14 vantagens do iOS para portadores de necessidades especiais
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

14 vantagens do iOS para portadores de necessidades especiais

deficiente_iphone_blog

O último post foi sobre os recursos nativos de acessibilidade do Android. Agora, vamos apresentar os recursos nativos do sistema operacional mobile da poderosa Apple.

Os dispositivos Apple contam com um sistema operacional bem intuitivo, o qual mesmo quem não tem muita intimidade com a tecnologia consegue utiliza-la e é assim também para os usuários que precisam de uma atenção especial. Vejamos:

  • VoiceOver: faz o telefone falar com o usuário. O iPhone lê em voz alta tudo o que está acontecendo na tela Multi-Touch e ajuda na navegação. Basta tocar na tela para que ele leia o que está sob o dedo.
  • Falar conteúdo da Tela: caso o usuário não consiga ler o texto exibido na tela do dispositivo, utilize este recurso para que e-mails, iMessages, página web e livros sejam lidos para você. É possível ainda ajustar a velocidade da fala, idioma e pedir que as palavras lidas sejam colocadas em destaque.
  • Zoom: é uma lente de aumento para a tela do dispositivo Apple, funciona em todos os apps. Pode-se habilitar o Zoom, no qual sua ampliação vai de 100% a 1500%, para tela cheia ou somente visualizando uma área ampliada em uma janela. Mesmo com a tela ampliada, todos os movimentos utilizados para navegação no dispositivo continuam ativos.
  • Ajustes de fontes: permite que o usuário configure o tamanho da fonte dos textos exibidos na tela do dispositivo, facilitando a leitura para quem sofre de dificuldades visuais.
  • Inversão de cores e escalas de cinza: é possível inverter cores e aumentar o contraste de cores no iOS para facilitar a enxergar melhor o conteúdo da tela.
  • Monitores braille: o iOS é compatível com mais de 40 monitores braille via  bluetooth.
  • FaceTime: serviço de mensagem através de vídeo e voz para se comunicar.
  • Legendas Ocultas: permite assistir vídeos com legendas e ainda possibilita personalizar o estilo e fonte das legendas.
  • iMessage: permite a comunicação através da troca de mensagens ilimitadas.
  • Áudio Mono: permite ajustar o balanço dos canais direito e esquerdo do áudio, evitando a perda de conteúdo.
  • Alertas visíveis e vibratórios: o iPhone avisa seu usuário sobre novas chamadas, mensagens recebidas, emails, eventos, etc através de alertas visuais como uma luz LED que pisca, foto de quem liga e padrão de vibração para cada tipo de notificação (totalmente configuráveis).
  • Aparelhos auditivos: em parceria com grandes fabricantes a Apple anda investindo na produção de aparelhos auditivos fabricados especialmente para seus dispositivos, onde, através do Bluetooth, permite que o usuário escute com qualidade conversas telefônicas, músicas, chamadas no FaceTime, etc.
  • AssistiveTouch: permite a configuração dos toques a serem utilizados na tela do dispositivo Apple. Por exemplo, permite que toques únicos, movimentos personalizados e movimentos como chacoalhar ou girar o dispositivo para realizar alguma ação sejam configurados para ajustar à necessidade motora do usuário.
  • Controle Assistivo: permite que o usuário navegue em sequência na tela, aticando recursos através de acessórios adaptativos via Bluetooth.

Todos esses recursos e apps citados são nativos do iOS, mas existem disponíveis na App Store muitos apps de qualidade desenvolvidos especialmente para facilitarem a vida de portadores das mais variadas necessidades especiais. Vale a pena a busca na loja da Apple. 

Veja também: ‘Aplicativos que melhoram a qualidade de vida dos deficientes’ clicando aqui.

Você pode se interessar por