Como evitar atrasos dos pacientes - Blog ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como evitar atrasos dos pacientes

Você sabe como evitar atrasos dos pacientes? Sim, isso é possível! Imprevistos acontecem a qualquer um e a qualquer momento. Quem trabalha com horários agendados para atendimentos deve estar cansado de tomar os famosos ‘bolos’.

Você tem toda uma agenda planejada, horários apertados, aí um paciente atrasa. Consequentemente, a partir daí, o restante da sua agenda vai atrasar também. E existem aqueles que faltam aos agendamentos também e fica aquele horário vago na agenda. Às vezes consegue-se encaixar outro paciente no horário, às vezes não e aí pode acontecer o prejuízo. Afinal, o horário era para se estar trabalhando.

Os motivos que levam alguém a faltar um compromisso agendado são os mais variados possíveis. O paciente pode ter passado mal, perdido a hora ou teve que ir buscar o filho na escola. E o principal e talvez o mais comum: a pessoa esqueceu da consulta. Para os demais casos não há remédio, mas para o esquecimento há meios de tentar evitá-lo.

Como evitar atrasos dos pacientes?

Como evitar atrasos dos pacientes?

Lembretes!

O meio mais utilizado para lembrar ao paciente de sua consulta é a ligação telefônica. A secretária, às vésperas do agendamento, faz uma ligação ao paciente e confirma a presença do mesmo ao compromisso. Porém, podemos citar alguns contras dessa modalidade, como: altos custos com ligações telefônicas no mês, perturbação do paciente em momentos o qual ele não gostaria de receber ligações e sobrecarga de tarefa sobre a secretária (afinal ela ainda tem que atender ao telefone, realizar agendamentos, recepcionar os pacientes e por aí vai).

Outro meio de lembrar é utilizar o envio de emails aos pacientes. Não possui custo nenhum e é rápido, pois basta você ter uma conta de e-mail ativa, os endereços de emails de destino de seus pacientes, escrever uma mensagem padrão e enviar. Porém, como nem tudo são flores, podemos citar os contras: nem todo mundo tem ou sabe utilizar uma conta de e-mail, o endereço de e-mail não pode ter um errinho, pode cair na caixa de spams e o usuário deletá-lo impiedosamente e sequer desconfiar que um dia ele esteve ali.

Temos uma dica de como evitar atrasos dos pacientes!

Atualmente, um dos melhores meios de se lembrar um paciente sobre sua consulta agendada pode ser um SMS (a famosa mensagem de texto do celular). Sabe porquê? Não é invasivo, a pessoa lê a mensagem a hora que puder e quiser, independentemente da hora em que a recebeu. É barato e você ainda pode automatizar este processo, contratando serviços de envio ou utilizando de um software que faz este serviço para você.

Como é o caso do ProDoctor Corp e ProDoctor Plus, onde basta você conectar um modem 3G de sua operadora em seu computador, configurar a mensagem padrão desejada e selecionar quais os agendamentos de pacientes que devem receber o lembrete e pronto! Todos os pacientes em questão serão alertados de seus compromissos. Rápido, fácil, confiável e barato, apesar de se utilizar de um modem 3G, este processo não utiliza da internet para realizar o envio.

Se você parar para pensar, há muitas formas de se lembrar um paciente de uma consulta, mas é preciso cuidado, pois certos meios podem ser considerados invasivos e podem chatear seus pacientes. Para lhe ajudar também nesse desafio, fizemos um post sobre O que fazer para seus pacientes não faltarem as consultas. Você pode ter acesso a ele clicando aqui.

Você pode se interessar por