O que é SLA e como ele impacta a sua clínica? | Blog ProDoctor
Tecnologia na Medicina

O que é o SLA do seu software médico e como ele impacta nos resultados da sua clínica?

mãos no teclado e um teste de velocidade projetado simbolizando o SLA

Quando compramos um produto ou contratamos um serviço, firmamos uma relação de confiança com o fornecedor. E para que esta confiança se mantenha, as expectativas em relação ao desempenho precisam ser minimamente contempladas. Para que isso ocorra, temos o Acordo de Nível de Serviço, mais conhecido como SLA –  Service Level Agreement.

Da mesma forma, quando uma clínica opta por um software médico, a ferramenta precisa atender às necessidades do negócio. Só assim o cliente ficará satisfeito e terá sucesso nas atividades que dependem do bom funcionamento do software. 

Quer entender melhor o que é SLA e como ele impacta o resultado da sua clínica? Então, continue lendo este post.

O que é SLA?

SLA é a sigla para “Service Level Agreement”, que, em português, significa Acordo de Nível de Serviços.

Usando o exemplo que falamos no início, quando uma clínica contrata um sistema médico, está contratando um software como um serviço. O desempenho que a clínica espera que este software tenha na clínica é o “nível de serviço”.

Logo, existe um Acordo de Nível de Serviço entre a empresa desenvolvedora do software e o cliente, ou seja, um SLA. Cabe ao prestador do serviço assegurar o melhor nível possível.

Qual a diferença entre SLA e KPI?

Quando falamos de performance e desempenho, podemos confundir o Acordo de Nível de Serviços (SLA) com os indicadores-chave de performance (KPIs).

Sim, eles estão relacionados, mas são diferentes. Aliás, podemos dizer que os KPIs dependem de um bom SLA.

O SLA tem o foco no presente e no futuro. Já os KPIs são métricas que analisam o que já aconteceu e verificam se a estratégia está indo no caminho certo.

|Leia também: KPIs para clínicas e consultórios.

Por que o SLA é importante em um software médico?

SLA e resultados da clínica: profissional da saúde fazendo cálculos e anotações. Fim da descrição.

No caso dos softwares e aplicativos, o SLA está diretamente ligado à estabilidade do serviço. Por exemplo, quanto menos ele cai ou fica fora do ar, mais alto é o seu SLA. 

Dessa forma, quando o SLA de um software médico não é bom, a empresa desenvolvedora não é a única que sofrerá consequências. A própria clínica terá prejuízos, pois precisará aumentar os custos e recursos do próprio negócio devido à baixa performance do sistema.

Além de desempenho, o SLA também se relaciona com a qualidade do serviço que é prestado ao cliente, em um nível mais amplo. 

É o caso da rotina do atendimento, em que existem várias demandas que podem surgir ao mesmo tempo. 

Ter um setor de suporte eficiente e bem preparado, que sabe qual é a prioridade de cada cliente, é essencial para garantir um bom nível de serviço. Ou seja, garantir que tudo funcione bem.

Confira as consequências de um SLA baixo

Se você fizer uma busca rápida no ReclameAqui, verá que muitas empresas de softwares médicos estão lotadas de queixas relacionadas ao travamento de sistema, sistema fora do ar, lentidão no atendimento ou não resolução de problemas.

Isso mostra que essas empresas não estão legitimamente preocupadas com o Acordo de Nível de Serviços, ou seja, com o SLA, causando transtornos frequentes para o cliente, quando ele mais precisa.

Problemas como esses podem inviabilizar ou dificultar muito o bom funcionamento do consultório ou da clínica.

Com um sistema fora do ar, a secretária não consegue agendar uma consulta, o médico não consegue acessar um prontuário.

Para a clínica, as consequências de um SLA baixo são problemas operacionais, perda de tempo e retrabalho.

E mais: um sistema travado inviabiliza fazer uma evolução do paciente, emitir uma prescrição médica, fazer agendamentos e até mesmo lançamento de contas. Uma grande dor de cabeça, principalmente se acontece com certa frequência.

Tudo isso afeta a satisfação do cliente, reduz o resultado financeiro e ainda põe em risco a reputação do seu estabelecimento.

O SLA da ProDoctor com os seus clientes

Para nós, da ProDoctor, o SLA está definido como o tempo que o nosso sistema fica funcionando do jeito esperado, sem cair, sem travar. 

Levamos isso muito a sério! Por isso, investimos não apenas na tecnologia em si, mas também dimensionamos as equipes e a nossa infraestrutura para oferecer exatamente o nível de serviço que queremos oferecer ao cliente.

Trabalhamos hoje com um SLA acima de 99%, isto é, estamos no ar em mais de 99% do tempo, dentro das 24 horas do dia (não apenas nas horas úteis), com o sistema se comportando da maneira como deve ser: sem qualquer falha, instabilidade ou lentidão.

Esse já é um nível altíssimo, mas o nosso objetivo é melhorar cada vez mais. 

Por isso, o nosso processo está cada vez mais ágil e eficiente. Todo o time da ProDoctor está voltado a entregar o melhor resultado.

Estamos sempre prontos para identificar qualquer falha e implementar a melhoria o mais rápido possível e da maneira mais assertiva.

Dessa forma, melhoramos cada vez mais o nosso SLA e nos aproximamos dos 100%.

Proteja sua clínica médica com um software de altíssimo SLA

SLA e performance: profissional da saúde manuseia um smartphone. Fim da descrição.

Quando a empresa desenvolvedora do software médico tem um bom SLA, a sua clínica fica protegida de prejuízos, e os seus gestores, de dores de cabeça.

Em 2023, a ProDoctor Software completa três décadas no mercado de Saúde Digital. Chegamos até aqui fazendo escolhas que miram o futuro, inovando, sendo ágeis, gerando valor de verdade.

Nosso time é estimulado a pensar de forma crítica, a fugir do óbvio para resolver questões complexas. Assim, entregamos soluções criativas e inovadoras.

O nosso setor de suporte é orientado a resolver o problema na hora. Assim, nosso nível de atendimento se mantém num patamar muito mais elevado que o da concorrência.

Com um SLA próximo de 100%, a ProDoctor Software protege a sua clínica de prejuízos, pois oferece não apenas uma alta performance nas suas soluções, mas também um atendimento de qualidade, em todas as etapas, e um suporte humanizado e capacitado, em horário estendido.

Tenha um software médico com um altíssimo SLA e garanta melhores resultados na rotina da sua clínica! Fale agora mesmo com um de nossos consultores e encontre a solução perfeita para a sua clínica ou consultório. 

Você pode se interessar por