Empresas de recrutamento para contratação de secretária - ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Empresas de recrutamento para contratação de secretária

O recrutamento e a contratação de uma secretária, que atenda a todas as exigências de um cargo, nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente, por se tratar de uma profissão de extrema importância para a gestão de consultórios, clínicas e hospitais.

Muito além de uma assistente administrativa, a secretária se torna uma parceira, oferecendo total apoio, inclusive na vida pessoal de seus gestores. Para isso, é necessário que ela seja multifuncional, discreta, domine a arte de se relacionar com pessoas e o principal: saiba se comunicar em todos os níveis de atendimento.

Encontrar uma pessoa, com essas características, pode levar tempo. Afinal, são muitas atribuições em uma só profissional. Mas, você sabia que existem empresas especialistas nisso? Pois elas realizam entrevistam, recrutam e facilitam a contratação de secretárias para muitas clínicas e consultórios.

O recrutamento e seleção de secretárias, realizado por outra empresa, funciona como uma consultoria. Não é o próprio Recursos Humanos (RH) da clínica que faz as entrevistas, mas uma empresa capacitada para isso. 

Acompanhe a leitura! Vamos te contar como funciona esse processo e como ele pode te ajudar!


Você também pode gostar:
9 dicas para contratar uma boa secretária


Diferença entre recrutamento e seleção

É importante ressaltar que o recrutamento e a seleção são processos distintos. No recrutamento, existe uma busca por profissionais que tenham potencial para a vaga em questão. Quanto maior a quantidade de candidatas, melhor será a seleção, uma vez que permitirá diversas opções para a escolha.

Na seleção, escolhe-se a melhor candidata dentre as já recrutadas para a vaga em aberto, a fim de unir suas habilidades aos pré-requisitos do cargo.

Todavia, não é tão simples quanto parece. Existem vários processos a serem seguidos para se encontrar a secretária ideal. E pensando nisso, foram criadas empresas que realizam tudo isso para facilitar o trabalho que a contratação pode trazer. É um ótimo investimento para quem não tem tempo para tal ou quer focar em outras prioridades.

Empresa especialista em recrutamento de secretárias

Esses especialistas em recrutamento são chamados de headhuntings, que, na tradução, significa “caçador de cabeças” e desempenha um papel estratégico dentro de cada organização. Antigamente, esses “caçadores” eram voltados apenas para posições gerenciais de uma empresa. Porém, com o passar do tempo, passaram a trabalhar na prospecção dos mais variáveis cargos, incluindo o de secretária. 

  • Como trabalha um headhunter?

Antes de mais nada, ele precisa saber qual perfil a empresa contratante quer para a vaga de recepção. A partir daí, a empresa contratada é responsável por encontrar a pessoa certa, que é encaminhada para um processo de entrevistas e avaliações.

  • E se nenhuma candidata corresponder à vaga?

Nesse caso, a empresa contratada segue na busca por uma profissional que preencha as solicitações. Mesmo sendo necessário realizar todo o processo, desde o início, novamente. 

  • Como é a avaliação dessa empresa?

Todo processo, do recrutamento à entrevista, consiste em uma avaliação minuciosa. Não só do currículo da candidata em si, mas também de seu comportamento físico e emocional. Algumas questão são levantadas: Essa candidata tem inteligência emocional? Sabe lidar com pessoas e gerenciar conflitos? Aprende com as situações que lhe são apresentadas?

Essas são apenas algumas de muitas análises. E com uma empresa voltada exatamente para o que você precisa, fica mais fácil tomar a decisão certa. 

Por que contratar uma empresa para realizar a contratação da minha secretária?

Para ter praticidade! Para deixar esse processo com quem realmente sabe fazer a escolha certa. Por que se arriscar em processos seletivos se você pode deixar o trabalho com quem encontra talentos de verdade? 

São inúmeras as funções de uma secretária. O ideal é buscar uma pessoa que reúna todas as habilidades necessárias, de maneira natural e simplificada.  Desse modo, você garante uma profissional preparada para administrar seu consultório, a agenda e tantas outras funções essenciais na vida de um profissional de Saúde

Nosso mundo é digital e a tecnologia facilita muito a vida de todos, contudo, também a torna impessoal. Lidar com o lado humano faz toda diferença, porque as tecnologias proporcionam bons resultados, claro! Mas, é preciso estar atento à comunicação humana e aos cuidados que ela exige.

Inegavelmente, ter um processo de recrutamento sólido torna mais fácil a contratação de uma profissional que atenderá todos os critérios exigidos pela sua empresa. Se acaso você está à procura de uma secretária e não sabe onde encontrar, busque esse modelo de empresa para te auxiliar.

e-book manual da atendente

Quer atender melhor os pacientes da recepção? Baixe nosso manual gratuito da atendente!

Você pode se interessar por