Como se organizar para melhorar o atendimento ao paciente?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como se organizar para melhorar o atendimento ao paciente? Veja 6 dicas

como melhorar a comunicação medica atraves da tecnologia

O crescimento de qualquer empreendimento está ligado diretamente ao seu nível de organização. Estruturando melhor o fluxo de atendimento e a sua rotina de trabalho, é possível otimizar o tempo das pessoas e reduzir os custos com materiais. Isto resulta em maior produtividade dos colaboradores da clínica ou consultório, melhorando a experiência do seu paciente. Sendo assim, se você quer saber como se organizar para melhorar o atendimento ao paciente, nós vamos dar 6 dicas simples, que vão desde o processo de agendamento até o momento da consulta.

6 dicas de como se organizar para melhorar o atendimento ao paciente

Quando o profissional aprende como se organizar, ele acaba ganhando mais tempo para se dedicar às consultas. Sem a costumeira correria, acontece um salto de qualidade na relação médico-paciente.

Além disso, você precisa se atentar às necessidades do seu negócio, mantendo a organização no agendamento e nas áreas administrativa e financeira.

Planejar é fundamental, principalmente procurando visualizar as necessidades para o desenvolvimento da clínica ou do consultório, seja em termos de recursos humanos e materiais ou na rede física.

Confira, a seguir, 6 dicas importantes de como se organizar para melhorar o atendimento ao paciente.

1 – Tenha uma agenda médica eficiente

Profissional da área da saúde, usando bata azul, digitando, de frente a um monitor. Fim da descrição.

Ter uma agenda médica organizada é o início de tudo quando falamos em como se organizar para melhorar o atendimento ao paciente. 

Sua secretária não pode mais ser exposta às dificuldades de se trabalhar com papéis que se avolumam e que podem criar uma grande confusão ao se misturar com outras anotações e se perder.

O tempo gasto com uma procura em várias agendas pode ser facilmente sanado com a utilização de um bom software de gestão, capaz de, em poucos cliques, encontrar o nome do paciente, dia e hora da consulta com o médico, confirmar, desmarcar e remarcar a consulta.

E mais: usando um sistema de confirmação de consultas, que atualiza automaticamente a agenda e realiza as confirmações de uma maneira confiável e eficiente, é possível diminuir a taxa de absenteísmo, mantendo o fluxo de atendimento e o faturamento.

|Saiba mais: Como gerenciar a agenda médica de forma profissional

2 – Tenha a anamnese em suas mãos

Celular com o ProDoctor exibindo a ficha do paciente na tela. Fim da descrição. Ao fundo, a imagem está borrada, mas percebe-se que há um notebook exibindo a mesma tela. Fim da descrição.

Em sua sala de consultas, o médico está em contato permanente com a secretária, sabendo quais as consultas agendadas para aquele dia. 

Assim, antes de iniciar cada uma delas, pode se organizar colocando na tela do computador a anamnese e aguardar a chegada do paciente com uma rápida leitura para recordar os passos anteriores do tratamento.

É importante ter estas informações em mãos para não perder tempo e já confrontá-las com o estágio atual do paciente, fazendo diretamente no Prontuário Eletrônico do Paciente as observações sobre como o paciente tem reagido à sua prescrição.

Com um software de gestão eficiente, o médico pode ver, de forma prática e rápida, toda a história clínica do paciente em uma única página, com possibilidade de filtros.

É possível ainda anexar imagens e PDF relacionados ao prontuário e visualizar tudo em ordem cronológica, de forma organizada.

3 – Estabeleça um fluxograma de atendimento

Médica olhando nos olhos de um paciente. Fim da descrição.

Atender um paciente não pode ser uma rotina mecânica, mas seguir uma certa ordem na consulta pode tornar o trabalho mais eficiente e evitar possíveis esquecimentos.

Começando por ouvi-lo sem interrupção, deixando-o à vontade, para depois iniciar as perguntas principais da anamnese de forma coerente.

Ouvir cada resposta com atenção é importante, pois podem surgir algumas questões antes que você prossiga.

Somente depois desta conversa é que você fará a avaliação física necessária, perguntando como se sente a cada passo. 

E volte a deixá-lo à vontade para se expressar antes de fazer o diagnóstico com a prescrição.

4 – Valorize a pontualidade

Adultos em uma sala de espera. Fim da descrição.

Ir ao médico é uma necessidade que deixa muitas pessoas mal-humoradas e ter que aguardar o atendimento somente agrava a situação, que piora ainda mais quando o consultório ou a clínica está apinhado de pessoas e o médico ainda nem chegou ao seu local de trabalho.

Atrasar as consultas, de maneira sistemática, demorando em um atendimento além do tempo desejável, é outro hábito que os pacientes não suportam, começando logo a se manifestarem na sala de espera.

Sabemos que atrasos acontecem em uma rotina de atendimento médico, mas com organização, é possível reduzir os episódios e torná-los pontuais.

E sempre sobra para a secretária, que precisa ter educação e jogo de cintura para contornar a insatisfação.

É preciso ter organização para que a agenda seja respeitada, pois isto implica no bom andamento do trabalho. Portanto, cuidar antecipadamente desta rotina diária é importante.

|Leia também: Como melhorar a relação com os pacientes.

5 – Tenha um plano alternativo para atrasos

Close em um antebraço esquerdo com um relógio de alças de couro marrom claro no punho. Quem usa e um homem, que veste uma camisa quadriculada azul e branca. Fim da descrição.

Mesmo com o trabalho diário da confirmação das consultas, diante da demora de um paciente, a secretária deve procurar manter contato com o paciente para saber o que houve, se está a caminho, se esqueceu ou se não poderá comparecer no horário agendado.

O médico deve ser informado sobre isso e, caso a pessoa tenha desistido, existe a possibilidade de se antecipar alguma das consultas posteriores.

6 – Escolha bem as tecnologias a serem utilizadas na sua clínica

Ilustração simulando um tela toda em tons de azul, que exibe ícones que remetem à tecnologia: balão de chat, sinal de wi-fi, seta do mouse, globo terrestre ao centro e uma mão real simulando o toque nesta tela. Fim da descrição.

O setor de Saúde caminha junto com os avanços da tecnologia e seu consultório ou clínica não pode ficar parado no tempo.

Muito se tem falado no aprofundamento da relação médico-paciente e esta é uma realidade sem volta. Tudo para proporcionar o melhor atendimento!

Assim, esteja sempre bem informado, atualizado sobre as novidades que poderão ser adotadas para se tornar um diferencial em seu empreendimento.

Conhecer e saber usar as tecnologias e os aplicativos disponíveis, principalmente os de sua especialidade, é fundamental para se organizar para melhorar o atendimento ao paciente, o desenvolvimento e o aprimoramento do seu trabalho.

Convidamos você a conhecer o sistema ProDoctor. Temos soluções adequadas para as mais diversas clínicas e consultórios. Acesse e conheça: prodoctor.net.

Você pode se interessar por