a ProDoctor pensou em como ajudar seus usuários a estar em dia e utilizar todos os recursos disponibilizados por suas soluções. Por isso, nossos treinamentos foram oferecidos gratuitamente até agosto de 2020.

Materiais educativos

Além disso, foram disponibilizadas inúmeras alternativas para que os médicos utilizem o período de quarentena para se desenvolver. Confira os materiais educativos criados pela equipe ProDoctor.

Todos são gratuitos e proporcionam a oportunidade não só de aprofundar seus conhecimentos sobre gestão e tecnologia, mas também encontrar e-books voltados para o entretenimento.

Desenvolvimento de novas soluções

especialidades médicas do futuro

A ProDoctor não para. Durante todo esse período, a equipe de Desenvolvimento tem trabalhado com afinco, com o propósito de encontrar novidades e criar funcionalidades realmente capazes de fazer a diferença nas clínicas e consultórios.

Só para exemplificar: o novo ProDoctor Cloud, software de gestão médico na nuvem que estreita os laços entre os profissionais da Saúde e a tecnologia.

Ele traz consigo a garantia do desenvolvimento contínuo, pois temos uma equipe com foco total nas novidades da tecnologia, no Brasil e no Mundo.

Por fim, contamos com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), assinado digitalmente, assinatura de impressos, com QR Code, faturamento básico com a guia “Outras Despesas” disponível, confirmação de consultas com WhatsApp e muito mais.

Resumo

Nossa resposta às dificuldades impostas pela pandemia está no trabalho diário. A ProDoctor Software mantém de pé sua disposição em enfrentar os desafios. Dessa maneira, reafirmamos nossa competência para criar soluções cada vez melhores e a fazer mais. Tanto para os médicos e seus pacientes quanto pela Saúde.

Você pode se interessar por