Gestão de Clínicas e Consultórios

Canvas para clínica: tudo o que você precisa saber

Canvas para clínicas médicas

Talvez você já tenha ouvido falar, mas é provável que ainda não saiba de fato o que é o método Canvas para clínicas médicas. Durante sua formação acadêmica, com toda a certeza, não teve aulas e nem tempo para saber mais sobre empreendedorismo. Todavia, agora que tem o seu próprio negócio, é importante não apenas conhecer, mas também aplicar o Business Model Canvas.

Seu trabalho é uma luta diária contra o tempo. Por isso, com o propósito de ajudá-lo a entender melhor o método, elaboramos este post. Assim, além de tirar dúvidas, poderá elaborar novos planos para o crescimento da empresa.


Aqui você encontrará abordagens sobre:

  • Software de gestão;
  • Networking;
  • O que é o método Canvas;
  • Como utilizar o Canvas em Clínicas Médicas;
  • A importância de ter um software de gestão.

A importância de ter um software de gestão

A importa^ncia de ter um software de gestão

Se acaso você quer ver o crescimento de sua clínica, com toda a certeza não poderá abrir mão de usar um software de gestão. Sem dúvida, a Tecnologia da Informação é um importante aliado para enfrentar uma concorrência cada vez mais acirrada.

Com um software de gestão, você não só reduzirá os custos da clínica, bem como melhorar a qualidade do atendimento. Além disso, também aumentará os lucros da empresa. Para que isto se concretize, veja os recursos tecnológicos disponíveis, a fim de viabilizar as ações e concretizar as metas. Entretanto, esteja alerta e escolha um software de gestão confiável, uma vez que esta ferramenta será fundamental para consolidar o processo.

Por que ter uma rede de relacionamentos?

Além dos seus conhecimentos científicos e habilidades necessárias para exercer a Medicina, também é importante que você se mantenha atualizado, a fim de enfrentar a concorrência e se tornar referência em sua especialidade.

Portanto, esteja sempre em contato com outros médicos. Além disso, é importante participar de congressos, seminários e eventos de sua área. Dessa maneira, aumentará o raio de ação sobre o qual pode interagir.

Ao mesmo tempo, estabelecerá uma rede de informação e trabalho. Como resultado, poderá não apenas disponibilizar sua imagem profissional, mas também disseminar os benefícios que os pacientes terão ao escolher sua clínica.

O método Canvas para clínica

Este modelo de planejamento estratégico foi criado pelo pesquisador suíço Alexander Osterwalder, que dedicou grande parte da vida trabalhando em métodos de empreendedorismo. Além de ter uma ótima ideia, ele sabia que para torná-la uma realidade e um negócio rentável, é necessário seguir à risca esta ferramenta.

Com a utilização do Canvas, o empreendedor consegue entender seus pontos fortes e fracos. Assim, é possível saber, de fato, onde atuar para alcançar as melhorias.

O Sebrae desenvolveu uma ferramenta online para ajudar você a moldar o seu negócio com o Canvas. Para acessar, clique aqui.

O método Canvas para clínica médica

O método Canvas para clínicas médicas não é um mero plano de negócios que, pelos seus detalhes, demandaria muito mais tempo para ser implementado. Por outro lado, pelo seu dinamismo, ele apresenta facilidade de compreensão e de execução.

Antes de mais nada, na Proposta de valor, defina o diferencial de sua clínica médica, a fim de ressaltar os seus pontos fortes. Desse modo, os pacientes criarão em seu imaginário uma expectativa bastante favorável sobre a clínica.

Cadastro de clientes

Em seguida, cadastre os pacientes que formarão o seu Segmento de clientes. Mantenha atualizado o cadastro do seu público-alvo. Além disso, procure conhecer e cativar cada um deles. Não basta apenas preencher o nome do paciente, mas também ter em mãos dados capazes de facilitar e agilizar o pós-atendimento.

Nesse sentido, é importante ter cadastrados dados como, por exemplo, faixa etária, classe econômica e a idade, dentre outros.

Em resumo, você precisa definir estratégias para não só atrair, mas também converter e fidelizar seus pacientes/clientes.

Como divulgar sua clínica?

Posteriormente, analise com atenção a forma que utilizará para alcançar seus pacientes. Assim que mapear onde se encontram, escolha a melhor opção. Por exemplo: via redes sociais, por e-mail ou telefone. Além de optar pelo melhor caminho, não se esqueça de estudar os custos da operação.

Com o olho nas finanças

Controle de finanças: Canvas para clínica

O método Canvas para clínicas médicas proporciona um cuidado especial com os negócios. Nesse sentido, você precisa definir como sua clínica terá entradas financeiras. Primeiramente, estude a possibilidade de alugar uma ou mais salas para outros profissionais.

De acordo com o que decidir, então, saberá de onde sairão seus rendimentos. Se acaso não alugar, poderá contar apenas com o seu trabalho, recebendo tanto pelas consultas quanto pelos procedimentos e/ou cirurgias.

Tenha sempre em mente: a clínica médica é um negócio como outro qualquer. Portanto, precisa sobreviver no mercado. Por isso, precisa gerar receita. No momento em que seus passos são validados, você caminha para se sustentar. Assim, suas propostas tornam-se viáveis.

Fontes de recursos

A fim de que o processo seja iniciado, é importante listar e verificar tudo o que é necessário para a clínica funcionar. Dessa forma, faça um mapa abrangendo todas as salas, com todos os equipamentos que serão utilizados, não apenas por você, mas também pela secretária e demais colaboradores. Ao mesmo tempo, liste desde materiais, como por exemplo papeis, até o uso da energia elétrica.

Procedimentos da clínica

De maneira idêntica, faça uma lista a fim de mostrar detalhadamente como prestará seus serviços. Por exemplo: explique a forma como realizará cada procedimento, bem como identifique as salas disponíveis para atender os pacientes com os seus respectivos equipamentos.

A importância das parcerias

A importância das parcerias

É importante estabelecer parcerias, que de tal forma podem ajudá-lo na abertura do negócio. Faça uma relação com nomes de pessoas e empresas, pois dessa forma visualizará melhor as atividades em que se encaixam para entregar sua proposta de valor.

Gestão de custo

Os gastos de sua clínica devem ser gerenciados racionalmente. Ou seja, com a utilização inteligente dos recursos. Assim, será possível identificar oportunidades para investir e aumentar os lucros da clínica. Para que isto aconteça, primeiramente, faça uma lista com todos os gastos, como por exemplo, materiais, contas mensais, mão de obra, impostos e aluguel, dentre outros.

Ao mesmo tempo, relacione todas as atividades relevantes para o bom funcionamento do empreendimento. Assim, saberá quanto está gastando para conseguir manter o negócio. De fato, é importante entender os princípios de uma boa gestão de custos, uma vez que terá influência direta na sua margem de lucro.

Conclusão

Com toda a certeza, agora você dispõe agora de excelentes informações sobre o método Canvas para clínicas. Depois que suas dúvidas foram esclarecidas, o importante é estar atento ao acompanhamento de sua estratégia, a fim de conferir as ações. Assim, poderá conferir os acertos e corrigir possíveis erros.

Você pode se interessar por