Congressos de Oftalmologia para as tendências do mundo - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Eventos

Congressos de Oftalmologia para as tendências do mundo

Os congressos de oftalmologia no segundo semestre de 2022, estão a todo favor. Com isso, a ProDoctor resolveu deixar você por dentro das especializações da área e falar um pouco mais sobre essa profissão, mostrando seu papel de importância na área da Saúde.

O dia em que se comemora a atuação desse profissional é 7 de Maio. Isto porque, neste mesmo dia, no ano de 1930, foi fundada a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo. Porém, só em 1986, foi instituída pelo então ministro da Saúde, Seijo Tsuzuki.

A origem dessa profissão é antiga, vinda dos gregos que estudavam as doenças oculares da época, minuciosamente. E foi em 1850 que a profissão deu um passo maior, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig Von Helmholtz. Ele foi o criador do aparelho que permitiria aos médicos examinar o globo ocular: o oftalmoscópio. Esta criação foi de extrema importância para o avanço dessa especialidade, que hoje pode ser dividida em várias sub-especialidades, que atendem à todos os aspectos da oftalmologia.

Ao longo dos anos, a oftalmologia vem evoluindo muito, principalmente na área tecnológica. Novos aparelhos e avanços dessa especialidade na medicina, vem mudando a vida de muitas pessoas. A oftalmologia pode ser considerada uma das primeiras especialidades médicas existentes no mundo, já que é estudada desde os primórdios.

Médico oftalmologista

No Brasil

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), existem mais de 13 mil médicos oftalmologistas em todo o Brasil. Dessa forma, estima-se que, 3,6% dos médicos formados no Brasil, escolhem essa especialidade para seguir carreira.

Por mais que tenhamos muitos profissionais nessa especialidade, o acesso à tratamentos oftalmológicos não é uma realidade para muitos brasileiros. O que é comprovado com a alta quantidade de deficiências audiovisuais no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada 100 brasileiros, 19 possuem uma deficiência visual. São realizados diversos mutirões de atendimentos no país, mas ainda assim, muitas pessoas não conseguem esse acesso.

Por esse motivo, a medicina requer muito cuidado e, principalmente, estudos constantes. Estar atualizado é essencial para se tornar um profissional cada vez mais capacitado. São aí que entram os congressos de oftalmologia! Desse modo, com tantas mudanças e inovações em aparelhos e novos medicamentos, é muito importante acompanhar a evolução e as tendências do mundo.

Mas como acompanhar essas inovações?

Os congressos sempre foram ótimas oportunidades de ampliar conhecimento, trocar experiências e se inteirar com as novidades do mercado de Saúde. A escolha em participar destes eventos é sempre enriquecedora, além da interação com outros profissionais da área de oftalmologia, que pode elevar seu conhecimento não só como profissional médico, mas como pessoa.

Tem interesse em saber quando serão os próximos congressos e eventos de Oftalmologia em 2022? Confira a agenda abaixo:

Abril

14º Simpósio Internacional de Glaucoma da UNICAMP

Data: 29 e 30

Local: Centro de Convenções Rebouças

Mais informações: www.simposioglaucomaunicamp.com.br

Este Simpósio contará com convidados internacionais e renomados, como o Dr. Anthony Khawaja, Professor e Consultant Ophthalmic Surgeon do Moorfileds Eye Hospital, na Inglaterra e uma das maiores autoridades em epidemiologia e genética no Glaucoma. E o Dr. Ike Ahmed, Professor da Universidade de Toronto e da Universidade de Utah, além de Diretor do Glaucoma and Advanced Anterior Surgical (GAASS) Fellowship no Canadá, sem dúvida a grande estrela do cenário das MIGS (Minimally Invasive Glaucoma Surgery).

Maio

CNNO 2022 – Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia

Data: 05 a 07

Local: João Pessoa – PB 

Mais informações:https://maiseventos.iweventos.com.br/evento/cnno2022/home

Congresso BRASCRS 2022 – XIX Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa

Data: 25 a 28

Local: Salvador – Bahia

Mais informações: https://brascrs.com.br/

Junho

XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Uveítes – SBU 2022 SP

Data: 09 a 11

Local: Esporte Clube Sírio – São Paulo/SP

Contato para mais informações: (11) 94853-5446 / (11) 94211-0565 / (11) 98857-2955

 44º SIMASP 2022 – Simpósio Internacional Moacyr Álvaro

Data: 15 a 18

Local: Bienal do Ibirapuera – São Paulo – SP

Mais informações: www.simasp.com.br

 Este evento contará com convidados nacionais e internacionais, de diferentes países. Será realizado em formato de arenas, cobrindo todos os temas das sub-especialidades.

 Julho

XXI Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia

Data: 22 a 23

Local: Atibaia – SP

 Mais informações:https://sistemacenacon.com.br/evento/caipira2022/home

Esse congresso contará com várias salas, tendo a participação de discutidores convidados experts nos diferentes temas a serem apresentados.

Outubro

XXII Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Data: 13 a 15

Local: Expo MAG – Rio de Janeiro

 Mais informações:http://www.sbo2022.com.br/

 Um congresso com salas e cursos de diversos temas. Serão apresentados trabalhos e programações científicas. 

29º Congresso Internacional de Oculoplástica e 8º Congresso Internacional de Estética Periocular

Data: 28 a 29

Local: Centro de Convenções Rebouças – São Paulo/SP

Mais informações:www.sbcpo.org.br

Novembro

25º Congresso de Oftalmologia e 24º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP

Data:  29/11 a 03/12

Local: Centro de Convenções Rebouças – São Paulo/SP

Mais informações: cousp.com.br

A programação conta com vários convidados nacionais e internacionais, além de cursos e palestras das diversas especialidades da oftalmologia. 


Amplie seu conhecimento e esteja preparado para os desafios da sua profissão. Aposte nos congressos de oftalmologia e vá além dos atendimentos cotidianos do seu consultório médico.

Você também pode ficar por dentro de todas as inovações tecnológicas da sua área. Confira nossa página de especialidades médicas.

Você pode se interessar por