Agenda de Equipamentos: O que é isso? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Agenda de Equipamentos: O que é isso?

agenda de equipamentos

O dia a dia de uma clínica de médio ou grande porte onde é comum o compartilhamento de salas e equipamentos pode se tornar um caos se não houver organização. Uma agenda de equipamentos e salas organizada é a chave para o sucesso.

Vamos explicar abaixo alguns dos benefícios de utilizar a agenda de equipamentos e salas de forma que evite erros de organização e não prejudique o desempenho do trabalho dos profissionais da sua clínica.


Talvez você se interesse:
Como gerenciar a agenda médica
Como ter uma agenda médica cheia


 O que é

O que é uma agenda de equipamentos e salas

Uma agenda de equipamentos e salas é a central de reservas de todos os itens e espaços que serão compartilhados pela sua equipe.

A sua agenda deverá possibilitar que toda a sua equipe médica tenha acesso a todos os equipamentos e salas compartilhadas de forma organizada e eficaz, Isso evitará que um equipamento seja reservado para vários pacientes no mesmo horário. Além disso, também ajuda a equipe a ficar informada de todos os itens existentes para reserva em sua clínica.

Uma agenda, para ser mais completa, deve permitir que seja validado em cada equipamento ou sala cadastrados, se é possível a utilização de mais de um equipamento por paciente, com a sobreposição de horários. 

A sobreposição de horários é fundamental nos casos em que uma sala ou determinado equipamento não podem ser usados no mesmo horário por mais de um paciente. A validação de sobreposição de horários é muito útil também para impedir que uma consulta seja marcada para o paciente no exato momento em que ele estará realizando um exame ou procedimento em uma sala ou equipamento.

Na imagem abaixo você consegue visualizar como funciona uma agenda de equipamentos organizada e simples de manusear,. Veja que é possível visualizar todos os pacientes que reservaram um determinado equipamento ou sala, facilitando assim qualquer tipo de realocação emergencial e/ou visualização de horários disponíveis.

No ProDoctor Corp, a solução mais robusta e completa disponível na ProDoctor, você conta com uma agenda de equipamentos e salas diretamente dentro do sistema que, inclusive, consegue controlar a sobreposição de horários, facilitando a organização e o trabalho de sua equipe.

Se quiser saber mais sobre essa e outras funcionalidades do ProDoctor Corp basta clicar neste link.

Por que ter uma agenda de equipamentos e salas?

Porque ter uma agenda de equipamentos e salas?

Em muitos casos, equipamentos para exames e consultas costumam ter um valor alto e muitas clínicas e consultórios optam por adquirir poucas unidades dos itens e os compartilham com toda a equipe.

Uma agenda de equipamentos e salas é necessária para que não ocorra a falta de algum desses itens em um atendimento.

Por exemplo, uma máquina de ressonância magnética é um equipamento muito sofisticado, caro e de difícil deslocamento. Normalmente uma clínica possui uma unidade do equipamento em uma sala preparada especificamente para esse tipo de máquina. Assim, quando algum médico necessita encaminhar um paciente para esse exame, é importante que a sala esteja preparada e livre para o atendimento.

Em ambientes onde esse tipo de equipamento fica livre de reservas para utilização, pode gerar situações que vão colocar o paciente em risco caso o equipamento esteja sendo utilizado por outro profissional.

Para evitar esse tipo de situação, a organização da utilização desse equipamento deve ser bem feita e de acesso a todos. Dessa maneira, o médico poderá reservar o horário para que o seu paciente utilize o equipamento e terá a certeza de que tudo estará preparado e higienizado para recebê-lo.  

Como organizar sua agenda

Para facilitar a organização da agenda de equipamentos e salas da sua clínica, é necessário que você tenha um sistema capaz de organizar os horários em sincronia com a sua agenda, evitando que um mesmo equipamento seja reservado para vários pacientes no mesmo horário.

No ProDoctor Corp, a sua agenda de equipamentos e salas tem uma grade de horários personalizável para que seja mais simples e fácil organizar todos os itens compartilhados.

agenda de equipamentos

E, para que se tenha um controle ainda mais preciso, você pode ativar a função de sobreposição de horários caso o seu paciente necessite agendar dois equipamentos ao mesmo tempo.

Alguns equipamentos podem ser utilizados em conjunto. Por isso, é importante essa opção de sobreposição de horários para que se torne ainda mais organizada a sua forma de gerenciar os itens que sua clínica disponibiliza para os atendimentos.

Ter a sua clínica organizada irá impactar não só na organização, mas também irá otimizar o tempo de atendimento da sua equipe, gerando horários de atendimento mais curtos sem perder a qualidade.

Uma ferramenta como o ProDoctor Corp, que possibilita personalizar sua grade de horários, equipamentos e salas compartilhadas, torna a gestão da sua clínica muito mais fácil e organizada, não só na organização de equipamentos e salas, mas também simplificando o seu financeiro, gerenciamentos de Glosas, agendamento de pacientes e até mesmo na realização de consultas via Telemedicina.

Você pode se interessar por