O que é o Mat/Med? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

O que é o Mat/Med?

O que é o Mat/Med… Quantas vezes ouvimos isso, mas, o que significa mesmo? O termo designa os Materiais e os Medicamentos que são indispensáveis para realizar exames, procedimentos e cirurgias dos pacientes.

Em sua clínica/consultório, a correta gestão dos insumos é de grande importância econômica nos custos do atendimento que seu estabelecimento presta.

Portanto, é fundamental saber bem o que é o Mat/Med. Dessa maneira, os administradores do empreendimento de saúde poderão trabalhar com a atenção concentrada na otimização do gerenciamento de estoque.

Consciente dessa importância, a ProDoctor Software preparou este artigo com informações importantes e detalhadas, a fim de que você possa desenvolver um trabalho de maior eficiência em sua clínica/consultório.

Assim, explicaremos desde o que é o Mat/Med até a escolha de um excelente software de gestão, que realize de maneira fácil, ágil e segura o faturamento dos Materiais e Medicamentos.


Melhores práticas para organizar estoque

Por quê utilizar um Software Médico para gerenciar o seu estoque


Detalhando o que é o Mat/Med

Afinal, o que é Mat/Med?

Mat/Med é um termo que referencia Materiais e Medicamentos indispensáveis para realizar determinados exames, procedimentos e cirurgias dos pacientes.

Em uma cirurgia, por exemplo, a equipe médica utiliza materiais e medicamentos que são essenciais para a realização do procedimento. A utilização desses itens varia de acordo com a necessidade médica no momento.

É importante destacar que a equipe médica pode necessitar de materiais além do esperado, com o objetivo de assegurar o bem-estar do paciente durante o procedimento. Por isso, esses itens são contabilizados após a realização e devem ser lançados no extrato final.

Com relação aos materiais, só para ilustrar, enumeramos alguns itens: algodão, esparadrapo, fios cirúrgicos, escalpe, agulha descartável, luva cirúrgica, lâmina de bisturi e atadura crepon.

Exemplos de medicamentos: dipirona, ampicilina, amoxil, ácido acetil salicílico, mioflex, tetraciclina, soro fisiológico e polaramine.

Portanto, além da cobrança dos honorários médicos, a conta médica poderá contemplar também a cobrança dos materiais médico-hospitalares e dos medicamentos necessários à realização de determinado ato médico. 

Isso tudo se aplica tanto aos atendimentos de pacientes particulares como aos que utilizam um convênio ou plano de saúde. 

Importância de um software de gestão

O que um software de gestão deve ter para facilitar o Mat/Med?

Como se trata de faturamento de materiais e medicamentos, a má gestão desses itens pode acarretar perda financeira no seu consultório. Com toda a certeza, a resposta para evitar isso é trabalhar com um software de gestão capaz de gerenciar e controlar todos os itens utilizados durante os procedimentos.

É necessário que você tenha o completo gerenciamento no controle do estoque de materiais e medicamentos. Além disso, precisa dispor de funções como a possibilidade de gerenciar o estoque em vários locais de armazenamento, a requisição de materiais e medicamentos diretamente para as contas médicas.

Também deve dispor de facilitadores, como a utilização de um leitor de código de barras, que fazem com que o faturamento desses itens seja simplificado e eficaz.

Quando o consultório trabalha com o processo de unitarização dos itens de estoque, a importação de valores do Brasíndice, o controle de medicamentos regidos pela Portaria 344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e uma série de relatórios gerenciais, todo o serviço se torna ainda mais completo e seguro.

Com isso, podemos concluir que um software médico precisa ser simples de utilizar, eficaz e seguro para que você não tenha problemas no faturamento dos materiais e medicamentos utilizados durante os procedimentos realizados em seu consultório

Como o ProDoctor facilita o Mat/Med

O que o ProDoctor faz pra facilitar o Mat/Med?

Faturar esses materiais e medicamentos corretamente evita perdas financeiras através de uma utilização não calculada de itens indispensáveis para realizar procedimentos cirúrgicos e consultas.

Com isso, no contexto da conta médica, o ProDoctor permite o cadastramento de todos os materiais médico-hospitalares e medicamentos que o seu consultório utiliza. Neste cadastro é possível informar o valor a ser cobrado e o código específico de cada item praticado pelas operadoras de planos de saúde. Desse modo, você terá o controle exato das entradas e saídas.

Além do cadastro específico, no ProDoctor você também pode contar com o conceito de pacote. Primeiramente, você lança a conta médica na ficha do paciente. Se for um exame, procedimento ou cirurgia que envolva a cobrança de materiais e medicamentos, os mesmos serão carregados automaticamente.

Então, na tela aparecerão todas as configurações realizadas para os atendimentos de particulares e das operadoras de planos de saúde. 

Isso tudo para evitar o esquecimento na cobrança de algum insumo, acarretando um faturamento mais preciso e eficaz.

Como gerenciar o seu estoque

Cuidar do estoque da clínica, consultório ou hospital pode ser um grande desafio. Principalmente se você não possui as ferramentas certas para trabalhar.

Para te ajudar, faça o download GRATUITO de um material com tudo sobre o assunto e como tornar sua rotina mais fácil e assertiva!

Você pode se interessar por