Hashtags: a comunicação do momento - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Hashtags: a comunicação do momento

Se você ‘frequenta’ o mundo das redes sociais, já deve ter com certeza, visto as tais hashtags. Mesmo que você não saiba exatamente o que é uma hashtag e para que elas servem ou não tenha ouvido esse nome, eu te garanto, você já viu uma.

O que são Hashtags?

Hashtags são palavras precedidas pelo caractere # (isso mesmo, aquele símbolo que usamos para números, também chamado de cerquilha e jogo da velha), onde as palavras geralmente são palavras-chaves do assunto o qual é abordado na postagem.

Para que servem as Hashtags?

As hashtags servem para indexar um determinado assunto ou tópico na internet. Indexar um tópico é torná-lo facilmente visível para qualquer outra pessoa que se interesse e busque por este determinado tema. Esse método surgiu na rede social Twitter e acabou caindo tanto no gosto popular que outras redes sociais (Facebook, Instagram e Google+, etc) acabaram por se utilizar desta ferramenta também.

Como usar as Hashtags?

O uso é simples. Basta fazer a postagem que desejar (links, texto, foto, vídeo, etc) e junto escrever a #hashtag (nesse formato) com a palavra que deseja. A hashtag pode aparecer em qualquer ponto de sua postagem. Pronto. A partir daí, essa #hastag funciona como um link, e ao clicar sobre ela, você será direcionado a outras postagens de outras pessoas que também utilizaram dessa mesma hashtag.

Você pode utilizar quantas hastags desejar em sua postagem, mas é importante dizer que muitas hashtags juntas podem poluir a sua postagem e podem desanimar seu leitor a lê-la até o final.

Qual a importância das Hashtags?

É simples de se utilizar, pois as redes sociais fazem todo o trabalho de indexação para você. Mas aí vem a questão: qual a importância e necessidade das hashtags? Muitas pessoas utilizam um mundo de hashtags em suas fotos no Instagram para obter muitas curtidas, empresas criam hashtags específicas e ‘sob medida’ para promoverem a sua marca, por exemplo.

As hashtags permitem que você saiba o que todos estão pensando e falando sobre um determinado assunto sem ter que ficar fazendo cansativas buscas em diversos lugares. Por exemplo, em 2016 teremos as Olimpíadas no Rio de Janeiro, e vamos supor que a hashtag do momento seja #Rio2016. Se todos que postarem sobre o assunto, associarem esta hashtag ao conteúdo, ao se clicar sobre a mesma, todas as notícias, fotos e comentários de todas as pessoas do mundo que postaram sobre aquele assunto estarão à sua frente, com somente um único clique, sem esforço.

Hashtags e saúde

Aproveitando desta útil ferramenta, surgem diversos projetos interessantes, como é o caso do Healthcare Hashtag Project. O #HCHP é um projeto da área de saúde que analisa as hashtags postadas na rede social Twitter e permite que você se atualize com as tendências dessa área via as hashtags mais utilizadas no momento em discussões dentro dessa rede social. As hashtags mais utilizadas em um determinado momento são chamadas pelo Twitter de Trending Topics, e são elas que o #HCHP irá listar, agrupando-as em categorias.

É possível descobrir quais as doenças mais faladas no momento, as conferências e eventos médicos mais comentados, as doenças por partes do corpo mais citadas, e assim vai. Além disso, você ainda descobre outras hashtags associadas ao assunto em questão e também,  perfis úteis de pessoas e empresas interessantes e com conteúdo relevante para você seguir.

O jornal digital americano Huffington Post publicou uma vez um infográfico com algumas dicas sobre como utilizar (e não utilizar) as hashtags. Segundo eles, as hashtags podem ajudar no reconhecimento de uma marca, aumentar o alcance de sua campanha publicitária e impactar positivamente a lealdade de seus consumidores. Aqui, traduzimos algumas dicas importantes para você saber como usar e ter resultados melhores com as hashtags:

  • Suas hashtags não aparecerão nas buscas se seu perfil na rede social estiver protegido ou privado;
  • Não ‘polua’ sua postagem com muitas hashtags. O Twitter aconselha seus usuários a utilizarem no máximo 2 hashtags por publicação;
  • Escolha somente uma hashtag que representará sempre a sua marca;
  • Você pode organizar os chamados Twitter Chats (que nada mais são que discussões de um determinado assunto, com perguntas e respostas via Twitter, em um horário pré-determinado ou não), organizados por uma hashtag específica;
  • Pode-se utilizar da abrangência das hashtags em campanhas publicitárias de sua marca fora da internet, como em anúncios de tv, folders, outdoors, etc;
  • Utilize hashtags simples, fáceis de serem memorizadas e lembradas. Frases muito grandes podem oferecer maior especificidade, porém não são nada práticas de serem utilizadas e memorizadas.

Como tudo na vida, devemos entender um pouco as coisas antes de sair usando só porque todo mundo usa. Agora, você já sabe tudo sobre as hashtags e poderá utilizá-las a seu favor e a favor de seus negócios. #Compartilhe a ideia com os amigos e familiares!

Você pode se interessar por