Entretenimento

O que fazer na quarentena?

o que fazer na quarentena

Já estamos isolados do mundo há mais de um mês por conta da pandemia de COVID-19 e, após tantos dias em casa, acabam-se as ideias sobre o que fazer na quarentena. Por isso, nós, da ProDoctor, resolvemos listar algumas dicas de atividades interessantes que certamente irão te ajudar a ocupar o tempo livre.

Para cada atividade, sugerimos também uma dica pessoal da nossa equipe. Boa leitura!


Você também deve gostar:
O melhor do drama médico nos filmes e séries
Museus da Saúde no Brasil
Podcast de Medicina: conheça os principais produtores


Filmes e séries

filmes sobre medico e medicina

Os filmes e as séries são uma ótima forma de passar o tempo, principalmente com a popularização dos serviços de streaming nos últimos anos. Afinal, essas plataformas permitem assistir as produções a hora que quiser, sem precisar esperar horários específicos em frente à TV. Além de vários títulos famosos, muitos deles apostam em produções originais que se tornaram sucesso em todo o mundo.

Estes são uns dos principais serviços on demand. Vale lembrar ainda que alguns deles estão realizando promoções durante este período de quarentena com testes grátis ou valores promocionais:

  • Netflix -- É o principal streaming de filmes e séries do mundo. No Brasil, conta com mais de quatro mil títulos, divididos entre filmes, séries, documentários, desenhos e etc. É ela quem produz séries famosas, como Stranger Things e La Casa de Papel, por exemplo.
  • Amazon Prime Video -- Embora tenha chegado no Brasil há pouco tempo, a plataforma vem crescendo rapidamente, se tornando uma forte concorrente e ganhando vários assinantes. Conta em seu catálogo com produções renomadas como American Horror Story e Dr. House.
  • Globo Play -- O serviço on demand possibilita assistir a Rede Globo ao vivo, bem como programas jornalísticos e novelas quando quiser. A plataforma também conta com produções originais e estrangeiras, como a série The Good Doctor.

Da mesma forma, existem vários outros serviços disponíveis no mercado para assinatura:

  • HBO Go
  • Telecine play
  • Disney+
  • Apple TV+
  • Google Play

Se você é médico, nada melhor do que acompanhar histórias sobre médicos e Medicina que se tornaram um sucesso ao longo doa anos. Confira algumas dicas que separamos para você:

Filmes

O Físico

A produção de 2013 é baseada no romance de Noah Gordon. O filme de época conta a história de Rob J. Cole, cirurgião inglês que se aventura em uma jornada rumo à Pérsia para aprender os conhecimentos de Medicina do cientista Ibn Sina. Em meio a vários contratempos, Rob ainda precisa lutar contra o preconceito, em um local proibido para pessoas de sua religião.

Bem Vindo a Marly Gomont

O filme francês, lançado em 2016, conta a história do Dr. Seyolo Zantoko. Após se formar em Medicina no Congo, ele se muda para o vilarejo, a fim de trabalhar como médico. Contudo, por serem os primeiros moradores negros do local, Seyolo e sua família precisarão lutar contra o preconceito e à nova rotina em meio aos olhares e julgamento diários.

Mãos Talentosas

O longa de 2009 conta com Cuba Gooding Jr. como ator principal. O filme retrata a história real de Ben Carson, médico negro e pobre que precisou, desde criança, enfrentar o bullying e o preconceito. Ainda assim, o jovem persistiu e se tornou o melhor aluno da sala. Já formado em Medicina, foi o primeiro a separar gêmeos siameses craniópagos, além de contribuir para o avanço da profissão nos Estados Unidos.

Séries

Dr. House

Famosa mundialmente, a série gira em torno do Dr. Gregory House, infectologista que atua no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital. Ele é conhecido pelo seu estilo peculiar, cheio de sarcasmo, irreverência e arrogância. Por outro lado, o médico é brilhante em seus diagnósticos e, ao lado de sua equipe, desvenda os mais variados casos que aparecem no hospital.

Marcus Welby M.D.

A série, produzida entre 1969 a 1976, é muito interessante para entender melhor não só como eram feitas as produções antigas, mas também como funcionava a Medicina de algumas décadas atrás, em suas técnicas e procedimentos. A história gira em torno do Dr. Welby, já experiente, porém com métodos revolucionários, e seu parceiro de trabalho, Dr. Steven Kiley, jovem, e preso aos dogmas acadêmicos. A produção também aborda questões psicológicas, muitas vezes o motivo de algumas doenças e sintomas dos pacientes.

The Good Doctor

A produção estreou em 2017 e conta a história de Shaun Murphy, médico residente do Hospital San Jose St. Bonaventure. Por ser portador de autismo e savantismo, seus colegas de trabalho encontram dificuldades em aceitá-lo como membro da equipe, achando que ele não é rapaz de ocupar o cargo. Em contrapartida, seus diagnósticos precisos e uma brilhante capacidade de memorização fazem com que ele ganhe cada vez mais espaço entre os residentes do Hospital.

Nossa dica

Preparamos uma lista de 100 filmes que todo médico precisa assistir. Com esse material em mãos, você não vai mais se preocupar em ficar no tédio! Para ter acesso, basta clicar no botão baixo e fazer o download gratuito:

Livros

o que fazer na quarentena

Ler é sempre uma ótima opção ao decidir o que fazer na quarentena, principalmente pela possibilidade de aprender coisas novas que podem ser úteis para a rotina de trabalho. Por isso, vale a pena escolher títulos que tenham a ver com a sua profissão. São os mais variados temas possíveis: materiais de estudo, histórias envolvendo Medicina, livros para colorir e vários outros.

Por outro lado, descobrir novas histórias e explorar outras áreas também é uma ótima ideia para passar o tempo acompanhado de um bom livro. Confira as dicas da nossa equipe:

Em Busca do Tempo Perdido

A obra de Marcel Proust, escrita no século XX, foi responsável por revolucionar os romances da época. Ao longo da história, dividida em sete volumes, o autor conta a vida do narrador, enquanto explora suas memórias durante a vida, desde a infância até a fase adulta. Os volumes são:

  • No caminho de Swann
  • A sombra das raparigas em flor
  • O caminho de Guermantes
  • A Prisioneira
  • Sodoma e Gomorra
  • A fugitiva
  • O tempo redescoberto

Por um fio

O livro do Dr. Drauzio Varella conta histórias reais durante seus anos de trabalho na Oncologia Clínica. Ele reúne vários relatos, mostrando não só os casos de pacientes com câncer, mas também o comportamento das famílias e amigos ao lidarem com a morte. A obra também traz casos inusitados de curas que pareciam impossíveis.

Livros que todo médico deve ler

A Cidade do Sol

Com uma história forte e emocionante, o autor Khaled Hosseini mostra a vida de Mariam e Laila, mulheres afegãs que têm seu destino cruzado após serem escolhidas como esposas de um sapateiro. O que, pela cultura do país, seria apenas mais um casamento arranjado, acaba se tornando uma história de superação em uma sociedade marcada pelo machismo, opressão e violência para as personagens.

Livros para colorir

Você se engana ao achar que livro para colorir é coisa de criança. Pelo contrário, existem várias opções que ensinam Anatomia e outros assuntos da área médica através de desenhos para serem pintados. Afinal, colorir é uma ótima forma de relaxar e exercitar a mente. Por isso, criamos um post inteiro com opções interessantes de livros sobre Medicina para colorir:

Exercícios Físicos

o que fazer na quarentena

Se exercitar é um dos itens obrigatórios na lista do que fazer na quarentena. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de exercícios físicos moderados ajuda na imunidade, algo essencial em tempos de pandemia.

O ideal é que os exercícios físicos sejam feitos com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, mas existem alternativas que podem ser eficientes para se exercitar por conta própria dentro de casa. Ainda assim, é importante levar em conta a individualidade biológica de cada um, para que as atividades não passem a ser algo nocivo ao corpo por conta da sobrecarga ou de más execuções.

Nossa dica

Existem várias opções de aplicativos disponíveis no celular que podem ajudar com os exercícios. É importante analisar bem as opções, a fim de se certificar que o aplicativo foi desenvolvido com o acompanhamento de profissionais da área. Além da praticidade, é possível ainda acompanhar o progresso em alguns casos.

Outra possibilidade está nos tutoriais em vídeo. Além de poder escolher modalidades que mais agradam, existem vários profissionais que ensinam técnicas diferentes. Basta escolher um que você se identifique e começar a se exercitar. Mais uma vez, a regra é procurar vídeos produzidos por profissionais capacitados.

Jogos

o que fazer na quarentena

Além dos livros para colorir, os jogos são outra forma excelente de atividade para fazer na quarentena, e que ajudam a exercitar o cérebro. Principalmente com o avanço da tecnologia, os joguinhos de celular se tornam cada vez mais populares pela variedade de temas e formatos. Em contrapartida, existem várias opções de jogos de tabuleiro que ajudam a reunir a família e garantir muita diversão. Confira nossas dicas:

Jogos de Celular

Plague Inc.

Disponível para Android e iOS, o jogo foi lançado em 2012 e fez muito sucesso no seu lançamento. Seu objetivo principal é destruir o mundo infectando pessoas com vírus, bactérias e outros organismos letais. Com o surto de COVID-19, Plague Inc. voltou à tona por conta de sua temática. Dessa forma, a desenvolvedora do jogo, Ndemic Creations, anunciou uma nova modalidade onde o objetivo é salvar o mundo de uma pandemia. Sendo assim, o novo formato está sendo desenvolvido em conjunto com especialistas da Organização Mundial da Saúde e da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos, e estará disponível em breve.

Level Ex

A empresa lançou, na metade de 2019, quatro jogos ultrarrealistas para médicos. São eles o Airway Ex, Gastro Ex, Pulm Ex e Cardio Ex. Cada um deles, por sua vez, ensina como realizar procedimentos médicos aos estudantes de Medicina, de forma bem próxima da real. É possível, por exemplo, fazer a simulação de diversos exames e operações nos jogos.

Os jogos da Level Ex estão disponíveis tanto para Android, quanto para iOS.

Jogos para exercitar a mente

Existem vários jogos de lógica que são ótimos para exercitar a mente. Afinal, é importante manter o cérebro sempre em exercício. Por isso, existem várias opções no celular, alguns formatos novos e outros já conhecidos:

  • Sudoku -- O objetivo é colocar os números de 1 a 9 dentro de uma grade 9x9, dividida em regiões 3x3 sem repetí-los nas grades, linhas ou colunas.
  • Palavras cruzadas -- O famoso jogo tem o objetivo de preencher os espaços vazios com palavras, tendo como ajuda algumas dicas, que podem ser frases ou sinônimos, por exemplo.
  • Caça Palavras -- Em uma grade cheia de letras, a missão é encontrar as palavras, que podem ser escritas na vertical, horizontal ou então na diagonal.
  • Mahjong -- Neste jogo, várias peças são dispostas, algumas em cima das outras, e o objetivo é formar pares para eliminar todas elas do tabuleiro.

Jogos de tabuleiro

Operando

Se você quer ensinar as crianças da casa como é ser médico, certamente o Operando é a melhor opção. Fabricado pela Hasbro, seu objetivo é operar o paciente, retirando peças de diferentes partes do corpo com uma pinça. Se o jogador encostar em lugares errados, uma campainha soa e então é a vez do próximo jogador.

Banco Imobiliário

Se você não sabe o que fazer na quarentena, o Banco Imobiliário certamente é uma ótima forma de passar o tempo e reunir a família em casa. O objetivo principal é adquirir imóveis enquanto tenta se livrar das cobranças e dos impostos, a fim de evitar a falência. Ao longo do tempo, foram lançadas várias versões pela fabricante Estrela, com edições temáticas de lugares do mundo e também para crianças. Além disso, é possível adquirir a versão com máquina de cartão de crédito ou instalar o app do jogo para realizar as transações bancárias.

Detetive

Neste jogo, os participantes precisam descobrir o assassino do milionário Carlos Fortuna. Passeando por diferentes ambientes, é possível conhecer os personagens e encontrar pistas sobre o ocorrido. Mais recentemente, a fabricante Estrela lançou um app de realidade aumentada, onde é possível acompanhar o jogo escaneando cartas, a fim de encontrar as pistas.

Baralho

As cartas de baralho, por si só, já garantem muita diversão. São inúmeras possibilidades de jogos para se reunir em casa e brincar com a família se você não sabe o que fazer na quarentena. Desde jogos para dois, até grupos com várias pessoas, é possível passar um bom tempo com elas. Estas são algumas ideias de jogo:

  • Buraco
  • Canastra
  • Can-Can
  • Burro
  • Buraco
  • Paciência

Cursos Gratuitos

o que fazer na quarentena

Aprender é sempre bom, e enquanto se ocupa o tempo livre, melhor ainda. Se você não sabe o que fazer na quarentena, existe uma infinidade de cursos gratuitos em diferentes áreas para aprender coisas novas. Afinal, adquirir conhecimento nunca é demais.

São várias as opções de cursos na internet com descontos ou modalidades gratuitas, desde temas para ampliar seus conhecimentos na área profissional, até hobbies que você queira aprimorar ou começar. Basta escolher um tema e iniciar os estudos!

Nossa dica

Aprender novos idiomas é sempre importante, sobretudo para acrescentar ao seu perfil profissional. Por isso, aplicativos voltados para esta área podem ser um início para ampliar seus horizontes:

  • Duolingo: Este é um dos aplicativos mais populares no assunto. São várias opções: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e vários outros. Com lições básicas que envolvem imagens, textos e áudios, é possível conhecer o básico do idioma, ao passo que o usuário conquista etapas de avanço no aprendizado.
  • Tandem: Funciona como uma rede social, voltada para conversar com estrangeiros e colocar em prática o que você já sabe. Uma vez que seu perfil seja aceito, basta adicionar os idiomas que fala, quais quer aprender e também sobre os assuntos que você gosta de conversar. A partir daí, é possível conhecer pessoas de todo o mundo e criar novos contatos com eles.

Ferramentas de trabalho

A melhor parte em aprender coisas novas é a possibilidade de aplicá-las no seu local de trabalho quando tudo voltar ao normal. Por isso, conhecer melhor suas ferramentas do dia a dia é muito importante. Se você é médico e utiliza o ProDoctor, então, pode realizar todos os treinamentos do software durante este período de isolamento, de forma totalmente gratuita.

Para entrar em contato com nossa equipe de especialistas, só é preciso preencher o formulário de solicitação e aguardar o nosso contato para agendar o seu treinamento.

Você pode se interessar por