Museus da Saúde no Brasil - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

Museus da Saúde no Brasil

Museus da Saúde no Brasil

Os Museus da Saúde são ótimas opções de conhecimento e entretenimento. As férias do meio do ano passaram, as próximas ainda estão longe mas tirar um final de semana para conhecer os espaços culturais e históricos sobre saúde no brasil pode ser um excelente programa.

Além de adquirir novas experiências e informações para o meio profissional, que tal reunir a família, os amigos e até os colegas de trabalho para um momento cultural?!

Trilhando um roteiro para você, separamos uma lista com 10 museus da Saúde no Brasil que você precisa conhecer. Saiba melhor sobre eles em nosso post e programe-se. Prepare sua visita pelos espaços culturais e históricos sobre o mundo da saúde e da medicina.

10 Museus da Saúde no Brasil

1- Museu de Saúde Pública Emílio Ribas

Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
Créditos: Giuliana Saringer – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas é especializado na história da saúde pública brasileira. O museu está instalado em um patrimônio cultural de São Paulo, construído em 1893. Em 2010, o Museu foi transferido para o Instituto Butantan, integrando-se à estrutura do Centro de Desenvolvimento Cultural.

O órgão estimula a curiosidade sobre o avanço das ciências biomédicas e das políticas públicas na área da saúde. Além disso, o local possui toda uma trajetória histórica e memorável por abrigar o antigo Desinfectório Central – um dos primeiros equipamentos de saúde pública no país.

No espaço ainda é possível encontrar objetos pessoais, fotos, depoimentos e vídeos do médico e sanitarista Emílio Ribas. Sendo assim, o espaço ainda expõe imagens e cartazes que foram utilizados no século XX para a prevenção de doenças.

Endereço: Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São PauloTelefone: (11) 26273880

Telefone: (11) 2627-3880

Entrada: gratuita

Email: museuer.ib@butantan.gov.br

*Visita às Exposições: Atualmente o museu encontra-se fechado para visitações por motivo de reforma.


2- Museu de Microbiologia

Museus da Saúde: Microbiologia
Créditos: Instituto Butantan

O Museu de Microbiologia é parte do complexo Científico e Cultural do Instituto Butantan. O patrimônio material faz com que a sociedade desperte a curiosidade científica, ao mesmo tempo faz com que se promova uma aproximação entre a cultura, ciência e o público geral por meio de suas exposições e ações educativas.

Inaugurado em 2002, o Museu ainda constrói uma relação importante com os visitantes apresentando e divulgando as atividades desenvolvidas pelo Instituto.

Dessa maneira, quem visitar o espaço encontrará uma exposição de longa duração, percorrendo uma viagem interativa pelo mundo invisível dos microrganismos.

Endereço: ​Rua Emílio Ribas – São Paulo

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 16h:45

Contatos: (11) 2627-9540/9541 / email: museumicrobiol@butantan.gov.brOs ingressos para visitação podem ser adquiridos na bilheteria do Instituto.

*Os ingressos para visitação podem ser adquiridos na bilheteria do Instituto.



3- Museu Histórico

Museu Histórico

Com uma exposição com mais de 270 m², o Museu Histórico guarda parte do piso e paredes originais e objetos dos laboratórios de pesquisa e produção do Instituto Butantan.

Criado em 1981, o espaço foi instalado na sala adaptada para abrigar o laboratório onde Vital Brazil havia desenvolvido e entregue às autoridades sanitárias as primeiras ampolas de soros antipestosos.

Com a finalidade de atrair os visitantes, o Museu ainda abriga e expõe peças importantes e fundamentais para a trajetória da Medicina e da Saúde Pública do Brasil.

Endereço: Av Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo

Contato: (11) 2627-9525 / email: museuhistorico@butantan.gov.br

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 16h:45


4- Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz

O Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz tem como objetivo central realizar ações voltadas para a preservação, investigação e comunicação dos bens ligados à institucionalização da Medicina e das práticas de saúde em São Paulo e no Brasil.

Com entrada gratuita, o espaço faz a preservação, restauração, acondicionamento, coleta e conservação dos bens que simbolizam a história identitária da ciência e da Medicina no país.

Exposições, publicações, projetos educativos e culturais integram a programação para os visitantes.

Endereço: Av. Doutor Arnaldo, 455 (4° andar) – Cerqueira César – SP

Contato: (11) 3061-7249

Horário de funcionamento: De segunda a sexta (exceto feriados), das 09 às 12 h e das 13h às 16h


5- Museu Biológico

Primeiro museu do Instituto Butantan, o espaço conta com uma exposição zoológica viva e permanente. Além disso, o prédio histórico possui espaços voltados, diretamente, para a anatomia e a microbiologia.

Endereço: Av Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo – SP

Contato: (11) 2627-9552 / email: museubiologico@butantan.gov.br

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 16h:45

*O museu está apenas com metade das exposições abertas ao público, em virtude de obras internas.



6- Museu da Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Pensando na importância para a comunidade, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG) considera importante a preservação e conservação da memória da atividade médica e filantrópica do hospital.

Inaugurado em agosto de 2006, o espaço conserva e valoriza o acervo de objetos que não são utilizados de forma habitual no centro médico. Desse modo, o conjunto de obras tem como intuito apresentar o conhecimento de peças científicas clínicas, ciricas, farmacológicas e odontológicas e como o uso dos materiais pode auxiliar o profissional na área da saúde, como em outros campos, desenvolvendo visões críticas e especializadas.

Ao mesmo tempo, o Museu abriga algumas curiosidades no acervo como: o Livro de Cirurgia da Guerra Moderna: relato de vários médicos brasileiros que ocuparam os campos de batalha, demonstrando formas tratamento aos pacientes feridos em período de guerra (1943), a Máscara de Ombredonne (utilizada para aplicar anestesia geral em pacientes até no início do século XX) entre outros.

Endereço: Av. Rio Branco, 3353 – Passos – Juiz de Fora – MG

Contato: (32) 3229-2222


7- Museu da Medicina

Implantado em 2000 e inaugurado em 2002, o Museu da Medicina fica localizado em São Paulo e tem como objetivo resguardar a memória da História da Medicina, no apoio à pesquisa e à difusão cultural.

Atualmente, a instituição conta com um acervo com mais de mil peças, como por exemplo: documentos, livros raros, equipamentos cirúrgicos, louças com representações de eventos médicos, bustos, estatuetas de grandes nomes da Medicina e da Ciência, fotografias, medalhas e entre outros.

O Museu ainda expõe painéis que contam a História da Medicina e de instituições médicas importantes do país. Portanto, desde a sua fundação o acervo vem sendo ampliado,esporadicamente, por meio de doações médicas, hospitais, empresas e da população em geral.

Livro sobre as obras do Museu da Medicina. Para ter acesso, clique aqui.

Endereço: AV. Brigadeiro Luís Antônio, 278 (5° andar) – Bela Vista – SP

Contato: (11) 3188-4302 / email: museu@apm.org.br

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30


8- Museu da Farmácia Prof. Lucas Marques do Amaral

O Museu Professor Lucas Marques do Amaral fica situado na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O espaço é um dos únicos museus universitários que conta a história e a trajetória da farmácia no país.

Com uma exposição dividida em cincos eixos temáticos, as amostras se relacionam com as áreas da saúde, e em especial, na atuação dos farmacêuticos. Sendo assim, algumas delas são: análises clínicas, química, manipulação, alimentos, administração e botica (nome pelo qual a farmácia era conhecida antigamente).

Dessa forma, os visitantes podem apreciar almofarizes (pilões), embalagens, frascos e potes antigos, livros, fotos e documentos.

Dentre as curiosidades do acervo são os microscópios do século XIX e outros utensílios utilizados pelos profissionais no passado.

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro – Juiz de Fora – MG / Campus Farmácia

Contato: (32) 2102-3263



9- Museu da Vida

O Museu da Vida está aberto durante todo o ano. O espaço é uma iniciativa da Casa Oswaldo Cruz para estimular a sociedade a participar ativamente em questões ligadas à saúde, ciência e tecnologia.

Inaugurado em 1999, ele integra cultura, ciência e pesquisa de forma lúdica e criativa por meio de exposições, atividades interativas, multimídias, peças teatrais e laboratórios.

Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ

Contato: (21) 2590-6747

Horário de Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16 hrs.


10- Museu da Patologia

Os museus de cunho científico sempre apresentaram grandes contribuições para a sociedade e foi pensando em seguir essa linha que o cientista Oswaldo Cruz fundou o Museu da Patologia.

O Museu foi tema da exposição “Corpo, Saúde e Ciência: O Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz”. A iniciativa foi realizada em parceria com o Museu da Vida (FioCruz).

 Para ter acesso à versão online da exposição, clique aqui.


Leia também: Cursos Onlines e Gratuitos para Médicos


Museus da Saúde no Mundo

Museu da Saúde em Portugal

Com o propósito de ter seu reconhecimento mundial, o Museu da Saúde em Portugal é conceituado por seu espaço duplo: o espaço físico polinucleado e o espaço virtual.

Nesse sentido, o patrimônio histórico guarda coleções que remetem à Tuberculose, Urologia, Psicologia, Medicamento e Malária. Desde 2017, O Museu da Saúde fica situado no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos. Uma das exposições mais famosas do espaço é a “800 Anos de Saúde em Portugal.

 Acesse o acervo virtual do museu, clicando aqui

Endereço: Calçada de Santo António 5, 1150-313 Lisboa -Portugal

Contato: + 351 217526479

Conheça mais do Museu da Saúde de Portugal:

Você pode se interessar por