Saiba como a tecnologia pode reduzir a burocracia no seu consultório
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Saiba como a tecnologia pode reduzir a burocracia no seu consultório

AVANÇOS NA MEDICINA

A tecnologia tem avançado exponencialmente nas mais diferentes áreas da sociedade. A introdução de ferramentas no cotidiano dos consultórios, ou nas operações corporativas, tem promovido inúmeros benefícios para as empresas e para os pacientes.

Isso porque, além de garantir a modernização do ambiente médico, essas novidades podem ajudar a reduzir a burocratização dos atendimentos, facilitar o processo de gerenciamento das clínicas, aprimorar a organização do depósito e até viabilizar a marcação de consultas de forma mais rápida.

Além disso, o uso de softwares, aplicativos e ferramentas digitais auxilia na redução dos custos e do tempo gasto no desenvolvimento das tarefas diárias, bem como facilita o fortalecimento das relações com os clientes.

Por isso, os consultórios de todo o Brasil têm, cada vez mais, investido nesses dispositivos e acessórios, que melhoram o atendimento desde a recepção até o recebimento dos resultados de exames e agendamento de retornos.

Como a tecnologia pode facilitar as atividades de um consultório?

Muitos profissionais e pacientes temem o conceito de redução de gastos, principalmente quando o assunto é o atendimento médico. No entanto, um investimento bem aplicado não precisa comprometer a qualidade do serviço disponibilizado.

É justamente isso o que esses meios tecnológicos vieram oferecer. 

Por meio de softwares e programas – que podem ser acessados por tablets, celulares ou computadores –, as clínicas médicas têm otimizado o atendimento, enquanto realizam uma economia considerável.

Assim, com a possibilidade de digitalização das tarefas e com a automatização dos processos, a tecnologia tem ajudado os consultórios a cortar os gastos com papéis de prontuário.

O mesmo ocorre com o armazenamento das documentações ou com o tempo desperdiçado na procura das fichas médicas, sem comprometer a qualidade do serviço ou dos produtos e ampliando a produtividade e agenda dos profissionais.

Além disso, as ferramentas de Inteligência Artificial e Robótica – como a impressora 3D – também apresentam enormes avanços nos setores biológicos, agilizando a conclusão de procedimentos médicos e facilitando a confecção de tratamentos dentários ou de próteses terapêuticas mais resistentes.

Ferramentas que auxiliam a desburocratizar as clínicas 

Avanços tecnológicos na Medicina consolidados em 2015

Deste modo, os dispositivos tecnológicos que permitem a realização de transações bancárias, o acesso a exames de forma digital e a realização de reuniões de maneira mais eficiente também diminuem a quantidade de erros humanos e reduzem as horas de trabalho necessárias.

Assim, os profissionais podem focar sua atenção e energia no atendimento ao paciente, em vez das atividades burocráticas de menor relevância. Isso garante a satisfação do cliente e a atuação melhorada nos tratamentos.

Por isso, entre as ferramentas encontradas nas clínicas mais modernas de todo o País, as que melhor auxiliam na desburocratização das atividades médicas são:

Softwares de gestão

Os médicos podem acessar esses programas por meio de qualquer dispositivo eletrônico que possua acesso à internet. 

Eles são altamente seguros e facilitam a introdução de novas informações a cada consulta.

Tais softwares ainda podem guardar dados pessoais e bancários dos clientes e dos fornecedores, permitindo a gestão do setor financeiro – incluindo a emissão e o pagamento de boletos –, facilitando a administração do estoque e ainda disponibilizando relatórios de cada um dos setores. Tudo isso, é claro, alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Tudo isso, por meio de uma pipeline de vendas que organiza as informações de forma dinâmica, visual e com atualizações em tempo real.

Assim, os programas de gestão aumentam a transparência das atividades do consultório, permitindo a realização da maior economia possível.

Prontuários eletrônicos

O prontuário eletrônico também serve para guardar e organizar as informações dos pacientes.

Contudo, neste caso, ele é específico para as questões relacionadas à saúde das pessoas e pode ser acessado com rapidez e facilidade por profissionais de diferentes especialidades, em questão de segundos.

Esses dispositivos permitem:

  • Adição de novas informações no decorrer dos atendimentos;
  • Organização das consultas por data ou por procedimentos realizados;
  • Acesso a resultados de exames laboratoriais e de imagem;
  • Realização e acesso a prescrições médicas;
  • Identificar motivos de transferência ou causas de óbito, entre outros.

Caso solicitado, essas informações pessoais também podem ser facilmente direcionadas aos pacientes ou aos representantes legais, por meio de um login e senha, conforme a legislação.

Digitalização da comunicação interna

Em um hospital ou clínica de grande porte, a troca de opiniões entre profissionais de setores distintos pode ser bastante complicada e demorada, ainda mais se for considerada a necessidade do acesso aos históricos médicos e ao diagnóstico de cada paciente em outras unidades.

Assim, investir em sistemas de comunicação interna que permitam o registro de todas as questões discutidas de forma automática diminui as burocracias com a verificação dos dados. Além disso, possibilita um diagnóstico ou tratamento mais agilizado, múltiplo e preciso.

Marcação de consultas e exames online

Possibilitar o agendamento de consultas e exames de forma online permite a diminuição dos gastos com ligações telefônicas e ainda facilita o acesso dos pacientes aos serviços médicos, visto que muitas pessoas podem ter dificuldades em marcar essa visita durante o horário comercial.

Além disso, esse tipo de serviço reduz a fila de espera, permite a integração do sistema com outros softwares de gerenciamento, simplifica o adiamento ou transferência de atendimento e melhora o controle da agenda do médico.

Automação de mensagens

Os atrasos e cancelamentos podem causar diversos problemas durante o atendimento, provocando a superlotação do consultório ou atrapalhando o desenvolvimento das consultas seguintes.

Por outro lado, realizar inúmeras ligações para relembrar e confirmar as consultas agendadas pode ser bastante caro para as empresas. 

Isso sem contar o tempo necessário para que os funcionários realizem todos esses contatos e reagendamentos.

Assim, a utilização dos programas de gerenciamento de pipeline pode ser um grande aliado no processo de automação das mensagens, possibilitando também o envio de mensagens parabenizando os pacientes pelo aniversário. Dessa forma, contribui para o estreitamento da relação médico-paciente.

Outro grande aliado são as ferramentas de pagamentos recorrentes, que possuem a mesma função de uma máquina de cartão de crédito

Além de fidelizar os clientes, elas enviam uma mensagem automática para o cliente confirmando o pagamento. 

Essas formas de atenção são essenciais para fidelizar o cliente e garantir uma relação mais próxima, mas também contribuem para o lembrete de consultas e da importância do acompanhamento frequente.

Resumo

Todas as ferramentas tecnológicas têm como principal objetivo tornar o atendimento médico mais fácil e descomplicado, melhorando a qualidade do serviço e tornando as visitas mais agradáveis para os pacientes.

Muitas vezes esses investimentos são bastante acessíveis e possuem um retorno imediato, proporcionando uma grande economia de tempo e dinheiro, além de ser um diferencial competitivo muito importante. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Você pode se interessar por