Benefícios da Tecnologia na Saúde - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Benefícios da Tecnologia na Saúde

beneficios da tecnologia na saude

Os benefícios da tecnologia na Saúde estão presentes desde a prevenção e o diagnóstico de doenças até o tratamento e a reabilitação. Palavras como, por exemplo, telemedicina e inteligência artificial, cada vez mais delineiam um cotidiano fantástico que, entretanto, jamais prescindirá da relação médico-paciente.

Com o propósito de colocá-lo a par desta realidade, elaboramos este post. Nele você conhecerá detalhes sobre:

  • Telemedicina
  • Aplicativos
  • Robótica
  • Reabilitação
  • Software de gestão

Telemedicina

Telemedicina destaca-se como uma das mais importantes ferramentas disponibilizadas pela Internet. Sua utilização permite, com agilidade, o acesso dos pacientes aos médicos e provedores do setor de Saúde. Dessa forma, proporciona melhoria e desenvolvimento nos processos clínicos e assistenciais dos serviços.

Sua utilização possibilita, por exemplo, diminuir os custos operacionais. Assim, evita o desperdício de recursos e, em tempo real, coloca profissionais de regiões diferentes e distantes para trocar informações sobre diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.


Leia também:
Telemedicina: uma nova forma de atendimento ao paciente.


Aplicativos

beneficios da tecnologia na saude

Esta é uma realidade que evolui rapidamente, pois os médicos cada vez mais se rendem aos benefícios da tecnologia na Saúde. Com os aplicativos, os profissionais acompanham de forma dinâmica e em tempo real o tratamento de seus pacientes.

A Medicina Móvel (mHealth) estreita o relacionamento médico-paciente. Com toda certeza, os smartphones caminham para se transformarem em aliados inseparáveis da conduta médica no tratamento de casos crônicos.

Com agilidade, os softwares armazenam tanto as informações dos pacientes quanto a evolução do diagnóstico clínico. Disponibilizam, por exemplo, desde a realização de exames e receituário, até a evolução do quadro clínico.

Os aplicativos ajudam não só os médicos, mas também seus pacientes. Só para ilustrar, muitos softwares permitem ao profissional manter contato online com o paciente. Dessa maneira, tem em mãos as informações acerca das suas condições de saúde e de sua resposta ao tratamento. Então, caso seja necessário, poderá rever a medicação.


Leia também:
 Avanços tecnológicos na Medicina


Robótica

beneficios da tecnologia na saude

Em um clima de ficção científica, médicos e pacientes contam com os benefícios da tecnologia na Saúde. Nas salas de cirurgia, a robótica entrou definitivamente em cena em todo o mundo para auxiliar no tratamento de diversas patologias.

Com a assistência de robôs superprecisos, os médicos efetuam movimentos de 360 graus nos instrumentos cirúrgicos. Assim, reproduzem dentro do corpo humano as manobras estabelecidas nas cirurgias abertas.

Os benefícios apresentam inúmeras vantagens sobre a cirurgia convencional. Por exemplo: menos sangramento, redução do trauma para o paciente, com cicatrizes menores e recuperação mais rápida, e maior segurança. Com a agilidade na recuperação, consequentemente há uma queda na ocupação de leitos dos hospitais e o paciente ainda corre um risco menor de contrair alguma infecção.

Além disso, a cirurgia robótica diminui a fadiga que os médicos sofrem durante os procedimentos tradicionais, que podem durar várias horas.

Em resumo: a evolução tecnológica tem proporcionado a cura para doenças tidas como letais, além de salvar vidas em operações de alta complexidade.

Robótica no Brasil

Centenas de sistemas DaVinci e Zeus encontram-se instalados em hospitais em todo o planeta. No Brasil, a robótica já marca forte presença, como, por exemplo, no Hospital Israelita Albert Einstein, no Hospital A. C. Camargo Cancer Center, no Hospital Sírio-Libanês, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (todos em São Paulo), no Hospital São Lucas (Rio de Janeiro) e na Rede Mater Dei de Saúde, em Belo Horizonte.

Dentre as especialidades médicas, a maior utilização da cirurgia robótica tem sido na Ginecologia, como por exemplo, nos casos de endometriose já estendida para outros órgãos, na Urologia e Gastrocirurgia (cirurgias para diverticulite, câncer de pâncreas, de intestino ou estômago).

Exoesqueleto

beneficios da tecnologia na saude

Um dos maiores e mais recentes exemplos de benefícios da tecnologia na Saúde é o exoesqueleto. A história de Thibaut, que não quer ter seu sobrenome divulgado, é fantástica.

Ele era oculista antes de cair de uma altura de 15 metros há quatro anos. Foi submetido a uma cirurgia na qual foram colocados dois implantes na superfície de seu cérebro, cobrindo parte dos órgão que controla o movimento. Sessenta e quatro eletrodos instalados em cada um dos implantes leem a atividade cerebral, direcionando as instruções para um computador colocado próximo dele.

Como resultado, ele consegue mover seus quatro membros paralisados graças ao auxílio de um exoesqueleto controlado por sua própria mente.

Confira como foi possível um tetraplégico mover seus braços e pernas.

Reabilitação

beneficios da tecnologia na saude

Os benefícios da tecnologia na Saúde também estão presentes na reabilitação. Sem dúvida, a utilização de aplicativos e de equipamentos no tratamento de pacientes com lesões, fraturas e doenças degenerativas tem alcançado bons resultados. Confira aqui o projeto “Análise Morfofuncional e Percepção do Processo de Envelhecimento em Idosos Participantes de Treinamento Funcional com Realidade Virtual“.

Além disso, os benefícios da tecnologia abrangem a recuperação muscular de atletas, antes e depois dos treinos. Como, por exemplo, através da crioterapia e da eletroterapia, que lhes permitem eliminar mais rapidamente dores e fadigas. Dessa maneira, conseguem melhorar o desempenho esportivo.

Software de gestão

beneficios da tecnologia na saude

Com todos os processos interligados, um bom software de gestão agiliza o trabalho diário de um estabelecimento de saúde. Todo o passo a passo do paciente é monitorado. Antes de qualquer coisa, a agenda eletrônica facilita a vida da secretária, que registra e faz a checagem de seus dados.

Enquanto isso, o prontuário e os exames são visualizados em tempo real pelo médico.

Se acaso o profissional faz o pedido de um medicamento, imediatamente a farmácia faz a liberação, ao mesmo tempo em que o setor de Enfermagem recebe a notificação e a conta pode ser encaminhada para o plano de saúde ou para o paciente.

Assim, ganha-se tempo, economiza-se papel e gastos com material, além de organizar e otimizar os processos administrativos. Tanto na requisição de materiais, quanto na vida financeira do estabelecimento de saúde.

Resumo

Os benefícios da tecnologia na Saúde são incontáveis, podendo ser exemplificados em todas as especialidades. Como resultado, os médicos cada vez mais aderem às novidades que surgem em velocidade espantosa. Entretanto, sem abdicarem da importante relação humana com seus pacientes.

Você pode se interessar por