Tudo o que você precisa saber sobre o Instagram
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos Tecnologia na Medicina

Tudo o que você precisa saber sobre o Instagram

O Instagram é a terceira rede social digital mais utilizada pelos brasileiros. São 122 milhões de contas ativas no país, que passam mais de três horas por dia conectadas ao aplicativo.

Assim como acontece no Facebook, a Global Web Index apurou que cerca de 70% dos usuários, com idades entre 16 e 64 anos, usam a rede para procurar por marcas e produtos. E mais: segundo profissionais de marketing que investem em vídeos, ouvidos pela HubSpot Blog Research 2022, o Instagram ocupa o primeiro lugar entre as seis plataformas que mais geram retorno sobre investimento, o ROI.

No Instagram, você pode publicar em três tipos de formato no feed. São eles: a imagem única, que pode ser no formato quadrado ou no retangular, na vertical;  o carrossel, que é uma sequência de até 10 imagens; e o vídeo.

O Brasil é o 3º maior país na rede social que nasceu com o compartilhamento de fotos. Na interação com os usuários, a rede social também vai bem: a taxa média de engajamento do Instagram é três vezes maior que a do Facebook.

Desse modo, a variedade de conteúdo no Instagram é muito grande. Usuários compartilham suas rotinas profissionais e pessoais através de fotos, vídeos e Reels.

Entendendo o Instagram

Das opções citadas acima, este último, tem o formato de maior potencial atualmente no Instagram. Criado para rivalizar com o TikTok, os Reels são vídeos rápidos, que contam com inúmeras ferramentas de edição, como cortar cenas, adicionar efeitos, escolher trilhas e mudar a velocidade. Sendo assim, consegue dar ao usuário ferramentas que eram disponíveis apenas na outra rede social.

O alcance desses posts tem sido muito bom. Diferentemente dos Stories, os Reels ficam guardados no seu perfil depois de 24h e ainda podem aparecer na guia Explorar ou na rolagem do feed. Assim, é possível atrair pessoas que provavelmente não seguem você ou não veem seus posts há tempos e incentiva que elas explorem mais conteúdos no seu perfil.

Dessa forma, é hora de aproveitar a oportunidade que o algoritmo oferece. Usar a criatividade para entregar valor à sua audiência, é muito importante para ser “visto” no Instagram. Dar dicas, mostrar o dia a dia, contar um truque que pouca gente conhece… Todas essses conteúdos podem se tornra Reels.

Assim, é possível atrair pessoas que provavelmente não seguem você ou não veem seus posts há tempos e incentiva que elas explorem mais conteúdos no seu perfil.

Já os Stories do Instagram, são publicações feitas para durar 24 horas no ar. Neste recurso também é possível acrescentar elementos interativos, como figurinhas de reação, testes, enquetes. Ou seja, quanto mais interação, mais a publicação terá relevância e aparecerá para mais pessoas.

Vídeos sequenciados em uma narrativa também vão bem nos Stories. Mas é bom não exagerar na quantidade de posts em sequência. Uma pesquisa da Squid, analisou perfis de influenciadores no Instagram e verificou que a taxa média de engajamento cai até 30% a partir do quarto Story.

Instagram

Começando no Instagram

Para entrar no Instagram, você deverá baixar e instalar o app do Instagram em seu smartphone e se cadastrar. Caso já tenha uma conta no Facebook, pode usá-la no cadastro. Para seu perfil, dê preferência a uma foto que dê para ver bem o seu rosto, já que o espaço é muito pequeno.

Timeline

A página inicial do aplicativo é a timeline, que mostra as publicações recentemente compartilhadas pelos usuários que você segue da plataforma. Desse modo, você consegue visualizar a foto e legenda abaixo da mesma e pode curtí-la (com dois toques em cima da foto) e comentá-la. As curtidas de cada usuário vão sendo somadas e exibidas abaixo de cada foto.

Interação

Para citar ou marcar um usuário em alguma publicação, basta utilizar a forma @nome_do_usuário. Você ainda é capaz de visualizar todas as atividades realizadas em seu perfil (como curtidas e comentários recebidos e marcações em fotos) e as atividades de seus amigos.

Privacidade

A sua conta pode ser privada, ou seja, quem quiser te seguir e ver suas publicações vai ter que te enviar uma solicitação, e você poderá aceitar ou não. Se optar pela conta não privada, as suas publicações ficam abertas a qualquer usuário do Instagram que chegar em seu perfil.

Hashtags

Nas postagens do Instagram, a utilização de hashtags faz com que seu post fique agrupado por assunto e possa ser acessado por quem não necessariamente segue seu perfil. É uma forma de conseguir uma audiência maior para seus posts.

Para que o post não seja considerado spam pelo algoritmo do Instagram, utilize até 10 hashtags por publicação. Não crie uma hashtag muito específica. Porque além de dificultar o entendimento, poucas pessoas – ou até mesmo nenhuma – podem estar procurando por esse assunto. Não escreva um texto inteiro apenas com hashtags.

Com essas dicas, é mais fácil utilizá-las da forma correta.

Talvez você se interesse: Instagram para médicos: um guia completo para seu consultório.

Uso profissional do Instagram

Quem já está acostumado a anunciar no Facebook, não terá dificuldades em fazer isso também no Instagram, pois as ferramentas são as mesmas. No Gerenciador de Anúncios do Facebook, basta você integrar a sua conta do Instagram e selecioná-la como um dos posicionamentos do anúncio.

Também é possível anunciar diretamente no aplicativo, pelo botão “promover”, porém as opções de configuração são mais limitadas. Na hora de configurar a sua publicidade, você pode selecionar qual resultado deseja para o seu negócio, entre as seguintes opções:

  • Reconhecimento: para obter Reconhecimento da marca ou alcance;
  • Consideração: que visa tráfego, envolvimento, instalações do Aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens;
  • Conversões: que tem o objetivo de vender produtos ou serviços.

Os anúncios do Instagram aparecem no aplicativo como posts patrocinados, em cinco diferentes possibilidades de formatos: carrossel; imagem única; vídeo único; apresentação multimídia; e coleção, sendo os últimos dois não disponíveis para Stories. Assim como fariam com qualquer foto, vídeo e perfil do aplicativo, os usuários podem interagir com os anúncios, dando likes, comentando e seguindo o perfil de quem anunciou.

Outra interação possível é feita por meio de CTAs, call to action. Que é o que chama a atenção do seu visitante, lead ou cliente para que ele realize uma determinada ação, que podem redirecionar o usuário para algum link e até mesmo para lojas de aplicativos, por exemplo.

Todos os dados citados acima, evidenciam que as redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Sendo assim, é necessário entender o que é Instagram e como usar todas as funcionalidades da rede para gerar um negócio de sucesso.

Gostou de saber mais sobre o uso do Instagram no marketing médico? Se você deseja ir mais fundo neste assunto, indicamos o curso Marketing Médico: do Analógico ao Digital, da ProDoctor Cursos!

Você pode se interessar por