14 vantagens do Android para portadores de necessidades especiais
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

14 vantagens do Android para portadores de necessidades especiais

deficiente_andoid_blog

A tecnologia está presente na vida de todos, mesmos aqueles com necessidades especiais. Muitas plataformas já oferecem de fábrica funcionalidades de acessibilidade, bastando ao usuário habilitar e configurar as que lhe convém, e além destas funcionalidades nativas, há também vários apps desenvolvidos e disponíveis para download para ajudar no uso de dispositivo por pessoas com necessidades especiais.

O sistema operacional Android, oferece os seguintes recursos de acessibilidade:

  • TalkBack: leitor de tela que informa respostas por voz ao usuário com deficiência visual, das ações desempenhadas e notificações recebidas. Permite ainda o uso de gestos simples para desempenhar algumas funções.
  • Troca de acesso: permite que o usuário conecte (via USB ou Bluetooth) um dispositivo que funciona como teclas do teclado (comutador). Muito útil para usuários que possuem alguma forma de dificuldade para manipular diretamente o dispositivo Android. Para saber mais detalhes sobre o que é o troca de acesso e como configurá-lo e usá-lo, clique aqui. Vale lembrar que este recurso está disponível somente para dispositivos com o Android 5.0 ou superior.
  • Suporte para braile (BrailleBack): permite que o usuário conecte um display braile compatível que converse via Bluetooth com o dispositivo Android. Ao utilizá-lo, o conteúdo da tela aparece no display braile e torna-se possível navegar e interagir com o dispositivo Android usando as teclas do display e inserir texto usando o teclado em braile. Para saber os displays braile compatíveis e aprender como conectá-lo e pareá-lo, clique aqui.
  • Legendas: é possível ativar legendas em um dispositivo para Android, e ainda, configurar o idioma, tamanho e estilo das mesmas. Saiba como, acessando aqui. Disponível somente para dispositivos com Android 4.4 ou superior.
  • Gestos de Ampliação: permite que a tela exibida no momento seja ampliada através de um simples gesto (três toques na tela) para melhor visualização do conteúdo. Saiba como usar e ativar/desativar aqui.
  • Texto: 
    • Texto Grande: exibe os textos do dispositivo no maior tamanho possível. Para ativar, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Texto Grande em seu dispositivo Android.
    • Em alto contraste:  exibe os textos na cor branca ou preta, dependendo da cor original do texto para facilitar a leitura do mesmo. Para ativar, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Texto de Alto Contraste em seu dispositivo Android. Vale lembrar que este recurso está disponível somente para Android 5.0 ou superior.
  • Liga/Desliga Encerra Ligação: inicia ou encerra uma ligação apenas pressionando o botão correspondente (não se tornando necessário arrastá-lo como é padrão no Android). Para ativar, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Liga/Desliga Encerra Ligação.
  • Girar Tela Automaticamente: gira a tela do dispositivo automaticamente para o modo Paisagem (horizontal) ou Retrato (vertical) de acordo com o movimento do dispositivo em duas mãos. Para ativar, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Girar Tela Automaticamente.
  • Falar Senhas: este recurso trabalha em parceria com o recurso TalkBack. Se ativado, os caracteres de senha digitados serão pronunciados normalmente pelo dispositivo. Se desativado, os caracteres de senha serão pronunciados pelo dispositivo somente se um fone de ouvido estiver conectado no momento, para conservar a privacidade do usuário. Para ativar, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Falar Senhas.
  • Atalho de Acessibilidade: permite ativar o recurso TalkBack temporariamente e rapidamente sem precisar da visão. Para maiores detalhes, acesse aqui.
  • Converter Texto em Voz: para configurar a conversão de textos em voz em seu dispositivo acesse Config. > Acessibilidade > Converter texto em voz.  
  • Atraso ao manter pressionado: este recurso permite configurar o tempo de resposta do dispositivo ao toque na tela, ou seja, o tempo necessário para o dispositivo ‘perceber’ que o usuário está tocando em sua tela. Muito útil para usuários com dificuldades motoras. Mais informações sobre este recurso aqui.
  • Inversão de cores: este recurso inverte as cores na tela do dispositivo Android. Por exemplo, uma tela de fundo preto com fonte branca, torna-se branca com fonte preta. Para ativar, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Inversão de cores. Como este recurso ainda está em fase experimental, pode ocorrer de não funcionar em todas as partes do dispositivo. Disponível somente para Android 5.0 ou superior.
  • Correção de Cor: este recurso permite que as cores sejam ajustadas para melhorar a experiência do usuário daltônico. Ainda é possível selecionar qual o tipo de anomalia das cores que o usuário sofre, para a correta compensação das cores (veja aqui) . Para ativar, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Correção de Cor. Como este recurso ainda está em fase experimental, pode ocorrer de não funcionar em todas as partes do dispositivo. Disponível somente para Android 5.0 ou superior.

Além destes recursos nativos do Android, a Play Store possui diversos apps disponíveis para facilitar a vida do usuário que necessita de alguma ajudinha para manipular seu dispositivo. Vale a pena conferir!

Você pode se interessar por