Vício digital: você sofre desse mal? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde Tecnologia na Medicina

Vício digital: você sofre desse mal?

É fato que atualmente a tecnologia está presente em nossas vidas o tempo todo. Seja através de um smartphone em nosso bolso, que sacamos a todo momento para fazer alguma coisa e checar as novidades, de uma televisão a qual assistimos a uma gama de séries de TV, filmes e novelas, um computador o qual realizamos diversas tarefas ou jogando jogos em um console de vídeo game.

É inegável que ela torna a nossa vida muito mais prática e divertida: podemos organizar nossa agenda, realizar serviços bancários, nos comunicar com quem desejarmos não importando a distância, conhecer pessoas que talvez nunca tivéssemos a chance de conhecer se fosse depender do acaso, adquirir conhecimentos, fazer cursos, aprender novas línguas e habilidades, se divertir com jogos, trocar experiências e o que mais desejar. Porém, como tudo na vida, o excesso poderá trazer sérias consequências: uma pessoa pode sim se tornar viciada em tecnologia.   

Você já parou para pensar (e contabilizar) quanto tempo você ‘perde’ por dia atrás de uma telinha luminosa? Ou se você tem deixado as suas relações pessoais de lado? Ou até mesmo, afazeres importantes para ficar mais um tempinho conectado? Você se irrita ou fica agitado quando não há sinal de telefone ou internet? Consegue ficar quanto tempo longe de um artefato eletrônico? E totalmente ‘desconectado’?

Dependendo das suas respostas e reflexões aos questionamentos acima, você já pode ter ideia do seu grau de vício e dependência.

O uso exagerado da tecnologia pode trazer dificuldades de concentração em tarefas cotidianas, como andar na rua, conversar cara a cara com alguém, cumprir prazos e obrigações, e até dificuldades para dormir, pois é muito comum as pessoas se deitarem para dormir e ficar mexendo no celular até altas horas, atrapalhando a hora do descanso e acordando cansada no dia seguinte.

Tenha sempre em mente que: nada substitui uma boa interação‘ao vivo’ com um amigo e familiar, ou o cheirinho bom das páginas de um livro e a sensação de tocá-las e nem um bom passeio na rua, admirando as belezas naturais e as interações humanas. Portanto, reavalie seu relacionamento com a tecnologia, se vigie, se controle e se liberte! Não deixe que ela te impossibilite de ver a vida ‘ao vivo e a cores’!

Você pode se interessar por