Dia do Gastroenterologista: nossa homenagem - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Sem categoria

Dia do Gastroenterologista: nossa homenagem

O Dia do Gastroenterologista é comemorado no dia 29 de maio, mesma data que marca o Dia da Saúde Digestiva. O evento foi instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) com o intuito de sensibilizar a população para a prevenção e alertar quanto à saúde digestiva.

Conforme o estudo “Demografia Médica no Brasil 2023”, existem hoje 5.997 gastroenterologistas, sendo 2.793 do sexo masculino (50,8%) e 2.709 (49,2%) do sexo feminino. Ou seja, a Gastroenterologia, assim como as especialidades de Nutrologia e Medicina Física e Reabilitação, está proporcionalmente equilibrada entre homens e mulheres.

Em todas as especialidades, o número de médicos no Brasil cresceu 84% em 10 anos. Já no próximo ano, os dados indicam que as mulheres serão maioria.

A recente edição do estudo traz, também, o mais completo levantamento já realizado sobre o número e o perfil de médicos especialistas, nas 55 especialidades médicas reconhecidas.

É importante destacar que o número de gastroenterologistas cresceu 72,3% de 2012 (3.481) para 2023 (5.997). A maior parte deles está concentrada nas capitais, com 59,2%.

Com relação à idade, os especialistas com 35 anos ou menos totalizam 817. Por outro lado, os gastroenterologistas com 55 anos ou mais somam 2.097.

Além disso, ressalta que a Região Sudeste concentra quase metade de todos os gastroenterologistas, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste possuem 3,1% e 8,6%, respectivamente.

A radiografia com as características e a evolução dos profissionais da Medicina no Brasil é conduzido há 12 anos pelo professor livre-docente Mário Scheffer. Ele coordena o grupo de pesquisadores junto ao Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O estudo integra o Acordo de Cooperação Técnica entre a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Federação Brasileira de Gastroenterologia  

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) foi fundada em 1949, a partir da união de três Sociedades de Gastroenterologia: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Ela representa 23 federações, com um total de 6.326 associados.

Em janeiro, o médico cearense Sérgio Pessoa iniciou o mandato como presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia para o biênio 2023/2024.

Conforme as diretrizes determinadas pela Associação Médica Brasileira (AMB) e reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a FBG emite o título de Especialista em Gastroenterologista.

A entidade é filiada à Associação Interamericana de Gastroenterologia (AIGE) e à Organização Mundial de Gastroenterologia. Anualmente, ela realiza a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD).

Além disso, com outras 63 especialidades médicas reconhecidas, integra o Conselho Científico da AMB.

Neste post, a ProDoctor Software cumprimenta todos os gastroenterologistas por sua dedicação no atendimento diário aos pacientes, ao utilizar seu conhecimento científico e experiência.

Nos tópicos a seguir, confira detalhes sobre o que é preciso para ser um gastroenterologista, do que trata a especialidade, as principais enfermidades e exames. Além disso, também selecionamos alguns aplicativos destinados para a área, bem como sites importantes para pesquisas permanentes.

Como ser um Gastroenterologista?

Primeiramente, o acadêmico que optar pela Gastroenterologia tem que  cumprir os seis anos nos bancos da faculdade de Medicina. Depois que vencer essa etapa, o profissional deve, obrigatoriamente, participar de um programa de Residência Médica no setor específico. A duração mínima para se tornar um gastroenterologistas é de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas.

Além disso, exige o cumprimento do requisito da Residência em Clínica Médica. Portanto, tem que estudar durante dois anos para ser um clínico geral ou médico internista. O acesso para a Residência é direto. Entretanto, se quiser fazer mais um ano (R3), deverá passar por uma prova.

Dessa maneira, estará habilitado para diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Ou seja, estendendo desde a boca, passando pelo esôfago, estômago e intestinos, fígado e pâncreas, até chegar ao reto.

Do que trata o Gastroenterologista?

Como especialista, o gastroenterologista pode atuar na área de clínica médica, realização de exames, como endoscopia e colonoscopia, e na cirurgia gastroenterológica. Também está pronto para trabalhar em setores que não são especialidades médicas, mas que se relacionam com a Gastroenterologia, como a Endoscopia Digestiva, Hepatologia, Nutrição Parenteral e Enteral e Gastroenterologia Pediátrica.

Enfermidades, prevenção e alertas

Mas, por que prevenir e alertar? Recentemente, a morte de algumas celebridades nacionais ocupou grande espaço em todas as mídias e chamou a atenção, por exemplo, para os casos de câncer colorretal.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), três tipos de cânceres atingem o aparelho digestivo com maior incidência. E, o primeiro da lista é exatamente o colorretal, com uma estimativa de 21.230; seguido pelo de esôfago, com 11.340.

Dessa maneira, os gastroenterologistas alertam para a necessidade das pessoas adotarem um estilo de vida mais saudável. É o caminho para evitar uma série de doenças, como por exemplo o câncer de estômago, via de regra associado a uma dieta recheada de alimentos industrializados, com muito sódio (sal) e com deficiência de vegetais.

Principais exames na Gastroenterologia

Entre os exames mais solicitados na Gastroenterologia estão:

  • Colonoscopia – Realizado com o paciente sedado, o exame possibilita a visualização do intestino grosso até chegar ao intestino delgado. O gastroenterologista recomenda que seja feito em caso de sintomas como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal. Se acaso não houver sintomas, o ideal é realizar o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos.
  • CPRE (Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica) – O procedimento é recomendado com o objetivo de avaliar, diagnosticar e tratar as enfermidades que atingem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos (Colédoco) e o canal pancreático principal (Ducto de Wirsung).
  • Ecoendoscopia ou Ultrassom  Endoscópico – É o método que, no mesmo procedimento, associa a endoscopia e a ultrassonografia. E, por se tratar de uma ultrassonografia, visualiza não apenas a mucosa, como também as camadas da parede abaixo dela, que não são alcançadas pela endoscopia.
  • Endoscopia Digestiva Alta – Procedimento que permite ao gastroenterologista analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno. O objetivo é identificar moléstias como gastrite, tumores, hérnia de gato, sangramentos, esofagite e até estágios iniciais do câncer de estômago.
  • Manometria – Exame que tem como intuito medir a pressão em diversas partes do sistema digestivo. O paciente deve entrar em jejum de alimentos e líquidos após a meia-noite antes de fazer o procedimento.
  • PHmetria do esôfago – Procedimento indicado para permitir ao gastroenterologista analisar o refluxo de material ácido do estômago para o interior do esôfago. Para isso, o paciente é monitorado durante cerca de 24 horas, usando uma sonda fina colocada em uma das narinas e conectada a um computador portátil.

Aplicativos importantes para o Gastroenterologista

A seguir, confira quatro dicas importantes que poderão auxiliar e facilitar o seu trabalho diário:

1 – ProDoctor – Software de gestão médica para clínicas e/ou consultórios de Gastroenterologia. Sem dúvida, uma solução tecnológica que faz toda a diferença para quem quer desenvolver seu negócio. Além de ser uma solução inovadora e trazer as funcionalidades que os médicos  mais precisam, a estabilidade e alto desempenho do sistema são destaques.

Confira algumas das inúmeras funcionalidades que o ProDoctor permite gerenciar facilmente:

Além disso, o ProDoctor disponibiliza recursos poderosos, como:

  • Serviço de confirmação de consultas, com uma taxa de resposta que pode atingir cerca de 90%.
  • Plataforma de Telemedicina que é case de sucesso da Amazon AWS.
  • Comunicador Interno, simples de usar e disponível no desktop e nos dispositivos móveis.

2 – ProDoctor Medicamentos – Este é um software de referência no mercado da Saúde Digital. Fonte indispensável para a consulta de bulas, genéricos e similares, além de inúmeras outras funcionalidades

Conforme a farmacêutica da ProDoctor Software, Rafaela Nassif, “o principal diferencial do Medicamentos é a forma como as informações importantes são mostradas”. Conforme explicou, “elas são exibidas com destaque, separadas da bula, o que permite maior agilidade no momento de fazer a prescrição desses medicamentos a esse grupo de pacientes”.

3 – Prescrições Gastroenterologia – Com conteúdo 100% offline, tem como intuito fornecer prescrições de medicamentos e tratamentos mais utilizados para cada enfermidade. Isso, de uma maneira didática e direcionada para o uso diário.

O software disponibiliza as seguintes prescrições em Gastroenterologia: Colite Pseudomembranosa, Constipação, Diarreia, Diarreia Infecciosa Aguda, Doença de Crohn, Doença Refluxo Gastroesofágico, Encefalopatia Hepática, Hemorragia Digestiva, Alta Varicosa, Hepatite B, Hpatite C, Hepatopatia Alcoólica, Insuficiência Pancreática Exócrinas, Insuficiência Renal na Cirrose, Pancreatite Aguda, Parasitoses Intestinais, Peritonite Bacteriana Espontânea e Retocolite Ulcerativa.

Além disso, disponibiliza 200 drogas mais utilizadas em Emergência e CTI, mais 35 calculadoras médicas. Pago, disponível para Android.

4 – Calculadora Child-Pugh – Software disponível em Português, Espanhol, Inglês, Francês e Alemão. A classificação de Child-Pugh tem como objetivo analisar o grau de disfunção do fígado em pacientes com doença hepática. A escala original (Child-Turcotte) foi modificada para dar origem à Child-Pugh, construída com o intuito de avaliar o prognóstico de pacientes submetidos à cirurgia, sendo aplicável apenas para enfermos com cirrose hepática.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android.

Portais importantes na Gastroenterologia

Existem excelentes portais que podem ser objeto de estudo, consulta e pesquisa para os Gastroenterologistas. Os mais acessados, em todo o planeta, estão no idioma Inglês. Confira alguns:

  • Medscape – Referência mundial, gratuito, requer cadastro. Em Português, Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol.
  • MedlinePlus – Outra excelente referência. Pago.
  • Medicina Atual – Gratuito, considerado um dos melhores portais do Brasil. Basta se cadastrar.
  • MedWebPesquisa – Gratuito, mediante preenchimento de cadastro. A seção MedWebGuia tem um dos catálogos de sites de A a Z mais referendados para a Gastroenterologia.
  • Arquivos de Gastroenterologia – Revista trimestral de divulgação do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Gastroenterologia (IBEPEGE), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva (SBMD), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
  • Diretrizes sobre Gastroenterologia –  Contém as mais recentes diretrizes de associações médicas da especialidade.

Resumo

Com este post, a ProDoctor cumprimenta todos os Gastroenterologistas pelo seu “dia”. Além da reverência, trouxemos especialmente para você um amplo painel sobre a especialidade.

Sem dúvida, este é um dia para ser bem comemorado. Não só pela importância da especialidade no contexto da saúde dos pacientes, mas também pelas exigências de tantos anos de tudo para se alcançar o título de Gastroenterologista e da importância da continuidade das pesquisas para acompanhar os avanços da Medicina e da tecnologia como braço auxiliar do seu trabalho diário.

Um esforço permanente de atualização em prol do melhor atendimento para seus pacientes. Feliz Dia do Gastroenterologista!

Você pode se interessar por