Instagram para médicos: dicas e recomendações - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos Tecnologia na Medicina

Instagram para médicos: dicas e recomendações

Dicas para médicos empreendedores

A constante e extensa carga de informações e os recursos tecnológicos disponíveis têm proporcionado o repensar de muitos profissionais em todos os setores da sociedade.

Os médicos não estão alheios a isso e se conscientizam cada vez mais acerca de como utilizar as novas tecnologias para alavancar o desempenho de suas clínicas e consultórios. Sabem que a atualização deve ser permanente, a fim de que não percam seus pacientes por não divulgar corretamente seu trabalho.

O poder do Marketing Digital para clínicas e Consultórios

Além de toda aquela preparação que você teve para abrir seu consultório/clínica médica, investindo em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos, objetivando prestar um atendimento de primeira, é preciso fazer agora um esforço para ser visto.

É ai que entra o papel do Marketing Digital, responsável por proporcionar visibilidade para o seu nome e de sua clínica/consultório, atraindo diretamente o seu público-alvo através da internet: redes sociais, e-mail, site (Site do consultório? Ter ou não ter?), blog. Tenha, portanto, uma estratégia pronta para desenvolver.

Hoje vamos tratar exclusivamente de uma das redes sociais mais utilizadas no momento, o Instagram. Antes de continuar, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o Instagram.

Instagram: Porque médicos devem usar

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram  cresce de forma assustadora e exponencial e o Brasil ocupa a segunda posição em número de usuários.

O uso do Instagram é considerado pelos especialistas em marketing como de resultados bastante efetivos, uma vez que a disseminação dos posts com suas ações é a mais alta se comparada com as demais redes sociais. Assim, a sugestão é de que, se você quer se tornar uma referência e ser encontrado pelos seu futuros pacientes, esteja lá!

Instagram: O que os médicos devem postar

Ofereça conteúdo valioso, relevante e de qualidade sempre! Seja simples e direto ao repassar as informações.

Veja algumas sugestões de publicações, para atrair seguidores que podem se converter em pacientes:

  • Dicas de Saúde em geral: como ter uma vida saudável e evitar assim problemas no futuro
  • Estudos recentes sobre medicamentos e tratamentos de enfermidades relacionadas a sua área de atuação
  • Alertas para temas importantes
  • Comentários sobre acontecimentos atuais na área de saúde
  • Esclarecer dúvidas e elucidar questões que são constantemente levantadas em seu consultório

Posso fazer publicações mais pessoais?

Sim, o Instagram permite que você compartilhe conteúdo mais pessoal e cotidiano. Mostrar os bastidores da vida médica deixa mais leve, aproxima e humaniza ainda mais a relação com seus potenciais e atuais pacientes. O que você poderia compartilhar:

  • Situações cotidianas da sua clínica ou consultório
  • Compra de novos equipamentos
  • Participações em congressos e cursos de especialização
  • Reformas e detalhes do consultório

O Instagram conta com um ótimo recurso para os médicos que querem fazer esse tipo de publicação: o Instagram Stories.

Confira as regras do CFM que define o comportamento adequado dos médicos nas redes sociais clicando aqui.

Instagram Stories

Sua principal característica é dar aos usuários a possibilidade de criarem vídeos rápidos, de 15 a 60 segundos , e fotos que desaparecem depois de 24 horas da sua publicação.

E para as postagens ficarem ainda mais legais, é possível podem adicionar desenhos, stickers e emojis. O objetivo da eliminação do conteúdo depois de 24 horas da sua publicação, é permitir que os usuários compartilhem o seu dia a dia de forma simples e informal.

Você pode postar foto dos seus pacientes, da recepção, do ambiente de trabalho ou então fazer vídeo com depoimentos dos pacientes e funcionários e infinitas outras postagens.

Pode também compartilhar o seu dia a dia pessoal. Por exemplo, você vai participar de algum congresso? Pois você poderá comunicar a notícia para seus pacientes, amigos e seguidores. E, com o Instagram Stories, poderá mostrar sua trajetória, desde o seu embarque no Aeroporto, o lanche dentro do avião, a chegada no congresso, a abertura do evento, trechos das exposições, novidades em primeira mão sobre o tema abordado, a confraternização com amigos e a volta para casa.

E-BOOK: GUIA OFICIAL DE INSTAGRAM PARA MÉDICOS

Conheça melhor a rede social e suas principais funções para aplicar na sua rotina médica!

Instagram: dicas gerais

Para alcançar os objetivos esperados cuide bem do seu perfil, e como em qualquer rede social, tenha cuidado com tudo o que é postado:

  • O Instagram é uma rede social visual, então capriche nas fotos.
  • Utilize #hashtags para aumentar o raio de alcance de sua publicação.
  • Sempre responda e interaja com seus seguidores.
  • Capriche na foto de perfil, escolha bem o jaleco, o local  e atente para a iluminação. Quanto mais profissional, melhor!
  • Nunca publique ou compartilhe informação que não seja de fonte confiável.
  • Separe seu perfil pessoal, no qual compartilha momentos dos seus filhos em casa, do seu perfil profissional. Tenha duas contas.
  • Atendimento só no consultório! Você pode esclarecer dúvidas, mas nunca realize uma consulta pelo Instagram.
  • Jamais compartilhe informações sigilosas sobre o prontuário de seus pacientes.
  • Respeite o direito de imagem de seu paciente e de terceiros, não publique fotos sem as devidas autorizações.

Lembrando que, em qualquer das mídias, você deverá seguir os preceitos do Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica (Resolução CFM 2336/23).

Saiba mais sobre boas práticas médicas nas redes sociais.

Se achar necessário, procure a assessoria de um profissional especializado. Você poderá aprofundar seus conhecimentos, trocar ideias e dar sugestões sobre como poderá ampliar seu raio de ação.

Para finalizar, não se surpreenda quando algum futuro paciente entrar em seu consultório dizendo que o procurou porque segue os seus comentários e publicações no Instagram!

Você pode se interessar por