A importância da secretária - Blog ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

A importância da secretária no consultório e clínica médica

A importância da secretária no consultório e clínica médica é indiscutível! Ela é sempre a primeira a chegar e só deixa o trabalho após a última consulta médica. Braço direito e memória viva do consultório, a secretária é o elo inicial do paciente com o médico. É quem cuida rotineiramente de grande parte do processo administrativo, desde a marcação da primeira consulta até o acompanhamento de cada paciente em seu tratamento. Sempre com a mesma educação e o costumeiro zelo no atendimento que procura dispensar igualmente a cada um.

Pode estar em um dia ruim, indisposta ou chateada com algum problema particular, mas em seu ofício coloca o profissionalismo acima dos problemas para que o médico possa desempenhar seu trabalho com tranquilidade. E para que os clientes, mais do que nunca, deixem o consultório com um sorriso de satisfação e um agradecimento nos lábios. Sua missão estará cumprida, com a certeza de que o paciente retornará sempre que precisar de uma nova consulta.

30 de Setembro – Dia da Secretária

A importância da secretária no consultório e clínica médica 30 de Setembro - Dia da Secretária

Há que se elogiar e enaltecer muito o Dia da Secretária, pois ela é a responsável pelo bom andamento dos trabalhos no consultório, a porta de entrada para um serviço de qualidade, tornando o ambiente agradável e o consultório do médico uma referência na presteza e eficiência, um local onde o paciente se sinta contemplado por uma atenção personalizada.

A importância de um bom atendimento

A excelência na prestação do serviço médico começa com o seu primeiro sorriso ao receber o paciente e é a partir deste momento que passa, inclusive, a travar uma relação até mesmo de amizade, pois a convivência na sala de espera permite que, principalmente, ouça o que as pessoas desejam falar enquanto aguardam sua consulta.

Há que se ter ouvido e paciência! E ela, via de regra, tem. Com educação e jeitinho para contornar qualquer discussão que possa surgir. E também muita sensibilidade e carinho para ouvir as dúvidas e medos de pacientes assombrados por uma enfermidade ou pelo exame que está prestes a realizar. E acalmá-los, para que se sintam mais tranquilos para chegar ao médico.

É este tratamento baseado no relacionamento humano que o paciente espera e gosta de receber. E a secretária, com carinho e personalidade, acaba por criar um vínculo afetivo capaz de fidelizar o cliente. Falando sempre a verdade, com sua atenção ela é capaz de cativar e transformar o tempo que parecia perdido em algo de produtivo, com troca de conhecimento e de experiências.

É um trabalho de dia a dia que certamente dispensa energia, mas que a secretária realiza com dedicação, ciente de sua responsabilidade. Sempre atenta à agenda e aos telefonemas, confirmando os dados para evitar enganos; cuidando da assepsia do ambiente, para que os sofás e as cadeiras estejam sempre limpos, com as revistas e os jornais organizados, a copa em ordem e o banheiro devidamente higienizado.

Secretária: Como melhorar seu atendimento?

A secretária já mostrou sua importância na hora de manter o consultório ou clínica organizados. Por isso, separamos alguns pontos importantes a serem discutidos com estas profissionais a fim de melhorar sua produtividade:

  • Dê a devida atenção aos pacientes;
  • Administre o agendamento de consultas com mais eficiência;
  • Mantenha uma boa comunicação com o médico;
  • Organize os prontuários de forma prática;
  • Faça um lembrete ao paciente próximo à data de consulta;
  • Preencha dados com atenção.

Quer saber mais sobre como cumprir estas tarefas de forma fácil e eficiente? Então baixe o nosso e-book “Secretária: Como melhorar seu atendimento no consultório médico“!

Neste material, você, secretária, vai conferir algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença na hora de realizar o seu trabalho. Desde pequenos cuidados até orientações que podem simplificar o dia a dia e fazê-la ganhar algumas horas a mais para se dedicar mais em outras tarefas importantes. Para acessar o material, basta clicar no banner abaixo:

Banner e-book Secretária como melhorar seu atendimento

“Qualidade na Recepção”

A série “Qualidade na Recepção” é um programa para que as secretárias possam desempenhar com excelência o seu trabalho. São seis videoaulas, nas quais receberão dicas e orientações para alcançar o sucesso na carreira, vislumbrando o crescimento profissional e também pessoal. Juntamente com o DVD vem o livro de Ana Paula C. Ferreira, que aconselha 10 dicas para as secretárias:

  1. Conhecimento das suas funções;
  2. Atualização profissional constante;
  3. Atenção a tudo o que acontece no consultório;
  4. Cuidado com a organização e limpeza do ambiente;
  5. Boa relação com o paciente e com o médico;
  6. Demonstrar interesse em atender bem;
  7. Ser educada e solícita;
  8. Ter empatia e colocar-se no lugar do outro;
  9. “Vestir a camisa” do consultório;
  10. Atender ao telefone com simpatia e eficiência.

Agora, fique com 6 dicas para surpreender sua secretária:

Dicas de presentes para o dia da Secretária
  1. Anote na sua agenda e não se esqueça: DIA DA SECRETÁRIA – 30 de setembro.
  2. Deseje pra ela um FELIZ DIA DA SECRETÁRIA.
  3. Mantenha o seu bom humor durante todo o dia.
  4. Dê um presente para ela, ainda que seja uma simples lembrança.
  5. Faça um convite para que ela almoce com você.
  6. Libere-a do serviço uma hora mais cedo.

Você pode se interessar por