Tecnologia na Medicina

Vantagens da Telemedicina

vantagens da telemedicina

As vantagens da Telemedicina têm desafiado as formas tradicionais do exercício da profissão. Com a comprovação dos benefícios de sua prática, como resultado caem as resistências e a classe médica mergulha cada vez mais nos avanços tecnológicos disponíveis para proporcionar atendimento rápido e de qualidade para os pacientes.

Neste post, a ProDoctor Software traz detalhes importantes sobre a Telemedicina, que ganhou importância ainda maior diante da difícil luta travada contra a pandemia do Coronavírus.

No Brasil, por exemplo, o uso da Telemedicina foi autorizado em caráter excepcional pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde (MinS), conforme a Portaria nº467, enquanto durar a pandemia do Covid-19. Portanto, encontra-se em plena utilização por clínicas, consultórios e médicos em todo o Brasil.

Confira, a seguir, os temas:

  • O que é Telemedicina
  • Benefícios da Telemedicina
  • Vantagens da Telemedicina
  • Outras vantagens da Telemedicina

Você também pode gostar
O que é Telemedicina, como funciona e como implementar
Quais são os benefícios da Telemedicina?


O que é Telemedicina

telemedicina e telessaúde

A prática da Telemedicina está diretamente ligada ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e da Comunicação, uma vez que este suporte é fundamental para o constante aperfeiçoamento da prática médica. Dessa maneira, possibilita maior e melhor qualificação não só em termos de diagnóstico, como também na otimização do atendimento remoto ao paciente.

Por conseguinte, as instituições de saúde, consultórios e clínicas médicas podem usar os diferentes recursos disponibilizados pela Telemedicina para proporcionar uma assistência médica de qualidade e em tempo ágil. Ainda que médicos e pacientes estejam em diferentes pontos do planeta.

Só para ilustrar: com o suporte tecnológico adequado, profissionais da Medicina e da área da Saúde podem se reunir, mesmo em cidades e países diferentes, em tempo real, para analisar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Assim, poderão trocar experiências e informações, fazendo o monitoramento remoto das condições do paciente, ganhando tempo, eficiência e maiores chances de definir o diagnóstico.

Conforme o Conselho Federal de Medicina, a Telemedicina é dividida em três práticas principais:

  • Teleorientação – Através dela, o médico realiza o que seria uma primeira avaliação com o propósito de orientar o paciente acerca do uso de medicamentos. Como não envolve grande tomada de decisão, tem como função dar as orientações básicas e iniciais. Dessa maneira, possibilita o encaminhamento de pacientes em isolamento com a declaração de saúde para a contratação ou adesão a plano de saúde.
  • Telemonitoramento – É o atendimento realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença. Sua utilização é bastante comum em casas de repouso para idosos, uma vez que permite ao profissional avaliar as condições de saúde dos pacientes ali internados.
  • Permite acompanhar o estado clínico do paciente, com uma avaliação visual e acompanhamento, por exemplo, das condições dos seus olhos, garganta, pele e do padrão de respiração.
  • Teleinterconsulta – Refere-se, exclusivamente, à troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico. Conforme o CFM esclarece, a teleinterconsulta ocorre quando os médicos trocam informações e opiniões, com ou sem a presença do paciente, com o intuito de ter auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico. Só para ilustrar: acontece, comumente, quando um médico de Família e Comunidade busca uma opinião de outro especialista acerca de determinada enfermidade do seu paciente.

Qual a diferença entre Telessaúde e Teleconsulta?


Benefícios da Telemedicina

Benefícios da telemedicina

Com toda a certeza, um dos grandes benefícios da Telemedicina é a qualidade – associada com a eficiência – que pode ser alcançada nos diagnósticos. Mais precisos, com outras opiniões para elucidar o quadro, e com maior rapidez.

Além disso, o atendimento ao paciente é otimizado. Ainda que em pontos remotos, a Telemedicina elimina fronteiras, evitando o deslocamento do paciente, que tem acesso não apenas aos médicos, como também aos provedores de Saúde.

Também é importante ressaltar a diminuição dos custos operacionais, com a redução e a possibilidade de se eliminar o desperdício de recursos ao reunir virtualmente médicos de cidades e países longínquos em tempo real.

Quer implementar a Telemedicina na sua clínica ou consultório?

Conheça a melhor ferramenta de Telemedicina no mercado desenvolvida pela ProDoctor!

Vantagens da Telemedicina

Evolução da Telemedicina no Brasil

A Telemedicina veio para ficar. Assim, tem se expandido de forma exponencial, com previsões de crescimento acelerado e contínuo. Há 10 anos, conforme um relatório da BCC Research, o mercado global de Telemedicina chegou a US$ 11,6 bilhões, com uma projeção de triplicar o valor para US$ 27,3 bilhões.

Dessa forma, nos Estados Unidos, as leis de seguro de Saúde que se seguiram centralizaram o foco sobre a utilização da Telemedicina. Evidenciou-se, à primeira vista, que a Telemedicina apresentava todo o potencial necessário e capaz de, ao mesmo tempo, reduzir os custos do setor de Saúde e agilizar e dar um atendimento de qualidade aos pacientes.

Sem dúvida, a Telemedicina, com todo seu potencial a ser explorado, permitirá aos médicos dar conta da demanda por um tratamento rápido e eficaz. Além disso, sem contratempos e atrasos, ainda há a questão humana, com o aprofundamento da relação médico-paciente.

Também cabe destacar que, com a redução de custos e a maior agilidade no atendimento, todo o sistema de Saúde é beneficiado. A questão da gestão e administração dos recursos e das consultas ganha, desse modo, uma excelente perspectiva. Assim, os médicos podem sonhar com um trabalho menos estressante, bem diferente do quadro atual, em que correm de uma unidade de Saúde para outra, enquanto as filas de espera se alongam a perder de vista.

Sem dúvida, a consulta online é de grande relevância para a melhoria do atendimento. E, ainda, para a saúde, o bem-estar e a realização do profissional.

Os inúmeros aplicativos existentes, além de dirigidos para o tratamento de diversas enfermidades, também auxiliam os médicos no tratamento. Só para ilustrar: é bastante comum o profissional fazer o monitoramento da hipertensão ou então o diabetes.

Assim, todos os dias são anunciados novos aplicativos, permitindo aos profissionais monitorar seus pacientes, Dessa maneira, acompanham online a evolução do tratamento que prescreveu. Tendo, ainda, a oportunidade de trocar informações com outros médicos quando julgar necessário. Em tempo real.

Outras vantagens da Telemedicina

Dentre as inúmeras vantagens da Telemedicina destaca-se a possibilidade de se acessar em tempo real o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Sem dúvida, a Telemedicina permite que vários profissionais vejam, analisem e troquem informações sobre o histórico clínico do paciente que estejam atendendo naquele momento.

Entretanto, é fundamental enfatizar a segurança e o sigilo de todas as informações, principalmente tendo como espelho as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A exemplo do que ocorre com o compartilhamento dos conhecimentos entre a comunidade médica nas redes sociais, acima de tudo deve prevalecer sempre os aspectos éticos e as normas do Conselho Federal de Medicina.

Resumo

Certamente, a utilização e as vantagens da Telemedicina comprovam que os cuidados de saúde são otimizados substancialmente, com ganho de qualidade no atendimento, tempo e economia de recursos. Com isso, é possível vislumbrar e acreditar em um caminho cada vez mais promissor para a Medicina.

Você pode se interessar por