Recepção organizada é com o Painel de Chamadas do ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Atualizações ProDoctor Gestão de Clínicas e Consultórios

Recepção organizada: como o Painel de Chamadas pode melhorar o seu fluxo de atendimento

A experiência do paciente em um consultório ou em uma clínica médica começa no momento em que ele pisa na recepção. Uma recepção organizada não só cria uma impressão positiva, mas também contribui para a eficiência operacional e a satisfação do paciente.

No mundo acelerado de hoje, sabemos que o tempo é um recurso valioso. Pensando nisso, diversas tecnologias surgem para facilitar o dia a dia. Neste artigo, vamos falar de uma delas, o Painel de Chamadas, que nada mais é do que um painel eletrônico, ligado à Agenda Médica do software médico. Parece algo simples, mas pode fazer toda a diferença no fluxo de atendimento da sua clínica ou consultório médico. Confira!

Por que a organização da recepção é crucial?

Imagine a situação: quando pensou em abrir o seu consultório ou clínica médica, você planejou todos os detalhes: caprichou na decoração e contratou uma secretária de referência.

Isso porque você sabe que a recepção é o ponto de entrada para os pacientes, onde eles são acolhidos, registrados e direcionados para os serviços médicos apropriados.

Porém, não houve investimento em tecnologia para gerir a agenda e a recepção. O resultado: longas esperas, reclamações, pacientes que não voltam e o seu faturamento caindo.

Pois é, como você já deve ter ouvido falar, um ambiente bagunçado ou um fluxo de atendimento desorganizado, ou ineficiente, influencia na cognição e no comportamento das pessoas. É o que diz um estudo publicado em 2010 na revista “Environment and Behavior”. 

Além de aumentar os níveis de ansiedade e afetar a concentração e o desempenho, a desorganização causa uma péssima impressão nos seus pacientes, que não irão querer voltar.

|Saiba mais: Como se organizar para melhorar o atendimento ao paciente.

Painel de Chamadas na recepção: uma ferramenta que deixa o fluxo de atendimento ainda mais eficiente

Uma recepção desorganizada pode resultar em longos tempos de espera, confusão e frustração para os pacientes, além de causar sobrecarga de trabalho para a equipe administrativa.

Além disso, a falta de organização pode levar a erros na gestão do tempo e nos agendamentos, prejudicando a eficiência do consultório ou clínica.

Isso pode resultar em atrasos nas consultas, comprometendo a qualidade do atendimento e afetando a reputação da instituição médica.

Como resolver isso? Um bom sistema médico de gestão pode ajudar! Com recursos pensados para tornar todos os processos mais eficientes, um software médico traz agilidade e organização.

Além da Agenda Médica, da Ficha do Paciente e do Prontuário Eletrônico do Paciente, dentre outros recursos essenciais, existe uma ferramenta poderosa que pode transformar a experiência do paciente e otimizar os processos na recepção. 

O Painel de Chamadas é uma interface projetada em uma TV na sua recepção, que informa o nome do próximo paciente a ser atendido e o direciona para a sala apropriada. 

O Painel irá exibir a ordem conforme a classificação que a ele foi dada: se por ordem de chegada ou prioridade, garantindo uma distribuição eficiente dos serviços médicos, de acordo com a realidade e preferência de cada clínica. 

Para que tudo isso funcione da maneira mais eficiente, as funcionalidades avançadas de agenda são fundamentais, tais como a agenda de filas, que vai determinar como acontece essa ordem de chamada dos pacientes.

Por isso, um software que alie as funcionalidades avançadas, interface e consistência das informações, é o único caminho eficiente.

Benefícios do Painel de Chamadas

1. Redução do tempo de espera

O Painel de Chamadas agiliza o processo de atendimento, reduzindo o tempo que os pacientes passam na recepção.

2. Melhoria da experiência do paciente

Ao fornecer informações claras e precisas sobre o status de atendimento, o painel eletrônico reduz a ansiedade e o desconforto dos pacientes.

3. Aumento da eficiência operacional

Com a automação da gestão da fila de espera, a equipe administrativa pode se concentrar em outras tarefas importantes, melhorando a produtividade geral.

4. Melhoria na comunicação interna

O Painel de Chamadas permite que a equipe médica acompanhe o fluxo de pacientes em tempo real, facilitando a coordenação e a comunicação entre os diferentes departamentos. Além disso, evita que a secretária ou o médico fique “gritando” o nome do próximo paciente.

|Leia também: O que seus pacientes não gostam durante a consulta.

Como funciona o Painel de Chamadas no ProDoctor

O Painel de Chamadas foi uma funcionalidade muito pedida pelos nossos clientes. Desenvolvemos a solução com excelência, no padrão ProDoctor. A melhoria foi disponibilizada na Compilação 91 do ProDoctor Corp e, hoje, é uma das mais elogiadas pelos usuários.

Com o Painel de Chamadas é mais fácil ter uma recepção organizada! Com ele, é possível avisar e direcionar cada paciente ao seu respectivo local de atendimento de forma muito prática e funcional para o profissional.

O painel exibe o nome do paciente, o profissional que irá atendê-lo e o local de atendimento. O paciente pode ser chamado pelo médico ou pela secretária. E ainda é possível até escolher o aviso sonoro.

Exemplo da tela de exibição do Painel de Chamadas do ProDoctor Corp.

Conclusão

Como vimos, a organização da recepção desempenha um papel fundamental na eficiência e na qualidade do atendimento em consultórios e clínicas médicas.

Ao implementar um painel eletrônico de chamadas, a clínica está utilizando um recurso fundamental para melhorar a experiência do paciente, reduzir os tempos de espera e aumentar a eficiência operacional.

Investir em soluções tecnológicas como essa não só beneficia os pacientes, mas também contribui para o sucesso e a reputação da instituição médica. 

|Conheça mais a fundo o ProDoctor Corp e todas as funcionalidades que ele oferece.

Você pode se interessar por