Desmistificando 10 mitos tecnológicos - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde Tecnologia na Medicina

Desmistificando 10 mitos tecnológicos

Desmistificando mitos tecnológicos

Mito, palavra de origem grega e segundo o dicionário refere-se à uma lenda, uma crença de algo cuja existência pode não ser real ou explicada, conhecimento inverídico e sem fundamento, modo idealizado de representar um momento, passado ou futuro, da humanidade e por aí vai.

Quem nunca ouviu as famosas “sabedorias populares” da avó, como beber leite com manga mata, vento frio no rosto após tomar banho quente entorta, entre outros? Porém, ideias como essas não são sabedorias, e sim mitos. São fatos em que as pessoas por algum momento acreditaram ser verdade (mas não acontecem de fato) e que foram sendo levados ao longo do tempo para as próximas gerações.

Os mitos também chegaram à tecnologia, e hoje neste post vamos desmistificar alguns em que as pessoas costumam acreditar até hoje. Vamos lá?

  • Ler demais no computador prejudica a visão

 Não há evidências científicas que comprovem que o computador possa causar algum dano maior do que ler no papel. É comum, quando se tem grande foco em uma determinada atividade, diminuir o ritmo de piscadas do olho, e com isso, para quem tem problemas na função lacrimal, pode resultar em secura dos olhos, ardências ou incômodo. Portanto, para quem usa muito o computador, a dica é realizar pausas sempre que possível, a cada uma hora.

  • Quanto mais megapixels, melhores as fotos

 A quantidade de megapixels diz respeito ao tamanho que a imagem pode ter sem perder qualidade, e não à qualidade da mesma. Assim, imagens com muitos megapixels significa imagens com muitos pontos, o que irá permitir que a imagem seja amplida (até um certo ponto) sem ser distorcida. Se você deseja tirar fotos com qualidade, fatores como sensores de luz, lentes, estabilizador de imagem e zoom devem ser levados em consideração.

  • Usar o celular em posto de gasolina causa explosão

 Para que haja a explosão é preciso haver uma falha no celular e um acúmulo de gases no local, ou seja, não é tão fácil assim. Mas é indicado que as regras indicadas nas placas dos postos sejam respeitadas sempre!

  • Macs são à prova de vírus e malwares

 Computadores da Apple (Macs) são tão suscetíveis à vírus e ameaças quanto os tradicionais PCs. Porém o que acontece é que a maior variedade de vírus ‘fabricados’ são para Windows pois é o sistema operacional com maior número de usuários.

  • Arquivos apagados da lixeira são apagados permanentemente do HD

 Não é assim tão simples. O que é apagado na verdade é o acesso àquele arquivo, mas ele continua no HD até outro arquivo ser gravado por cima. Para recuperar um arquivo deletado existem programas específicos como o NTFS Undelete. E para deletar definitivamente arquivos do HD também, como o File Deleter por exemplo.

  • Ímãs danificam o HD do computador

 Atualmente não mais. Somente ímãs enormes e superpotentes têm esse poder. Ímãs comuns que temos a nosso alcance são capazes de apagar dados de um disquete, por exemplo.

  • Recarregar o notebook sem zerar totalmente a energia da bateria a vicia

 Notebooks mais antigos que possuíam bateria de Níquel Cádmio sofriam deste mal. Porém os notebooks mais atuais possuem baterias de Íon Lítion, as quais não se viciam ao carregar sem estar zerada de bateria e nem oferecem perigo ao ficarem muito tempo ligadas na tomada.

  • Redes Wi-Fi protegidas por senhas estão livres de hackers

 As senhas impedem que qualquer um acesse uma rede e tenha acesso às suas informações e tráfego, mas não impede que invasões sejam realizadas. Existem softwares que realizam a quebra de senhas (independente do nível de segurança implementada pelas mesmas, como WEp, WPA, WPA2).

  • Desligar o computador sem finalizar o Windows pode danificá-lo

 Esta atividade pode sim danificar o HD do computador por exemplo, pois no momento de desligar a máquina à força, o HD poderia estar no meio de uma ação de leitura e/ou escrita e uma parada abrupta pode resultar em sérios danos ao mesmo.

  • As ondas do celular podem causar câncer

 Até os dias atuais não foi provado cientificamente a ligação entre o uso de aparelhos celulares à incidência de tumores.

Existem muitos outros mitos espalhados por aí e sempre que houver dúvidas da veracidade de alguma informação, utilize da internet, profissionais e manuais do usuário para saná-las.

Você pode se interessar por