Como evitar erros no repasse médico | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como evitar erros no Repasse Médico?

O que de fato é prescrição digital?

O repasse médico representa a remuneração que a clínica/consultório faz ao profissional pelos serviços prestados, podendo acontecer, também, do profissional pagar ao estabelecimento, conforme o que for estabelecido entre as partes.

Durante este mês, o Blog da ProDoctor Software abordará detalhes do ProDoctor Corp., com o intuito de deixá-lo ainda mais informado acerca das várias funcionalidades do aplicativo. Dessa maneira, você poderá utilizá-lo com maior eficiência, tranquilidade e segurança.

Confira os seguintes tópicos:

  • O que é o repasse médico
  • Regras de repasse médico
  • Configurações
  • Como evitar erros no repasse médico
  • Contas médicas
  • Auditoria

Você também pode gostar:
A importância dos relatórios financeiros para a Clínica ou Consultório
Atendimento preferencial: como manter a qualidade?


O que é o repasse médico

Como dissemos no início, o repasse médico refere-se ao pagamento de honorários em um estabelecimento de saúde, seja uma clínica, policlínica ou consultório. Por exemplo: geralmente, nos convênios cujos contratos são firmados com a Pessoa Jurídica (convênio da clínica/consultório), o estabelecimento faz o repasse para o médico do valor que lhe é devido.

Em contrapartida, quando o contrato é feito com a Pessoa Física (convênio do médico), geralmente, o médico repassa ao estabelecimento uma parte dos valores recebidos, de acordo com o contrato feito entre as partes.

Regras de repasse médico

Para o consultor de Implantação Sênior da ProDoctor Software, Elizeu Zaquino Jr., “as regras de repasse médico  precisam ser bem claras e simples, conforme o que for possível de ser feito”. Segundo ele, a criação de normas muito complexas podem dificultar o trabalho de quem for o responsável por fazer o repasse.

Só para ilustrar: “Às vezes, a regra é tão complexa que torna muito difícil e até mesmo impossível utilizar uma ferramenta eletrônica, quer seja um software, quer seja uma planilha, para a automatização da tarefa”. Ele acrescenta: “Os cálculos de repasse, principalmente de regras muito complexas, estão sujeitos a erro, com grande margem”.

Configurações

O ProDoctor Corp. disponibiliza uma excelente ferramenta para fazer o cálculo do repasse de maneira correta, ágil e facilitada. Conforme Elizeu Zaquino Jr., realizar configurações nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. “Felizmente”, destaca, “o usuário do software tem à sua disposição a equipe de suporte do ProDoctor Corp., assim como da equipe de Consultoria e Implantação, que, além de auxiliar na configuração, também está sempre pronta para ajudar na utilização correta da ferramenta”.

Além disso, o ProDoctor Corp. fornece relatórios e os repasses estão integrados ao Controle Financeiro. Em outras palavras: após calcular o repasse médico, ele pode ser direcionado para o Contas a Pagar e o Contas a Receber.

Como evitar erros no repasse médico

8 dicas de como utilizar o computador durante a consulta

Com toda a certeza, o primeiro passo para evitar erros é não fazer o repasse médico de forma manual. Devido ao excesso de documentos em papel e os muitos cálculos exigidos, existe a possibilidade não só do erro, bem como de se perder documentos.

Portanto, enfatiza Elizeu Zaquino, é recomendável se utilizar uma ferramenta que faça o repasse, como é o caso do ProDoctor Corp., software de uma empresa com experiência e reconhecimento no mercado há mais de 25 anos.

Conforme afirmou, “para que isto seja possível, as regras de repasse adotadas pelas clínicas e policlínicas não devem ser extremamente complexas, a ponto de não se conseguir fazer a parametrização”. Todavia, ressalta que “você pode ter uma regra um pouco mais complexa, desde que esta seja parametrizável”.

Contas médicas

Depois disso, é importante ficar atento ao ponto de partida do repasse, que são as contas médicas. O repasse do ProDoctor Corp. calcula os valores a repassar, conforme as contas médicas lançadas. Então, é preciso se assegurar que isto foi realizado de maneira correta.

O consultor de Implantação Sênior da ProDoctor Software destaca ainda que é recomendável fazer diariamente a conferência nas contas médicas lançadas. Dessa forma, poderá se constatar “se o procedimento foi realmente o executado; se a quantidade também e se o profissional executante foi quem fez o procedimento”.

Auditoria

O ProDoctor Corp tem algumas ferramentas que facilitam a conferência diária, como, só para ilustrar, o relatório chamado Auditoria de Operação Diária. Com isso, esta conferência resultará também no faturamento correto das contas médicas.

Elizeu Zaquino resume: “A partir do momento em que você parametrizou, não vai ficar trocando regras, mas o trabalho da conferência das contas médicas é fundamental”. Segundo ele, “a execução do cálculo do repasse, com posterior envio do Contas a Pagar e do Contas a Receber, não é complexo”

Nesse sentido, enfatiza que “o ProDoctor Corp. traz uma facilidade no passo a passo”. Entretanto, adverte, “quem for operar o repasse deve conhecer bem a ferramenta e estar devidamente treinado pela equipe do ProDoctor Corp.”.

Resumo

Realizar o repasse médico é uma das rotinas do setor administrativo das clínicas/policlínicas e consultórios. Com toda a certeza, é de importância fundamental, uma vez que trata-se do salário dos médicos.

Para a realização da tarefa, o ProDoctor Corp. entra como um facilitador, em conjunto com outras rotinas operacionais, proporcionando segurança e, de certa forma, uma simplicidade nas ações. Além disso, ganha-se em termos de agilidade, tempo e economia.

Tudo isso, com o respaldo de uma empresa com reconhecimento no mercado de Saúde há 30 anos.

Você pode se interessar por