O melhor do drama médico nos filmes e séries - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

O melhor do drama médico nos filmes e séries

o melhor do drama medico em filmes e series

Assistir a um bom filme ou maratonar uma série certamente é uma ótima opção para passar o tempo e descansar em meio a uma rotina corrida. E quando a trama aborda um drama médico, melhor ainda! Seja nos longa-metragens ou então nas séries de TV, as opções são diversas. Cada uma delas com personagens icônicos e histórias marcantes.

Por isso, a ProDoctor separou uma lista com o melhor do drama médico nas séries e nos filmes de TV para você se divertir. Então, confira nossa lista, pegue a pipoca e divirta-se!


Leia também:
10 livros que todo médico deve ler


Drama médico nos filmes

o melhor do drama medico em filmes e series

Patch Adams – O amor é contagioso

O filme de 1998 conta a história real do médico norte-americano Hunter Patch Adams. Ele ficou famoso por conta de sua metodologia de tratamento. Ao passo que cuidava de seus pacientes, Hunter proporcionava boas doses de humor durante sua passagem pelo hospital.

Com o intuito de ajudá-los, seus métodos ficaram conhecidos por todo o mundo, rendendo a ele o filme que conta sua trajetória de vida. Quem interpreta o famoso médico é Robin Williams, que foi indicado ao Globo de Ouro 1999 pelo papel.

O filme está disponível na plataforma de streaming Telecine Play.

Quase Deuses

Este drama médico estreou nas telonas em 2004 e conta a história real de Vivien Thomas. O filme se passa após a Grande Depressão de 1930. Vivien, interpretado por Mos Def, é um marceneiro negro que foi recém-admitido em um laboratório farmacêutico como faxineiro. Nesse meio tempo, o Dr.Alfred Bablock (Alan Rickman), cirurgião-chefe da Universidade Johns Hopkins, nota sua inteligência e criatividade.

A partir de então, ambos começam a trabalhar juntos, mesmo com o racismo da época. Apesar de tudo, a parceria entre Vivien e Johns rendeu à Medicina o desenvolvimento do método para a correção da Tetralogia de Fallot.

O filme foi indicado a 32 premiações, vencendo 17 delas, incluindo três Emmys.

O Físico

Lançado em 2013, o filme é baseado no romance de Noah Gordon. A trama gira em torno do cirurgião inglês Rob J. Cole (Tom Payne), que descobre na Pérsia um médico que comanda um grande hospital, o filósofo e cientista Ibn Sina.

A partir de então, o jovem inicia sua jornada rumo à Ásia em busca de novos conhecimentos, ao passo que precisa esconder sua real identidade cristã em um local permitido apenas para judeus e árabes.

A produção foi nomeada cinco vezes no Deutscher Filmpreis, o Prêmio de Cinema Alemão. Atualmente, a produção está disponível para streaming na Netflix.

Mãos talentosas

O filme de 2009 retrata a história real de Ben Carson, famoso neurocirurgião norte-americano. Interpretado por Cuba Gooding Jr., o longa conta a trajetória de Ben, que precisou enfrentar o preconceito racial e social até chegar às salas de cirurgia.

Sua história é contada desde que era criança, quando ainda sofria com maus resultados na escola. Ao passo que os anos foram passando, Ben sempre foi incentivado por sua mãe até se tornar o melhor aluno da sala. Após se formar, o neurocirurgião se tornou o primeiro na história a separar gêmeos siameses crianópagos com sucesso. Ele ainda foi professor de Cirurgia Neuropediátrica na Universidade Johns Hopkins.

Mãos talentosas venceu seis prêmios e foi indicado a outros 15.

O Homem Elefante

Este drama de 1980 conta a história real de Joseph Merrick (John Hurt), que sofreu de neurofibromatose múltipla, deixando 90% de seu corpo deformado.

Ambientado no fim do século XIX, John dá entrada no hospital, onde conhece o médico Frederick Treves, que o ajuda a desenvolver suas habilidades e emoções. Sensível, gentil e muito inteligente, John vai, acima de tudo, recuperando sua dignidade.

O filme, produzido em preto e branco, foi indicado a 31 prêmios e venceu 10 deles, incluindo três BAFTAs.

Lista: 100 filmes que todo médico deve assistir

Se você quer conhecer mais filmes sobre medicina, fizemos uma seleção com as produções mais emblemáticos da história do cinema. Clique no botão e baixe o material gratuito!

Drama médico nas séries

o melhor do drama medico em filmes e series

Grey’s Anatomy

o melhor do drama medico em filmes e series

É impossível falar de séries médicas sem mencionar a icônica Meredith Grey. Embora tenha estreado há mais de 15 anos, Grey’s Anatomy ainda é a principal referência no assunto. A história se passa no fictício Grey Sloan Memorial Hospital, onde os médicos lidam com os casos que chegam para tratar. Ao mesmo tempo, os funcionários ainda precisam lidar com os dilemas existenciais e suas relações interpessoais.

Ao longo das temporadas, a relação entre os médicos vai se intensificando e tomando novos rumos. Atualmente, a produção americana está disponível na Netflix.

House M.D.

A série médica foi produzida entre 2005 e 2012. O protagonista, Dr. Gregory House, é uma figura peculiar e, principalmente, muito antissocial. Utilizando de todos os seus conhecimentos, mal-humor e ceticismo, House forma uma equipe de médicos para diagnosticar doenças de pacientes críticos e também de casos até então sem solução.

Ao longo das temporadas, House precisa lidar com os complicados casos que aparecem para sua equipe e, principalmente, com seus problemas de relacionamento com os pacientes e funcionários. Isso faz com que este drama médico tenha um tom de humor, mas sem perder a tensão dos casos que chegam ao Princeton-Plainsboro Hospital.

Atualmente, House M.D. está disponível na plataforma de streaming da Amazon, o Prime Video.

O escolhido

A produção original da Netflix estreou no final de junho. A trama conta a história dos médicos Lúcia, Enzo e Damião, que são convocados para vacinar a população de Aguazul, vilarejo remoto no Pantanal, contra o vírus da Zika. No entanto, a pequena comunidade expulsa os médicos logo em sua chegada.

Além disso, os habitantes escondem vários mistérios. Dentre eles, o fato de que nunca ficam doentes e, principalmente, acerca da figura do ‘escolhido’, que cura seus seguidores caso a saúde piore.

A partir daí, os três médicos precisam lutar por suas vidas, enquanto descobrem mais sobre os estranhos segredos de Aguazul e os rituais estranhos de seus habitantes.

The Good Doctor

O drama médico estreou em 2017 e surpreendeu com a alta audiência. A história gira em torno do médico residente Shaun Murphy. Apesar de jovem, o cirurgião demonstra alta capacidade de aprendizado, memória e conhecimento. Porém sua entrada no San Jose St. Bonaventure é dificultada por ter as síndromes de autismo e savantismo.

A partir de então, Murphy precisa não só lidar com os casos que aparecem no hospital, como também provar para todos os outros médicos e residentes que é capaz de lidar com as situações que o acometem em sua rotina de trabalho.

The Good Doctor é exibida ocasionalmente pela TV Globo, além de estar disponível na plataforma de streaming da emissora, a Globo Play.

Sob Pressão

A produção é uma das poucas que aborda o drama médico em um canal aberto para o grande público. Sob Pressão conta a história de Evandro e Carolina, médicos do SUS na cidade do Rio de Janeiro. Eles precisam lidar não só com a precariedade do sistema público de saúde, como também enfrentam os casos que recebem no hospital e seus problemas pessoais.

Ao longo dos episódios, os protagonistas se aproximam e encontram um no outro o apoio que precisam para seguir em frente em meio aos problemas à sua volta. O drama médico tem suas temporadas inéditas exibidas pela Globo, além de estarem disponíveis na Globo Play.


Sem tempo para assistir suas séries, Doutor? É provável que você precise de um software de gestão.

Você pode se interessar por