Dia do Ortopedista: dicas de aplicativos | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

19 de setembro – Dia do Ortopedista: veja 11 aplicativos que auxiliam a especialidade

dia do ortopedista

No dia 19 de setembro, aqui no Brasil, comemoramos o Dia do Ortopedista. Parabenizamos os médicos e médicas ortopedistas pelo seu dia e por trabalharem para melhorar a qualidade de vida da população.

A data de 19 de setembro foi fixada como forma de homenagear a fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). E, em comemoração, selecionamos 11 aplicativos para Ortopedistas que podem auxiliar na rotina.

Veja nosso lista de aplicativos para Ortopedistas:

|Leia também: Aplicativos para médicos.

Aplicativos para Ortopedistas

1. OrtoClass

O maior trauma do residente é ter que decorar diversas formas de classificar diversas fraturas. Ele foi desenvolvido para público específico de Ortopedia, contemplando tudo que o ortopedista necessita quando se depara com uma fratura. Disponível para iOS.

2. TumorOsseo

Software, específico sobre os Tumores Ósseos e musculares, objetiva informar todo o universo da ortopedia oncológica.

Todos os aplicativos acima são gratuitos, desenvolvidos pelo ortopedista Bruno B. Gobbato, especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

O médico lançou também um livro digital multimídia: “Ombro e Cotovelo”, interativo e abordando as diversas patologias do ombro e cotovelo.

3. AO Trauma Surgery Reference

Em Inglês e gratuito, trata-se de uma extensa biblioteca, de fácil acesso, que em suas mais de 7 mil páginas descreve as lesões ortopédicas.

Em sua abordagem, traz diagnósticos e terapêuticas conservadoras e invasivas. É uma ferramenta simples, que ajuda o profissional a classificar e qualificar as lesões ósseas, sempre ponderando sobre qual é a melhor abordagem.

O guia online funciona em todas as plataformas, descrevendo sucintamente as abordagens cirúrgicas do diagnóstico ao cuidado pós operatório para todas as fraturas possíveis em cada região anatômica. Disponível para Android e iOS.

4. Contusões Extraordinárias

Este aplicativo tem como alvo os profissionais que prestarão o exame de TEOT. Acompanha a tendência dos avanços tecnológicos na Medicina e traz testes, artigos e notícias indispensáveis para o exame.

Além disso, o profissional recebe por e-mail seus testes comentados, fundamental para que possa rever conceitos importantes. Disponível para Android e iOS.

5. iOrtho

Gratuito, este programa disponibiliza testes especiais para tornozelo, como o Teste de Thompson, incluindo indicação, técnica, interpretação, estatísticas e fotos ilustrativas; e técnicas de mobilização da articulação do joelho, com fotos ilustrativas, contato, técnica e indicações.

A versão paga inclui também as articulações ombro, quadril, punho e coluna. No idioma Inglês para Android.

6. Flipchart

Desenvolvido para auxiliar o ortopedista na instrução do paciente sobre quadril, joelho e ombro. Contém imagens de articulação, artrite e de substituição dessas articulações. Outro gratuito, mas no idioma Inglês. Disponível para iPad.

7. CORE – Clinical Orthopaedic Exam

Aplicativo para referência e diagnóstico em doenças músculo-esqueléticas e ortopédicas. Oferece uma base de dados robusta de cerca de 250 testes clínicos com descrição e modo de realizá-los, contemplando demonstrações em vídeo, diagnóstico e suporte a referências médicas.

Em Inglês, disponível para Android e iOS. Veja outros aplicativos ortopédicos da mesma desenvolvedora clicando aqui.

Aplicativos Orthopedics

Os softwares da série Orthopedics foram elaborados com o intuito de colaborar com os médicos residentes, a fim de fixar e aprimorar seus conhecimentos na área da Ortopedia e Traumatologia.

Conforme o nível de conhecimento (R1, R2 e R3), foram desenvolvidas questões sobre os temas que habitualmente estão presentes nos principais exames da especialidade, como o TEOT (Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia) e o TARO (Teste de Avaliação dos Residentes de Ortopedia) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e os principais concursos públicos.

Foram adicionadas ainda questões sugeridas pelas principais revistas científicas de referência na Ortopedia e Traumatologia. Cada aplicativo apresenta 200 questões, divididas em quatro tópicos: Ortopedia Geral, Ortopedia Pediátrica, Trauma 1 e Trauma 2.

Contempla os temas mais frequentes e, ao final do teste, o médico poderá conferir seu desempenho e revisar as questões.

8. Orthopedics versão Graduação

Programa cujo objetivo, de uma maneira divertida, é ajudar o estudante de Medicina a fixar conceitos importantes dentro da especialidade de Ortopedia e Traumatologia. O usuário pode escolher assuntos específicos para estudar e marcar pontos. Disponível para iOS.

9. Orthopedic Basic Competency (OrthoBC)

Aplicativo criado para ajudar estudantes de medicina, residentes e fisioterapeutas em uma auto avaliação com relação à sua competência básica no âmbito da Ortopedia e Traumatologia. Contém os mesmos 25 testes do exame instituído por Freedman e Bernstein, avaliados por 157 chefes de programas de residência médica em Ortopedia nos Estados Unidos, que foram adaptados para serem eletronicamente respondidos. Disponível para iOS.

O exame concebido por Freedman e Bernstein é o único validado nos EUA como uma medida cognitiva do conhecimento dos alunos no campo da Ortopedia e Traumatologia. Tem sido amplamente aceito por várias escolas médicas de referência, dentre elas a Universidade da Pensilvânia e a Harvard Medical School.

Aplicativos ProDoctor

10- ProDoctor Software

Software de gestão médica para clínicas e/ou consultórios de Nutrologia. Sem dúvida, uma solução tecnológica que faz toda a diferença para quem quer desenvolver seu negócio.

Além de ser uma solução inovadora e trazer as funcionalidades que os médicos  mais precisam, a estabilidade e o alto desempenho do sistema são destaques.

Confira algumas das inúmeras funcionalidades que o ProDoctor permite gerenciar facilmente:

Além disso, o ProDoctor disponibiliza recursos poderosos, como:

  • Serviço de confirmação de consultas, com uma taxa de resposta que pode atingir cerca de 90%.
  • Plataforma de Telemedicina que é case de sucesso da Amazon AWS.
  • Comunicador Interno, simples de usar e disponível no desktop e nos dispositivos móveis.

2 – ProDoctor Medicamentos

Este é um software de referência no mercado da Saúde Digital. Fonte indispensável para a consulta de bulas, genéricos e similares, além de inúmeras outras funcionalidades

Conforme a farmacêutica da ProDoctor SoftwareRafaela Nassif, “o principal diferencial do Medicamentos é a forma como as informações importantes são mostradas”.

“Elas são exibidas com destaque, separadas da bula, o que permite maior agilidade no momento de fazer a prescrição desses medicamentos a determinados grupos de pacientes”, explica.

Esperamos que a nossa seleção de aplicativos para Ortopedistas seja útil para você. Parabéns e bom trabalho!

Você pode se interessar por