Quanto custa um software médico de gestão de clínicas e consultórios? Esta é a primeira dúvida que surge quando profissionais decidem que é hora de informatizar consultórios, clínicas ou policlínicas.
Com os avanços tecnológicos, principalmente no ramo da medicina, adotar mecanismo digitais é a escolha para muitos profissionais. Principalmente aos que acompanham e aderem à modernidade, praticidade e facilidade na rotina profissional.
O preço não é tudo: o que levar em consideração ao escolher um software médico de gestão
A partir de agora, você não vai mais errar na escolha! É só fazer este checklist.
Analise as suas necessidades
É comum olhar primeiramente o preço antes de conhecer a fundo um produto, seja ele digital ou não. Porém, além do preço, é preciso levar em consideração as necessidades da sua clínica e fazer a comparação das funcionalidades que cada sistema oferece.
Pense nos recursos essenciais do seu dia a dia. Você deve precisar utilizar uma Agenda Eletrônica, um Prontuário e um Faturamento Básico.
Porém, talvez, você precise de mais, como um Faturamento Completo, Repasse, módulo Financeiro e até um Estoque.
Definindo quais ferramentas você procura num software, fica mais fácil escolher o sistema certo para você.
Mas não é só isso! Existem alguns detalhes técnicos que não podem faltar em um software médico. E existem questões de usabilidade e de suporte que só são percebidos no dia a dia, com o uso contínuo. Isto merece atenção, por isso, continue lendo este artigo.
Cheque a reputação da empresa
Se algum software te chamou a atenção pelas funcionalidades e já entrou na sua lista de consideração, é hora de pesquisar como esta empresa lida com o cliente.
Sites como o ReclameAqui mostram as principais queixas que a empresa recebeu e como lida com elas.
Além disso, conversar com quem já usa pode ser uma fonte ainda mais confiável que a propaganda que a empresa te entregou.
Atenção às “letras miúdas”
Se a empresa desenvolvedora do software passou no seu crivo, chega o momento de afunilar ainda mais os seus critérios.
Veja alguns detalhes que podem ser uma armadilha, e te custar mais caro, caso não se atente a eles:
- Cobrar por assinaturas de prontuários;
- Oferecer um serviço de Confirmação de Consultas sem homologação da Meta, empresa dona do WhatsApp, o que oferece riscos, como troca indevida de informação com terceiros.
- Tratamento do banco de dados com uma estrutura confusa e misturada entre os clientes.
- Aplicações que não são em nuvem de verdade, mas sim, aplicações web.
- Equipe de Suporte ineficiente, com atendimento não humanizado ou que sequer está disponível prontamente.
- Instabilidade em Cloud: as empresas que estão chegando agora no mercado têm poucos servidores, o que deixa o sistema vulnerável a falhas e, consequentemente, fora do ar.
- Módulos de Faturamento e Financeiro que não entregam dados confiáveis.
- A empresa desenvolvedora não disponibiliza materiais de instrução e nem serviços de Consultoria e Treinamento, isso pode dificultar a adaptação ao sistema.
Após levar todos esses aspectos em consideração, você deve estar se perguntando: afinal, quanto custa um software de gestão de clínicas e consultórios que se adapte à minha necessidade?
Afinal, quanto custa um software médico de gestão de clínicas e consultórios?
As empresas desenvolvedoras dos softwares médicos aderem a normas políticas e administrativas diferentes na hora de fazer a precificação dos sistemas.
Com isso, o valor mensal cobrado pode variar de R$ 50,00 a R$ 5.000,00, por exemplo. Isso dependerá, sobretudo, da quantidade de colaboradores que utilizarão o sistema, do porte da clínica ou consultório e também do nível de informatização desejado.
Algumas empresas fazem pacotes especiais dependendo da demanda do cliente. Desse modo, tudo analisado e satisfazendo aos critérios dos novos usuários.
Software local ou em nuvem?
Softwares em ambiente local ou em nuvem também apresentam diferenciação entre si, tanto no modo de funcionamento, quanto na precificação.
Se a sua clínica ou consultório possui acesso à Internet e você não quer se preocupar com custos e nem com servidores locais, a opção por um sistema em nuvem é o mais indicado.
Contudo, se você está em uma localidade em que há dificuldade em acessar a Internet, se você prefere trabalhar com servidores locais ou ainda se o seu volume de dados é muito grande e intenso que a Internet não te atende, ainda, como você gostaria, opte por um software médico local.
Um sistema local oferece mais controle sobre os dados e a infraestrutura, pois os servidores estão fisicamente instalados na clínica.
É preciso ainda estar ciente que a implantação de um sistema local geralmente envolve custos iniciais mais altos, incluindo a compra de hardware e licenças de software.
Em relação à manutenção e à atualização de sistemas locais, elas ficam a cargo da equipe interna da clínica. Isso pode ser vantajoso para ter controle total sobre os processos, mas também necessita de recursos técnicos e tempo.
Escolha um software médico de gestão de acordo com seu negócio
Além da escolha financeira, você deve analisar se o sistema atenderá as necessidades do seu negócio.
Se você trabalha em um consultório pequeno, por que não aderir a um software simples e funcional para suas demandas?
Uma ferramenta com banco de dados na nuvem e que permite você acessar suas informações onde você estiver. Sempre que você precisar, pode ser uma alternativa interessante!
Clínicas e policlínicas necessitam de uma atenção maior na hora de escolher o software de gestão. Além da agenda e prontuário digital, busque um sistema que contemple módulos de faturamento, estoque e financeiro, pontos cruciais na organização e desempenho de sua instituição médica.
|Leia mais: Dificuldades com faturamento da clínica? Já pensou em informatizá-lo?
Devo mesmo fazer esse investimento?
Já não é mais possível dizer que tecnologia e medicina andam em direções diferentes.
A informatização de consultórios e clínicas já se tornou indispensável para um melhor serviço prestado aos pacientes e na melhoria interna da organização.
Portanto, investir em mudanças como essas, é aderir a dois pontos cruciais: segurança do paciente e gerenciamento dos custos. Você investe e quem lucra é sua clínica.
Leia mais: Como informatizar minha clínica/consultório?
A informatização trará benefícios ao seu ambiente de trabalho: centralização, produtividade, segurança, dados digitais que não ocupam espaços, acessibilidades, menor incidência de erros e outras aplicabilidades o acompanhará com as escolhas certas.
A escolha
Como já vimos, o valor aplicado para informatizar suas tarefas diárias é importante, mas não deve ser o único critério na hora de se investir.
Entretanto, você deve atentar-se também à reputação da empresa e aos serviços oferecidos. Um software de gestão deve conter ferramentas que fortaleçam suas estratégias e objetivos profissionais.
Não se esqueça que ao fazer a escolha e contratar um serviço de software de gestão, uma vez que a manutenção dos programas é de extrema importância.
Verifique como é oferecido o suporte, se os horários de atendimentos e a disponibilidade da equipe e da empresa contratada estão adequadas às suas necessidades.
A atenção às suas dúvidas, manutenções e esclarecimentos devem ser fornecidos de forma rápida e por canais variados, como chat, telefone ou e-mail. Afinal, não dá para deixar o paciente esperando!
Se você está aderindo às facilidades da tecnologia agora, tutoriais e treinamentos serão primordiais para a adaptação ao produto.
Uma equipe disponível em passar todas as utilidades dos programas para você e seus colaboradores, por exemplo, fará com que se otimize tempo e maximize vantagens.
Que tal conhecer o ProDoctor?
Uma vez que tenha feito a pesquisa de preço e descobrir quanto custa um software de gestão, que tal conhecer uma empresa que atende a essas recomendações?
Na ProDoctor, o profissional de saúde encontra software de gestão que melhor atende as suas especificações. Com soluções que simplificam o seu dia a dia.
Para mais informações e demonstrações entre em contato com nossa equipe pelo telefone: 0800 725 2555, pelo e-mail: vendas@prodoctor.net ou pelo WhatsApp, clicando aqui.