Dia do Oftalmologista. Nossa homenagem - Blog ProDoctor
Medicina e Saúde

Dia do Oftalmologista. Nossa homenagem

O Dia do Oftalmologista é comemorado hoje e a origem da celebração remete à fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo em 1930. O evento tem como objetivo homenagear o profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. Em 1968, a data foi oficializada no estado de São Paulo pelo deputado e oftalmologista Antônio Salim Curiati.

Todavia, a data oficial em todo o Brasil somente foi  homologada em 1986, quando o então ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki, editou a portaria nº 398.

Neste post, a ProDoctor Software externa seus cumprimentos a todos os oftalmologistas, trazendo para sua leitura um pouco da profissão, a partir de suas origens e sua atuação no Brasil.

  • O Oftalmologista
  • A Oftalmologia
  • Origem da Oftalmologia
  • O Oftalmologista no Brasil
  • Desafios para os Oftalmologistas em 2021

O Oftalmologista

O profissional da Oftalmologia é responsável por diagnosticar qualquer problema de visão que podemos apresentar durante a vida, e prescrever exames para evitar outros. Eis os principais diagnósticos que o oftalmologista realiza:

O oftalmologista está capacitado para analisar o melhor tratamento a ser feito, assim como a realizar o acompanhamento dos pacientes que necessitam de algum tipo de cirurgia. Além disso, faz a receita tanto de óculos de grau, quanto para o uso das lentes de contato.

Também pode te interessar: Quais são as doenças dos olhos mais comuns? Veja cuidados e tratamento

A Oftalmologia

O Dia do Oftalmologista tem como objetivo celebrar o trabalho do profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. Em outras palavras, é o médico especialista na visão humana.

Com o intuito de trabalhar como oftalmologista, é preciso graduar-se no curso superior de Medicina. Em seguida, se especializar na área de Oftalmologia.

Então, os profissionais oftalmologistas poderão seguir carreira trabalhando não apenas em clínicas privadas especializadas na visão humana, como também em hospitais e clínicas públicas.

Origem da Oftalmologia

Considerada a primeira das especialidades médicas, a Oftalmologia ramifica-se em várias subespecialidades, sendo uma das áreas da Medicina que mais tem evoluído. Por conseguinte, é uma das profissões que apresenta mais atualizações tecnológicas. Dessa maneira, tais avanços contribuem de forma decisiva para a precisão e a qualidade do diagnóstico e tratamento de diversos problemas e enfermidades oculares.

A Oftalmologia tem suas raízes no antigo Egito. Entretanto, a prática clínica começou com os gregos, com Hipócrates e seus alunos realizando minuciosos estudos sobre as doenças oculares.

Contudo, o verdadeiro surgimento da profissão foi registrado apenas em 1850, quando o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio. Este aparelho permite examinar o interior do globo ocular e foi fundamental para o desenvolvimento da Oftalmologia.

O Oftalmologista no Brasil

Formado em 1813 pela Escola Colonial de Medicina, Francisco Álvares Machado de Vasconcellos é reconhecido como o primeiro oftalmologista brasileiro. Francisco nasceu em 1791 e faleceu em 1846, tendo trabalhado em diversas cidade, como por exemplo, Itu, Porto Feliz, São Paulo e Campinas. Fundada por médicos militares portugueses, a instituição em que se graduou tinha como objetivo principal de formar cirurgiões para o Exército Brasileiro.

Além disso, o Dia do Oftalmologista ressalta a importância de se fazer uma consulta periódica ao especialista ocular, uma vez que apenas através dela é possível identificar e prevenir uma série de problemas relativos à visão.

Uma das principais entidades representativas, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) congrega cerca de 7.500 oftalmologistas do Brasil e do exterior. Foi fundada em 6 de setembro de 1922 e, em sua página na internet, destaca os objetivos da instituição:

  • Fomentar a pesquisa e o estudo da Oftalmologia.
  • Zelar pela ética profissional.
  • Lutar pela defesa, regulamentação e fiscalização do exercício da especialidade.
  • Promover campanhas educativas e de esclarecimento público sobre temas de higiene e saúde oculares,.
  • Promover eventos, como sessões científicas, cursos, jornadas, simpósios, congressos.

Em 1941 foi fundado o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), associação científica e cultural reunindo os oftalmologistas. Sediado em São Paulo, é filiado à Associação Médica Brasileira (AMB), à Associação Pan-Americana de Oftalmologia (APAO) e ao International Council of Ophthalmology (ICO). Além disso integra a International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).

Conforme descreve em seu site, “o CBO tem como missão fundamental a promoção da saúde visual e ocular da população. Para atingir essa meta, o Conselho desenvolve várias ações em defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas e também na defesa de suas prerrogativas profissionais”.

Desafios para os Oftalmologistas em 2021

A revista Universo Visual, em sua página na internet, enumerou algumas tendências que impõem desafios aos oftalmologistas.

Veja também: Brasileiros têm piora em saúde dos olhos em meio à pandemia / COVID-19 pode agravar doenças oftalmológicas.

Você pode se interessar por