Como planejar o orçamento para clínicas e consultórios | ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como planejar o orçamento para clínicas e consultórios

COMO REDUZIR GASTOS NO CONSULTÓRIO E NA CLÍNICA

A saúde financeira de sua clínica/consultório precisa de atenção permanente, por isso é importante saber como planejar o orçamento para clínicas e consultórios.

Embora esteja prestando serviços para seres humanos, é necessário entender que este é um negócio como qualquer outro. Por isso, ele precisa sobreviver em meio a uma concorrência cada vez maior. Assim, é importante não descuidar em nenhum momento, permanecendo atento a todo o funcionamento para que as contas apresentem saldo positivo ao final de cada mês.

Além do controle, a organização é fundamental e o planejamento orçamentário não pode ficar só para o fim do ano. Por isso, preparamos algumas dicas para realizar com segurança o orçamento para clínicas e consultórios. Dessa forma, você terá mais tranquilidade para investir seu tempo na qualidade do atendimento aos seus pacientes.


Leia também:
Gestão de Clínicas: O Guia definitivo
Gestão de Consultórios: Tudo o que você precisa saber


Como planejar o orçamento para clínicas e consultórios

1 – Contas separadas

COMO PLANEJAR O ORÇAMENTO PARA CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Esta é a primeira regra a ser seguida. Você não pode quebrar e sua empresa precisa gerar lucro para continuar prestando serviços à comunidade com qualidade e eficiência. Jamais misture as entradas e saídas de dinheiro com sua conta pessoal, por menor que seja o valor. É preciso manter a casa em ordem, sem descuidos, para que o “de vez em quando” não vire um hábito.

Ao agir assim, evitará possíveis transtornos, que se somados poderão se transformar em uma imensa dor de cabeça. Reflita no quanto pode parecer estranho para as outras pessoas presenciar o pagamento de um compromisso particular com um cheque emitido por um paciente. Manter as contas do empreendimento separadas da sua particular permitirá total controle das contas, gerando tranquilidade e refletindo organização.

2 – Software de gestão

O trabalho de uma secretária de confiança, atenta, eficiente e dedicada é importante para o desempenho do setor financeiro. Porém, conforme o tamanho de sua clínica/consultório, você poderá criar um setor próprio e contratar profissionais formados, sem sobrecarregar o trabalho de atendimento e marcação de consultas.

É fundamental trabalhar com um excelente software de gestão de consultórios e clínicas. Ele deve ser capaz de realizar, com fidelidade, agilidade e segurança, todo o controle das contas. É necessário, ainda, prever os gastos, recibos e o almejado equilíbrio entre receita e despesa. O monitoramento destas está ligado diretamente à organização dos gastos referentes à compra de materiais, além dos pagamentos da equipe e da manutenção, em geral.

Com indicativos permanentes e variáveis, o profissional habilitado poderá analisar os números, o registro de despesas, o fluxo de caixa, gráficos de entradas e lucros, esmiuçando todo o controle financeiro da clínica/consultório.

E-BOOK: COMO EVITAR ERROS NO SEU FATURAMENTO

Sua clínica ou consultório está enfrentando problemas no faturamento? Confira nosso material gratuito e resolva todos os seus problemas!

3 – Avaliações e orçamentos

Todo o trabalho desenvolvido na clínica/consultório deverá ser avaliado periodicamente, baseando-se nas informações disponibilizadas pelo software. Isto permitirá analisar os orçamentos e as projeções feitas para a correta tomada de decisões. Todas estas ações sedimentarão o crescimento da empresa de forma constante e sólida. Procure estabelecer, conforme recomendam especialistas no setor, um plano orçamentário para no mínimo um ano.

É importante destacar que o orçamento deve ser baseado em três fatores: valor cobrado por consulta, quantidade de atendimentos feitos por mês e custos para manter a clínica. Dessa forma, é possível vislumbrar a margem de lucro anual e de quanto será necessário para cumprir os compromissos. Mantenha as previsões bem realistas, a fim de evitar contrair dívidas.

4 – Destinação de verbas

Defina o quanto será destinado para cada setor da empresa. Enumere as despesas com salários, investimento em marketing, reformas nos consultórios, compra de novos aparelhos, decoração da sala de espera e treinamentos da equipe. Assim, ficará bem mais fácil planejar os investimentos que poderão ser feitos em cada área da clínica/consultório.

Também é importante manter um fundo de reserva para qualquer eventualidade, seja a realização de alguma obra de urgência ou o pagamento de indenizações e de demissões. E lembre-se de que existem os compromissos sociais, como o 13º salário e a remuneração de férias.

Você pode se interessar por