Dia do Oftalmologista: homenagem ProDoctor | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dia do Oftalmologista: aqui está a nossa homenagem

oftalmologista

O Dia do Oftalmologista é comemorado em 7 de maio como forma de relembrar a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, que ocorreu em 1930. A data tem como objetivo homenagear o profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular.

Em 1968, o Dia do Oftalmologista foi oficializado no estado de São Paulo pelo deputado e oftalmologista Antônio Salim Curiati. Mas foi somente homologada oficialmente em 1986 em todo o Brasil, quando o então ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki, editou a portaria nº 398. Neste dia também se comemora o Dia Nacional da Saúde Ocular.

Com este post, a ProDoctor Software externa seus cumprimentos a todos os oftalmologistas, trazendo para sua leitura um pouco da profissão, a partir de suas origens e sua atuação no Brasil. Também daremos dicas de aplicativos voltados para estes profissionais.

A saúde ocular no Brasil

A perda da visão afeta seriamente a qualidade de vida e a saúde mental das pessoas. Mesmo assim, um quarto dos brasileiros não vai ao oftalmologista, segundo pesquisa do Datafolha.

O IBGE calcula que há 35 milhões com algum problema ocular no País. Desses, 600 mil são cegos.

O glaucoma é a segunda causa de cegueira no Brasil, afetando 900 mil brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a , o Brasil apresenta uma triste realidade, com quase 1,2 milhão de cegos dos quais 60%, ou 700 mil pessoas poderiam ter sua condição evitada ou revertida caso tivessem consultado com um Oftalmologista.

Ainda conforme a entidade, Em 80% dos casos, a visão poderia ter sido preservada. Daí a importância de se realizar consultas periódicas e exames preventivos.

É indicado que a primeira consulta seja feita entre 3 e 4 anos de idade. A partir daí, o médico poderá avaliar a periodicidade adequada para cada caso.

Ao chegar à fase adulta, é ideal visitar o oftalmologista anualmente. A frequência pode ser maior caso haja histórico familiar de doenças oculares ou sintomas que indiquem alguma alteração na visão.

Contudo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, 10% dos entrevistados alegaram nunca terem realizado uma consulta oftalmológica, percentual que chega a 21% entre a população de 18 a 24 anos.

Os impactos da pandemia na saúde ocular

O distanciamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, aumentou o tempo de exposição de telas para pessoas de todas as idades.

Porém, esse não foi o único problema. Um monitoramento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), entre 2019 e 2020, mostrou que houve uma queda de 34% nos atendimentos oftalmológicos.

Mesmo com a flexibilização, a procura por consultas e exames oftalmológicos seguiu baixa, conforme levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Em 2021, percebeu-se uma tendência à recuperação. Entretanto, o volume de consultas permanece baixo se comparado ao período pré-pandemia.

Para se ter uma ideia, somente na rede pública, o primeiro semestre de 2019 registrou mais de 5,2 milhões de consultas oftalmológicas. O mesmo período, em 2021, contabilizou 4,8 milhões.

O Dia do Oftalmologista ressalta a importância de se fazer uma consulta periódica ao especialista ocular, uma vez que apenas através dela é possível identificar e prevenir uma série de problemas relativos à visão.

|Leia também: Dia Nacional do Deficiente Visual | Dia Mundial da Visão

O que faz um oftalmologista?

O Dia do Oftalmologista tem como objetivo celebrar o trabalho do profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. Em outras palavras, é o médico especialista na visão humana.

O profissional da Oftalmologia é responsável por diagnosticar qualquer problema de visão que podemos apresentar durante a vida, e prescrever exames para evitar outros.

Aqui estão os principais diagnósticos que o oftalmologista realiza:

  • miopia;
  • hipermetropia;
  • astigmatismo;
  • presbiopia (vista cansada);
  • catarata;
  • glaucoma.

O oftalmologista está capacitado para analisar o melhor tratamento a ser feito, assim como a realizar o acompanhamento dos pacientes que necessitam de algum tipo de cirurgia.

Além disso, faz a receita tanto de óculos de grau, quanto para o uso das lentes de contato.

Com o intuito de trabalhar como oftalmologista, é preciso graduar-se no curso superior de Medicina. Em seguida, se especializar na área de Oftalmologia. todo o processo leva cerca de uma década.

Então, os profissionais oftalmologistas poderão seguir carreira trabalhando não apenas em clínicas privadas especializadas na visão humana, como também em hospitais e clínicas públicas.

Dados demográficos dos oftalmologistas no Brasil

De acordo com a Demografia Médica Brasileira (USP, 2023), existem 17.967 especialistas, sendo 15.579 indivíduos com título em Oftalmologia. Isso corresponde a quase 8 especialistas por 100 mil habitantes no Brasil.

Nesta profissão, atualmente, existem mais homens (57,2%). A média de idade é de 48 anos, sendo que 29,1% têm 55 anos ou mais.

A região com mais oftalmologistas é o Sudeste, que detém 51,3% dos especialistas. A segunda é o Nordeste, com 19,8%.

A grande maioria (56,5%) está concentrada nas capitais.

O primeiro oftalmologista brasileiro

Formado em 1813 pela Escola Colonial de Medicina, Francisco Álvares Machado de Vasconcellos é reconhecido como o primeiro oftalmologista brasileiro.

Fundada por médicos militares portugueses, a instituição em que se graduou tinha como objetivo principal de formar cirurgiões para o Exército Brasileiro.

Francisco nasceu em 1791 e faleceu em 1846, tendo trabalhado em diversas cidade, como por exemplo, Itu, Porto Feliz, São Paulo e Campinas.

Quando surgiu a Oftalmologia?

O Dia do Oftalmologista é uma ótima data para relembrar as origens desta especialidade, não é mesmo?

A Oftalmologia é considerada a primeira das especialidades médicas. Ela tem suas raízes no Antigo Egito.

Entretanto, a prática clínica começou com os gregos, com Hipócrates e seus alunos realizando minuciosos estudos sobre as doenças oculares.

Existem relatos de cirurgias de catarata sendo realizadas no século 16.

Contudo, o verdadeiro surgimento da profissão foi registrado apenas em 1850, quando o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio.

Este aparelho permite examinar o interior do globo ocular e foi fundamental para o desenvolvimento da Oftalmologia.

Quer organizar o seu consultório de oftalmologia? A gente te ajuda!

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Uma das principais entidades representativas, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) congrega cerca de 8 mil oftalmologistas do Brasil e do exterior.

Foi fundada em 6 de setembro de 1922 e, em sua página na internet, destaca os objetivos da instituição:

  • Fomentar a pesquisa e o estudo da Oftalmologia.
  • Zelar pela ética profissional.
  • Lutar pela defesa, regulamentação e fiscalização do exercício da especialidade.
  • Promover campanhas educativas e de esclarecimento público sobre temas de higiene e saúde oculares,.
  • Promover eventos, como sessões científicas, cursos, jornadas, simpósios, congressos.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Em 1941 foi fundado o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), associação científica e cultural reunindo os oftalmologistas.

Sediado em São Paulo, é filiado à Associação Médica Brasileira (AMB), à Associação Pan-Americana de Oftalmologia (APAO) e ao International Council of Ophthalmology (ICO).

Além disso integra a International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).

Conforme descreve em seu site, “o CBO tem como missão fundamental a promoção da saúde visual e ocular da população. Para atingir essa meta, o Conselho desenvolve várias ações em defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas e também na defesa de suas prerrogativas profissionais”.

Orgulho nacional

Você sabia que o Brasil é tido como referência internacional em Oftalmologia? O reconhecimento se dá, principalmente, por conta dos tratamentos de retina e transplantes de córnea.

Além disso, temos diversos profissionais entre os melhores do mundo. Mais um motivo de homenagem neste Dia do Oftalmologista!

Desafios futuros para os oftalmologistas

A Oftalmologia é uma das áreas da Medicina que mais tem evoluído. Por conseguinte, é uma das profissões que apresenta mais atualizações tecnológicas.

Dessa maneira, tais avanços contribuem de forma decisiva para a precisão e a qualidade do diagnóstico e tratamento de diversos problemas e enfermidades oculares.

Entretanto, existem alguns desafios enfrentados pelos oftalmologistas brasileiros.

O portal Academia Médica elenca o custo alto dos aparelhos e a conquista e a fidelização de pacientes como os principais desafios na área oftalmológica no Brasil.

Já a revista Universo Visual, em sua página na internet, enumerou algumas tendências que impõem desafios aos oftalmologistas.

Entre as principais tendências da oftalmologia, podem-se destacar: prontuário inteligente focado para o oftalmologista, receita digital, relatórios médicos automatizados e Chat GPT.

|Leia também: Congressos de Oftalmologia para as tendências do mundo.

Softwares e aplicativos para oftalmologistas

1- ProDoctor (software de gestão)

O sistema de gestão para clínicas ou consultórios de oftalmologia é uma solução tecnológica indispensável para quem quer ter um negócio de sucesso.

A solução é totalmente unificada, ou seja, não faz integração com terceiros, o que garante a segurança dos seus dados e dos seus pacientes.

Com o ProDoctor você pode gerenciar facilmente:

  • a sua agenda médica,
  • armazenar os prontuários eletrônicos dos pacientes e assiná-los digitalmente,
  • fazer prescrições eletrônicas,
  • gerenciar o estoque da clínica,
  • simplificar o seu faturamento;
  • administrar o financeiro e
  • obter insights em tempo real através de relatórios e dashboards gerenciais.

Você ainda pode solicitar recursos poderosos, como:

  • serviço de confirmação de consultas, que tem uma taxa de resposta de até 90%;
  • plataforma de Telemedicina que é case de sucesso da Amazon AWS;
  • registros de prontuário eletrônico do paciente com assinatura digital e muito mais.

Com nossos treinamentos acessíveis e suporte eficiente e em horário estendido, você pode se concentrar no que é mais importante: cuidar dos seus pacientes, enquanto nosso software cuida do resto.

Ainda não se convenceu? Então, leia e descubra como escolher um software de gestão para a sua clínica de oftalmologia.

2- ProDoctor Medicamentos

ProDoctor Medicamentos é um aplicativo de referência no mercado brasileiro para consulta de bulas, genéricos, similares etc.

De acordo com a farmacêutica Rafaela Nassif, umas das responsáveis pelo aplicativo, na ProDoctor, “o principal diferencial do Medicamentos é a forma como são mostradas as informações importantes. Elas são exibidas com destaqueseparadas da bula, o que permite uma maior agilidade na hora de realizar a prescrição desses medicamentos a esse grupo de pacientes”, nos conta.

3- Eye Connect IPEPO

Criado pelo Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), o Instituto da Visão Paulista.

Uma plataforma colaborativa na qual profissionais da oftalmologia podem enviar fotos, vídeos e descritivos de caso, pedindo o parecer de colegas de profissão com diferentes especialidades da área e receber um retorno dentro de uma semana.

O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play e na App Store.

4- Eye2phone

Este app permite que oftalmologistas, clínicos e pacientes possam fazer testes de visão utilizando a tecnologia.

O dispositivo tem tabelas para testes de longe e perto, testes de cores para identificar daltonismo e teste de Amsler para encontrar alterações na retina.

Além disso, possuí lanterna e objeto de fixação, régua para medir o tamanho das pupilas e ainda um diagrama que possibilita o estudo da anatomia ocular.

O app é útil para o controle de doenças que exigem supervisão semanal, como degeneração macular, além de indicar quando procurar um oftalmologista.

App pago (R$0,99), Em português e disponível para iOS.

5- Eye Care Plus

O aplicativo é útil e traz inúmeros exames e exercícios de treinamento que permitem monitorar e melhorar a visão do usuário. Basta fornecer alguns dados pessoais e informações acerca de doenças.

A partir daí o aplicativo fornecerá sugestões diárias de treino, auxiliando na identificação, prevenção e resolução dos problemas oculares.

Além disso, seus lembretes são importantes no sentido de recomendar a consulta ao especialista anualmente, sensibilizando a pessoa para cultivar o hábito de cuidar da sua visão.

Gratuito, em Português e disponível para Android.

Você pode se interessar por