Gestão de Clínicas e Consultórios

A importância dos relatórios financeiros para a clínica ou consultório

relatórios financeiros

Os relatórios financeiros são imprescindíveis para um trabalho tranquilo no dia a dia da clínica/consultório. Nesse sentido, é necessário ter todos os dados referentes às entradas e saídas disponibilizados em um software de gestão integrado.

Assim, seus administradores terão um retrato fiel da saúde financeira do seu empreendimento. Como a concorrência no setor de Saúde é cada vez maior e você precisa sobreviver, sua clínica/consultório deve ser tratada da mesma forma que qualquer empresa.

As contas precisam fechar no final de cada mês. Por isso, um aplicativo confiável e de reconhecimento no mercado permitirá que tenha em mãos, em tempo real, odos os dados para que os gestores façam análises e projeções corretas.

A fim de ajudá-lo nestas questões, a ProDoctor Software elaborou este post, cujos seguintes itens você confere abaixo:

  • O que são relatórios financeiros?
  • Relatórios financeiros essenciais
  • Importância dos relatórios financeiros
  • Benefícios proporcionados pelos relatórios financeiros
  • Dados centralizados

O que são relatórios financeiros?

controle financeiro

Os relatórios financeiros são utilizados pelas empresas para, através dos dados armazenados, ter conhecimento diário de sua saúde financeira. Dessa maneira, estando bem organizados e com o conteúdo correto de todos os tópicos importantes, os gestores farão uma análise correta dos números.

Só para ilustrar: despesas, gastos, custos, contas a pagar e receber. Esta eficácia pode ser facilmente alcançada com a utilização de um software de gestão integrado, fácil de usar e com o reconhecimento do mercado. Com as ferramentas disponibilizadas em um único local, de forma, correta e clara, os documentos serão fundamentais para não só alertar para possível inadimplência, bem como indicar os caminhos do crescimento.

A exatidão de todas as informações são importantes não só em termos de veracidade legal, como também para apontar quais seriam as medidas a serem tomadas com o intuito de alcançar e manter os lucros do consultório/clínica.

Leia também: Importância dos Relatórios Gerenciais / Software para faturamento de clínicas e consultórios

Relatórios financeiros essenciais

relatórios financeiros

Preste bastante atenção neste tópico! Os relatórios financeiros essenciais que permitirão saber como anda a vida financeira de sua clínica/consultório são estes: contas a receber e a pagar (Demonstrativo de Fluxo de Caixa – DFC), comissões e bonificações, Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE), extratos e, por fim, controle de cheques.

E não se esqueça da Regra Número 1: jamais misture suas contas pessoais com as contas da empresa!

Importância dos relatórios financeiros

relatórios financeiros

Com os relatórios financeiros disponibilizados, os administradores não apenas terão controle permanente da realidade dos números, como também estarão em condições de analisar a viabilidade da clínica/consultório fazer investimentos em melhorias na estrutura física e/ou compra de equipamentos mais modernos.

Com toda a certeza, os relatórios financeiros possibilitam às empresa alcançar um elevado patamar em termos de eficiência. Sempre atenta ao presente, mas de olho no futuro. Dessa maneira, caberá ao empreendedor, orientado pelos administradores, saber o momento certo para, por exemplo, iniciar um novo projeto, com metas demarcadas e com um cronograma a ser seguido.

Da mesma forma, também estará apto para, em caso de necessidade, adotar medidas saneadoras, com o propósito de reduzir custos. Com os dados disponíveis, os gestores terão uma visão clara da realidade, podendo, então, realizar os cálculos de resultados em operações futuras.

Para que isto seja possível, também deverá contar com informações fundamentais, como, por exemplo, o Balanço Patrimonial da clínica/consultório e seus custos operacionais. Além disso, os dados sobre a liquidez da empresa, que indicará a rapidez que algum ativo poderá se transformar em dinheiro; e, por fim, os Resultados Obtidos, que demonstram de forma concisa os gastos, suas receitas e o lucro das atividades

Benefícios proporcionados pelos relatórios financeiros

relatórios financeiros

A utilização dos relatórios financeiros proporciona inúmeros benefícios. Antes de mais nada, permite visualizar e evitar os gastos desnecessários. O acompanhamento rotineiro das entradas e saídas de dinheiro e dos recursos utilizados para os respectivos fins, com seus custos, permite uma análise e um controle muito mais eficiente.

Dessa maneira, sua clínica/consultório terá um controle eficaz do orçamento. A organização e a estruturação dos relatórios financeiros reduzirão erros e impedirão o descontrole das contas. Por conseguinte, o planejamento financeiro será otimizado, uma vez que os administradores terão uma visão ampla de todas as movimentações da empresa.

Um ponto crucial para o crescimento do seu negócio é saber o exato momento de tomar determinada decisão. Com toda a certeza, os relatórios financeiros indicarão qual momento de decidir e qual rumo tomar. Assim, os gestores lhe dirão quais os investimentos necessários e possíveis de serem feitos. Diante dos números, calcularão os riscos de cada operação, já antevendo resultados em tempo determinado.

Só para ilustrar: obras de reforma ou ampliação na estrutura física do consultório/clínica, contratação de funcionários, compra de novos aparelhos para exames e atualização de softwares.

A gestão do empreendimento deve ser feita abrangendo o crescimento de todos os setores. Com os resultados apresentados pelos relatórios financeiros, os administradores terão amplas condições para levar adiante o planejamento estratégico, impedindo que haja deficiências e rupturas em algum setor.

Dados centralizados

software para clinica de oftalmologia

Otimização é a palavra chave! A fim de ter os relatórios financeiros de maneira rápida e eficiente, é preciso, primeiramente, dispor de um excelente software de gestão, com experiência e reconhecimento no mercado. Dessa forma, todos os dados importantes e necessários para análise estarão centralizados e organizados, podendo ser acessados a qualquer momento e em tempo real.

Além disso, reunir e categorizar os arquivos impedem e minimizam as possibilidades de erros. Ganha-se em tempo e eficiência.

Saiba mais sobre os Problemas financeiros da clínica e a necessidade de ter um Software médico para fazer o controle financeiro.

Resumo

Certamente, com todas as informações acima, você não se esquecerá da importância dos relatórios financeiros. Sobretudo, que jamais deve misturar as contas do consultório/clínica com as particulares. Por fim, é importante ressaltar que os administradores devem estar alinhados com um contador experiente. Dessa maneira, o documento ganhará em precisão, facilitando o diagnóstico para a tomada de decisões.

Você pode se interessar por