O que é o Mat/Med? - Blog ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

O que é o Mat/Med?

A  correta gestão de insumos em sua Clínica ou Consultório pode representar uma economia enorme nos custos do atendimento. Por isso, é importante que você saiba o que é o Mat/Med, a fim de ter os seus olhos voltados para a otimização do gerenciamento de estoque.

Neste artigo, vamos te explicar desde o que é o Mat/Med até o que você deve procurar em um software de gestão, para que seja facilitado e seguro o faturamento desses itens. Vamos lá!


Melhores práticas para organizar estoque

Por quê utilizar um Software Médico para gerenciar o seu estoque


 

Afinal, o que é Mat/Med?

Afinal, o que é Mat/Med?

Mat/Med é um termo que referencia Materiais e Medicamentos que são indispensáveis para a realização de determinados exames, procedimentos e cirurgias dos pacientes.

Ao realizar uma cirurgia, por exemplo, a equipe médica utiliza materiais e medicamentos que são essenciais para a realização do procedimento. A utilização desses itens varia de acordo com a necessidade médica no momento.

Em uma cirurgia, a equipe pode necessitar de materiais além do esperado para assegurar o bem-estar do paciente durante o procedimento. Por isso, esses itens são contabilizados após a realização e devem ser lançados no extrato final.

Exemplos de materiais: algodão, esparadrapo, fios cirúrgicos, escalpe, agulha descartável, luva cirúrgica, lâmina de bisturi e atadura crepon.

Exemplos de medicamentos: dipirona, ampicilina, amoxil, ácido acetil salicílico, mioflex, tetraciclina, soro fisiológico e polaramine.

Portanto, além da cobrança dos honorários médicos, a conta médica poderá contemplar também a cobrança dos materiais médico-hospitalares e dos medicamentos necessários à realização de determinado ato médico. 

Isso tudo se aplica tanto aos atendimentos de pacientes particulares como aos que utilizam um convênio ou plano de saúde.

 

O que um software de gestão deve ter para facilitar o Mat/Med?

O que um software de gestão deve ter para facilitar o Mat/Med?

Como se trata de faturamento de materiais e medicamentos e a má gestão desses itens pode acarretar em perda financeira no seu consultório, é importante que você tenha um software de gestão capaz de gerenciar e controlar todos os itens utilizados durante os procedimentos.

É necessário que você tenha o completo gerenciamento no controle do estoque de materiais e medicamentos. Além disso, precisa dispor de funções como a possibilidade de gerenciar o estoque em vários locais de armazenamento, a requisição de materiais e medicamentos diretamente para as contas médicas. Também deve dispor de facilitadores como a utilização de um leitor de código de barras, que fazem com que o faturamento desses itens seja simplificado e eficaz.

Quando o consultório trabalha com o processo de unitarização dos itens de estoque, a importação de valores do Brasíndice, o controle de medicamentos regidos pela Portaria 344/98 da ANVISA e uma série de relatórios gerenciais, todo o serviço se torna ainda mais completo e seguro.

Com isso, podemos concluir que um software médico precisa ser simples de utilizar, eficaz e seguro para que você não tenha problemas no faturamento dos materiais e medicamentos utilizados durante os procedimentos realizados em seu consultório

 

O que o ProDoctor faz para facilitar o Mat/Med?

O que o ProDoctor faz pra facilitar o Mat/Med?

Sabemos que faturar esses materiais e medicamentos corretamente evita que o seu consultório sofra com perdas financeiras através de uma utilização não calculada de itens que são indispensáveis para a realização de procedimentos cirúrgicos, consultas e etc.

Com isso, no contexto da conta médica, o ProDoctor permite o cadastramento de todos os materiais médico-hospitalares e medicamentos que o seu consultório utiliza. Neste cadastro é possível informar o valor a ser cobrado e o código específico de cada item praticado pelas operadoras de planos de saúde para que se tenha um controle exato das entradas e saídas.

Além do cadastro específico, no ProDoctor você também pode contar com o conceito de pacote. Ao lançar a conta médica na ficha do paciente, se for um exame, procedimento ou cirurgia que envolva a cobrança de materiais e medicamentos, os mesmos serão carregados automaticamente com todas as configurações realizadas para os atendimentos de particulares e das operadoras de planos de saúde. 

Isso tudo para evitar o esquecimento na cobrança de algum insumo, acarretando em um faturamento mais preciso e eficaz.

Como gerenciar o seu estoque

Cuidar do estoque da clínica, consultório ou hospital pode ser um grande desafio. Principalmente se você não possui as ferramentas certas para trabalhar.

Para te ajudar, faça o download GRATUITO de um material com tudo sobre o assunto e como tornar sua rotina mais fácil e assertiva!

Você pode se interessar por