Aplicativos para médicos e pacientes Destaque Gestão de Clínicas e Consultórios

Qual o melhor aplicativo para consultório médico

Qual o melhor aplicativo para consultório médico?

Medicina e Tecnologia caminham juntas. Entretanto, muitos médicos têm dúvidas, principalmente uma, que é recorrente entre eles: afinal, qual o melhor aplicativo para consultório médico? Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha, destacamos alguns pontos importantes.

Defina suas necessidades

Antes de qualquer coisa, defina as reais necessidades do usuário. Assim, procure identificar qual o aplicativo que melhor atenderá suas necessidades. Também é necessário ver como é possível adaptar-se ao que o software oferece.

Por exemplo, talvez fazendo alterações na rotina operacional. Sob o mesmo ponto de vista, responda: Você vai realizar o faturamento médico ou terceirizar o serviço? Quantos usuários usarão o aplicativo? Além disso, você deseja acessar sua agenda e prontuário fora do consultório? Quanto pretende investir? Vai querer um software local ou em nuvem?

No momento em que tiver as respostas poderá, então, pesquisar as opções existentes no mercado.

Software customizado

Software customizado

O software customizado é desenvolvido exatamente como o usuário deseja e geralmente é utilizado por ele em sua clínica. Contudo, é ruim, uma vez que não tem garantia de atualização. Além disso, geralmente é feito por um profissional liberal, e não por uma empresa. Dessa forma, podem acontecer problemas como, por exemplo, o profissional desenvolvedor não disponibilizar mais suporte.

Acima de tudo, lembre-se: pode não existir um software que atenda todas as necessidades e preferências do usuário, por isso é importante pesquisar com calma todas as soluções disponíveis para encontrar aquela que melhor se adequa.

Investimento e preço do aplicativo para consultório médico

Com toda a certeza, é preciso economizar. Todavia, cuidado para não se deixar levar pelo “menor preço”, uma vez que “o barato pode sair mais caro”.

Apenas para ilustrar: optar por um software porque seu preço é menor do que outro com qualidade melhor pode resultar em dores de cabeça!


Leia mais: Software gratuito x Software pago


Funcionalidades do aplicativo

É importante não apenas conferir todas as funcionalidades disponibilizadas, como também ter certeza de que atenderão suas necessidades. Mas, não pense apenas nos dias de hoje, uma vez que a tecnologia muda, bem como as necessidades se transformam.

Dessa maneira, tenha ao seu lado um profissional da área tecnológica, para escolher o melhor aplicativo para consultório médico.

Além disso, é muito importante o cliente receber uma apresentação do software online ou presencial, se possível, a fim de conhecer suas funcionalidades.


Saiba mais: 10 coisas que um bom software de gestão precisa ter


Credibilidade da empresa

A fim de evitar ser lesado com propaganda enganosa, analise, primordialmente, a idoneidade da empresa. Não só procure saber há quanto tempo está no mercado, como também se tem uma imagem de respeito e segurança.

Em princípio, o reconhecimento público de uma empresa é atestado pelos anos de atuação no mercado. Do mesmo modo, pelo número de usuários de seus produtos e pela satisfação dos usuários.

Por isso, pesquise nos canais disponíveis na internet a conceituação da empresa. Confira se acaso existem reclamações contra ela. Verifique tanto os motivos quanto as respostas dadas para os problemas apontados. De maneira idêntica, observe se ela é atenciosa e se, de fato, concede a merecida importância para seus clientes.


Conheça a ProDoctor Software


Facilidade de uso

Tenha total conhecimento do software. Assim, o melhor aplicativo para consultório médico deve ter, antes de qualquer coisa, facilidade de uso. Com uma interface amigável ao mesmo tempo simples e intuitiva, você terá rapidez em todas as ações. Consequentemente, não só ganhará tempo, como também não terá interrupções na jornada.

Portanto, opte por um aplicativo que permita inserir sem erros as informações necessárias de maneira ágil. Dessa forma, acessará com poucos cliques qualquer informação que precisar.

Suporte e Treinamento

Com toda a certeza, você quer ter tranquilidade para se dedicar às consultas. Portanto, verifique como é oferecido o sistema de suporte e treinamento. Só para ilustrar: saiba seu horário de atendimento, os dias da semana e a disponibilidade da empresa.

Dessa maneira, é importante verificar se ela disponibiliza suporte técnico ilimitado, além de utilizar a tecnologia de acesso remoto. Com efeito, o método proporciona total satisfação e aprovação de seus clientes, uma vez que você pode solicitar o suporte via chat, e-mail e telefone.

Tanto abrangendo os casos mais complexos, através de chat e telefone, quanto em casos mais simples, como, por exemplo, as dúvidas sobre a realização de um backup.


Leia também: Gestão de consultórios: tudo o que você precisa saber


Em síntese: a empresa com o melhor aplicativo para consultório médico deve ter uma equipe específica, que conheça em detalhes o software. Tanto para treinar os clientes, quanto para realizar apresentações para os usuários mediante agendamento. Assim, poderão utilizar o programa com eficiência total.

Segurança das informações no consultório médico

Segurança de dados no aplicativo para consultórios

O melhor aplicativo para consultório médico deve proporcionar segurança para todas as informações cadastradas dos pacientes. Não só com os históricos médicos, mas também com os dados administrativos. Da mesma forma, deve resguardar sua privacidade sob rigoroso sigilo.

Em contrapartida, o acesso aos dados somente será permitido mediante senha e login. Consequentemente, a proteção e a confidencialidade estarão sob a responsabilidade dos profissionais do consultório.

Portanto, as informações contidas no aplicativo estão bem protegidas.

Os acessos às informações são garantidos por diferentes níveis de permissão, configuráveis para cada usuário do sistema, que podem tanto acessar dados de pacientes, quanto as informações administrativas e financeiras. A proteção e a confidencialidade ficam sob a responsabilidade dos gestores do consultório.

Evolução tecnológica permanente

Cabe ao médico gerenciar e atualizar os dados da anamnese dos pacientes. Esta é uma forma segura e ágil, proporcionada pela tecnologia, com o propósito de evitar possíveis erros, como por exemplo a prescrição indevida de medicamentos.

O melhor programa para consultório médico deve acompanhar a evolução tecnológica. Desse modo, suas funcionalidades e ferramentas devem ser aperfeiçoadas a cada nova versão, além de se adequar às necessidades dos usuários. Portanto, procure saber se a empresa usa os mais modernos recursos existentes no mercado.

Melhoria no atendimento do consultório médico

O aplicativo para consultório médico deve ser ágil. Dessa maneira, o médico terá disponível toda a anamnese do paciente.

Além disso, deve disponibilizar também um módulo financeiro para organizar a entrada e saída de recursos.

Fluidez e qualidade no atendimento. Com toda a certeza, isto resultará em economia, redução da papelada, ganho de tempo e a satisfação dos pacientes.

Conclusão

Escolher o melhor aplicativo para consultório não é uma tarefa fácil. Entretanto, com as dicas acima, você certamente chegará logo na melhor solução. Reveja atentamente o passo a passo!

Você pode se interessar por