O que é prescrição médica - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

O que é prescrição médica

O que é prescrição médica?

A prescrição médica é uma das etapas mais importantes durante o ritual de uma consulta. É o momento em que o profissional irá receitar a medicação necessária para o tratamento da pessoa que foi à clínica, consultório, hospital ou qualquer outra unidade de Saúde em busca de alívio para suas dores.

Depois de ouvir atentamente o relato do paciente, com os motivos que o levaram à consulta, será possível analisar seu histórico de saúde, com o intuito de chegar ao melhor diagnóstico e fazer a prescrição médica correta.

Nesse sentido, é importante ressaltar a importância da relação médico-paciente. Ao ouvir com total atenção as queixas, o médico estará demonstrando ao paciente um dos aspectos mais importantes no tratamento de uma enfermidade.

Está preocupado com sua saúde e quer ajudá-lo. Então, estabelecerá desde já uma relação de confiança que será benéfica para os dois lados. Não apenas para o médico, mas também para o paciente, que estará motivado a seguir à risca o tratamento prescrito.

Portanto, o médico deve ter total transparência na prescrição, fazendo todos os esclarecimentos necessários. Sem pressa, repetindo as informações, quando considerar necessário. E, durante o tratamento, se acaso houver qualquer reação adversa, deve se colocar à disposição para atender o paciente. Desse modo, estará estreitando os laços da relação médico-paciente.

Mas, afinal, o que é prescrição médica? Neste post, abordaremos o tema para que não só profissionais formados, mas também os estudantes de Medicina possam sanar dúvidas, uma vez que o processo pode gerar incerteza e insegurança. Principalmente, entre os mais jovens.

  • O que é prescrição médica
  • Como fazer uma prescrição médica?
  • O que deve conter uma prescrição médica?
  • Quais os tipos?
  • Tecnologia e prescrição médica
  • Principais erros
  • Detalhes para se ter uma boa prescrição médica

O que é prescrição médica

O que é prescrição médica?

Prescrever uma receita é uma das tarefas mais comuns da rotina médica. Todavia, é de grande importância que seja bem elaborada, fornecendo orientações claras e precisas ao paciente, a fim de que ele compreenda bem a necessidade de segui-las. Dessa maneira, se sentirá estimulado e disposto a aderir ao tratamento, colaborando para uma recuperação mais rápida.

A prescrição médica é o documento em que o profissional descreve a medicação proposta, com todas as orientações necessárias. Dessa maneira, o paciente terá em mãos todas as informações, por exemplo, sobre hidratação, uso de antibióticos e outros medicamentos. Além disso, será devidamente esclarecido sobre sedação, uso de analgésicos, profilaxias e alimentação.

Fazer uma prescrição médica de qualidade é de grande importância para facilitar, também, a comunicação entre os profissionais da área de Saúde. Além dela favorecer a aderência do paciente ao tratamento, garante a sua segurança.

Como fazer uma prescrição médica?

o que e prescricao medica 5-min

Conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a elaboração de uma boa prescrição médica deve seguir um ritual. Antes de mais nada, é preciso definir qual o problema que aflige o paciente. Em seguida, o médico especificará o objetivo de sua indicação terapêutica.

Então, verificará se o tratamento estará de acordo com o paciente. Só para ilustrar: o médico deve analisar sua eficácia, o custo, a segurança, sua conveniência e aplicabilidade. Além disso, é fundamental repassar todas as instruções, informações e recomendações. Como, por exemplo, os possíveis efeitos do medicamento, incluindo os colaterais.

O profissional também deve esclarecer bem o paciente sobre como deve usar cada medicamento, destacando alguns alertas que achar pertinentes. Dessa maneira, sua tarefa será monitorar o tratamento.

Por fim, para aqueles que ainda não utilizam a prescrição digital, é preciso ressaltar que a prescrição médica deve ser feita de forma clara, legível e com indicações precisas. Não pode conter rasuras, emendas ou irregularidades que possam prejudicar a verificação da sua autenticidade.

O que deve conter uma prescrição médica?

o que e prescricao medica 8-min

Em todas as receitas médicas, alguns elementos são indispensáveis. Confira:

  • Tipo de receita
  • Data
  • Individualidade
  • Via de administração
  • Fármaco: genérico e/ou comercial
  • Posologia e forma de apresentação
  • Tempo de uso
  • Indicação
  • Advertências
  • Efeitos colaterais principais.

Quais os tipos?

O que é prescrição médica?

Entre os modelos de receita mais comuns reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) destacam-se:

  • Simples – Utilizado para a prescrição de medicamentos anódinos e de tarja vermelha.
  • Controle especial – É usado para a prescrição de medicamentos de tarja vermelha, como por exemplo substâncias sujeitas a controle especial, retinoicas de uso tópico, imunossupressoras e antirretrovirais, anabolizantes, antidepressivos, etc.
  • Azul (Receita B) – Este impresso padronizado na cor azul é utilizado para prescrever medicamentos que contenham substâncias psicotrópicas.
  • Amarela (Receita A) – Este impresso padronizado na cor amarela é usado para a prescrição de entorpecentes e psicotrópicos.
  • Renovável – Modelo criado para a comodidade dos pacientes, sendo particularmente útil para os doentes crônicos. É utilizado com o propósito de evitar que o paciente tenha que se deslocar com frequência aos centros de saúde e hospitais para a obtenção exclusiva de receitas.

Tecnologia e prescrição médica

O que é prescrição médica?

De acordo com a legislação atual, o médico não deve prescrever tratamento sem a realização do exame físico, exceto em casos de emergência ou impossibilidade. Portanto, prescrição a distância (seja por telefone, mensagem, etc) sem o exame direto do paciente não deve ser realizada. A exceção à regra é a Telemedicina, prática reconhecida e regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

No dia 23 de abril de 2020, o CFM, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançaram uma ferramenta importante para que os médicos brasileiros possam, com segurança, no âmbito do atendimento por Telemedicina, emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico.

Principais erros

O que é prescrição médica?

A revisão da prescrição médica é de grande importância, pois os erros de prescrição estão frequentemente associados à maior morbidade. A farmacocinética alterada pela doença crítica e a frequente associação de múltiplos medicamentos torna a questão ainda mais relevante. Confira os principais:

  • Letra ilegível sem a devida identificação do registro no Conselho Regional de Medicina
  • Rasuras, emendas e outras irregularidades
  • Ausência de data de validade
  • Prescrever medicamentos ou solicitar exames sem avaliação direta do paciente (exame físico)
  • Omissão da dose na prescrição
  • Horário errado de administração.

Detalhes para ter uma boa prescrição médica

O que é prescrição médica?

Além disso, é importante colocar o carimbo com o seu nome. Segundo a legislação da Anvisa e do CFMo carimbo não é obrigatório, desde que o médico ou outro profissional da Saúde prescritor descreva manualmente e de forma legível seu nome completo e o número do CRM. Assim, para que o documento tenha validade, basta a assinatura.

Entretanto, é preciso destacar que o uso do carimbo é obrigatório para o recebimento do talonário para prescrição de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicos.

Veja também: PRESCRIÇÃO MÉDICA COM PRODOCTOR MEDICAMENTOS: FÁCIL E PRÁTICO.

Resumo

Com toda a certeza, a relação médico-paciente é um dos aspectos mais relevantes no tratamento de uma doença. Com o intuito de ganhar a aderência do paciente ao tratamento, o médico deve ser o mais transparente possível ao fazer a prescrição, com esclarecimentos e disponibilidade para possíveis reações adversas.

Estabelecer uma relação de confiança! Esta é a melhor receita para que o paciente colabore e seja um elemento atuante para uma recuperação mais rápida.

Você pode se interessar por