Especialidades médicas do futuro - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Especialidades médicas do futuro

especialidades médicas do futuro

As especialidades médicas do futuro estão intimamente ligadas aos avanços tecnológicos na área da Saúde. Por isso, é importante que não apenas os profissionais em início de carreira, como também os estudantes de Medicina estejam atentos às profundas transformações provocadas pelas descobertas científicas e inovações tecnológicas.

Afinal, as mudanças em todos os setores da sociedade acontecem em uma velocidade cada vez maior e ter um olhar digital pode impulsionar sua caminhada. Neste post, a ProDoctor Software traz para você indicações sobre as áreas mais promissoras.

Confira, a seguir, os seguintes temas:

  • Perfil do médico do futuro
  • Perfis das especialidades médicas do futuro
  • Big Data e as especialidades médicas do futuro
  • Inteligência Artificial e as especialidades médicas do futuro
  • Medicina de Precisão
  • Genética Médica e Medicina Nuclear

Você também pode gostar:
Avanços na Saúde em 2020
Novas tecnologias na medicina


Perfil do médico do futuro

A Medicina, assim como várias outras profissões, sempre exigiu do profissional uma permanente atualização de seus conhecimentos. Todavia, esta exigência tornou-se ainda mais vital, uma vez que é preciso acompanhar a avassaladora disseminação do conhecimento e das inovações tecnológicas.

As informações são disseminadas em tempo real, com velocidade espantosa, permitindo acesso a técnicas, máquinas e intercâmbio de conhecimento com colegas diversos e em diferentes pontos do planeta. Além disso, a oferta de softwares para todas as especialidades é astronômica, proporcionando uma grande opção de escolhas.

E os profissionais têm se rendido à necessidade de começar pela automatização do seu consultório/clínica com os softwares de gestão.

Entretanto, em qualquer das especialidades médicas do futuro, nada substitui o fator humano. Daí a crescente importância da relação médico-paciente, alimentada pela tecnologia, com sua capacidade de reunir todos os dados do paciente, a fim de proporcionar ao profissional meios de realizar a melhor forma de tratamento.

Não só com o auxílio da tecnologia, mas também contando com a confiança e a colaboração do paciente no médico. Só para exemplificar: a Telemedicina tem sido fundamental no trabalho diário dos profissionais da Saúde na luta contra a pandemia do coronavírus.

Também a Psiquiatria tende a utilizar cada vez mais os recursos proporcionados pela Telemedicina. Dessa maneira, a relação médico-paciente se estenderá para além do consultório/clínica. Nesse sentido, o profissional terá a oportunidade de observar o comportamento e as reações de seu paciente em seu ambiente natural, em que poderá se sentir mais tranquilo e seguro.

Perfis das especialidades médicas do futuro

especialidades médicas do futuro

Com toda a certeza, as especialidades médicas do futuro exigirão habilidades especiais que estes profissionais não imaginavam. Portanto, devem estar prontos para ir além do conhecimento científico adquirido nos bancos universitários, carreira acadêmica e experiência diária em clínicas, consultórios e hospitais.

A revolução digital trouxe ganhos não só para os médicos, como também para seus pacientes. Dessa maneira, ficou evidente a necessidade de se investir em capacitação, atualização e treinamento permanentes com o intuito de utilizar toda a tecnologia disponível em prol da recuperação dos enfermos.

Big Data e as especialidades médicas do futuro

o que e lgpd e como se adequar

Dessa maneira, a análise de dados dos pacientes é um ponto de importância fundamental, a fim de que o médico tenha acesso a todas as informações e possa analisá-los em profundidade. Com isso, terá condições de chegar ao diagnóstico e tratamento corretos de uma maneira mais rápida e segura.

A saúde móvel (health mobile) é integrada por dispositivos vestíveis (wearables) e softwares para smartphones e trabalha com informações que permitem ao médico personalizar o atendimento e os cuidados para o paciente. Nesse sentido, o Big Data é uma peça chave entre as novas tecnologias da Medicina.

Ao armazenar uma gigantesca e detalhada carga de informações sobre a saúde dos pacientes, o Big Data alimentará bancos de dados que poderão ser acessados de qualquer ponto do planeta. Assim, os profissionais poderão trocar informações em tempo real, a fim de optar pelo melhor procedimento e escolher a medicação mais eficaz.

Além disso, os dados armazenados serão importantes para apontar tendências e demonstrar fatores históricos, dando suporte ao rastreamento e ao monitoramento de doenças e fatores de risco. Todo este material estará disponível para, quando necessário, embasar as ações preventivas em uma escala maior.

Por fim, as especialidades médicas do futuro exigirão a capacidade de análise correta das informações colhidas por algoritmos. Além disso, é importante que os médicos tenham noções acerca da linguagem de programação, com o intuito de avaliar os dados e identificar possíveis tendências.

Sem dúvida, isto não é nada assustador hoje, pois os médicos têm procurado aprofundar os conhecimentos dos programas de computador e softwares de suas respectivas especialidades. Com um mercado cada vez mais competitivo, estão conscientes desta importância.

Inteligência Artificial e as especialidades médicas do futuro

especialidades médicas do futuro

Várias especialidades tendem a se expandir muito e um destes impactos poderá ser sentido na Radiologia. Hoje, estes especialistas se desdobram durante um bom tempo para analisar e avaliar as imagens. Sem dúvida, a Inteligência Artificial permitirá criar algoritmos que tornarão suas interpretações muito mais assertiva.

Em um breve período de tempo, a Telerradiologia será evidenciada com a operação de outros sistemas, que por isso mesmo exigirão mais especialistas capazes de interpretar os registros.

Com a expansão da Telemedicina, a tendência é de se trazer para a frente do palco o médico virtualista. As unidades de Saúde cada vez mais se valem da Telemedicina, não só para emitir laudos a distância, como também para se trocar informações e obter opiniões de diferentes profissionais em pontos distantes do planeta, além das consultas entre médicos e pacientes, estreitando o seu relacionamento.

A agilidade e o ganho de tempo são fatores fundamentais para a resolução de casos complicados e auxílio em cirurgias. Nesse sentido, a Telemedicina é uma área que exige a competência de especialistas, a fim de que todos os recursos disponíveis possam ser aplicados de uma maneira segura e eficiente.

A estes profissionais compete, portanto, ter conhecimento e domínio sobre a condução da interação virtual.

Medicina de Precisão

Com toda a certeza, a Medicina de Precisão vai delinear os futuros caminhos da Oncologia, com o tratamento da enfermidade se adequando ao paciente. Ou seja, o tempo em que o mesmo tratamento servia para todos os pacientes com câncer pertence ao passado. É mais uma revolução na Medicina, com a edição do DNA.

Dessa maneira, no tratamento do câncer de mama, por exemplo, é preciso estabelecer qual paciente pode ser beneficiado com um tratamento menos agressivo, somente com a terapia hormonal. Assim, os pacientes estariam livres do tratamento quimioterápico, que causa diversos efeitos colaterais, como a queda dos cabelos e os problemas gastrointestinais.

O aperfeiçoamento de técnicas utilizando nanopartículas direcionam as drogas diretamente no local do tumor. Além disso, a nanotecnologia pode ser combinada a fotoprocessos na administração de medicamentos, com o intuito de combater as células cancerosas, por exemplo, no câncer de pele (à exceção dos melanomas), que pode ser identificado por algoritmos e tratados com agilidade e de maneira indolor, além dos custos reduzidos.

Genética Médica e Medicina Nuclear

especialidades médicas do futuro

Dentre as especialidades médicas do futuro há um vasto campo para o desenvolvimento da Genética Médica. Principalmente, com relação ao diagnóstico de doenças genéticas, objeto de estudo da Medicina Genômica. Com toda a certeza, este é um setor com maiores possibilidades, com a criação de tratamentos personalizados para os enfermos, conforme o seu DNA.

Da mesma forma, as perspectivas de crescimento se direcionam para a Medicina Nuclear e a Psiquiatria. No prime4iro caso, com a administração de radiofármacos, os grandes beneficiados serão, só para ilustrar, a Cardiologia e a Neurologia, ao se detectar visualmente qualquer anormalidade, além da possibilidade de trazer alívio em sintomas do câncer.

Resumo

Acompanhar a evolução tecnológica é imprescindível para o profissional da Medicina. Portanto, fique de olho nas especialidades do futuro. O armazenamento de dados e sua disponibilização em tempo real e seguro, a Inteligência Artificial, os dispositivos vestíveis com sensores, a robótica como braço auxiliar nas cirurgias de maior precisão… Tudo isto impacta diretamente no tratamento dos pacientes e na relação médico-paciente.

Portanto, esteja preparado para fazer sua escolha, se desenvolver e crescer na Medicina. Inúmeras oportunidades já surgem no mercado que se expandirá ainda mais com as novas descobertas científicas e tecnológicas.

Você pode se interessar por