Histórico do paciente: Esteja atento! - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

Histórico do paciente: Esteja atento!

histórico do paciente

O histórico do paciente é um importante documento que contém todos os seus relatos a cada consulta. Não só acerca dos seus sintomas, mas também das patologias que tenham acometido seus familiares. Além disso, reúne os exames solicitados pelo médico e as prescrições feitas durante o tratamento. Todas estas informações pertencem ao paciente, devendo ser sigilosamente resguardadas.

Com uma anamnese bem feita, é possível estreitar o relacionamento médico-paciente, uma vez que o profissional terá condições mais seguras para estudar a enfermidade e chegar de maneira mais rápida a um diagnóstico. Assim, poderá fazer a melhor prescrição e, tendo a confiança do paciente, este estará pronto para colaborar e se curar mais rapidamente.

Neste post, a ProDoctor destaca a importância do histórico do paciente, com o intuito de também reafirmar a atenção e o cuidado que o médico deve ter ao atendê-lo em sua clínica/consultório. A seguir, confira os seguintes temas:

  • O que é o histórico do paciente
  • Fidelidade ao relato do paciente
  • Importância do histórico do paciente
  • Sigilo do histórico do paciente

O que é o histórico do paciente

controle financeiro

O histórico do paciente deve retratar fielmente as informações dadas pelo paciente durante a consulta. Além disso, deve ter seus exames digitalizados e as receitas prescritas durante o tratamento. Dessa maneira, fica evidente a importância de o médico dominar bem a técnica para fazer uma boa anamnese.

Nesse sentido, é também importante lembrar que o profissional passa a ter em mãos todas as informações vindas diretamente do paciente. E que serão de grande relevância para orientá-lo na análise das queixas e na montagem de uma estratégia, com o intuito de analisar a conduta necessária a ser adotada e a prescrição médica correta para o tratamento.

Portanto, é de suma importância fazer uma boa anamnese, reunindo um conjunto de dados que vão desde o seu nome completo e seu histórico médico até as queixas do momento em que está diante do profissional.

Fidelidade ao relato do paciente

histórico do paciente

A atenção ao relato do paciente é fundamental durante a consulta. Desse modo, você conquista sua confiança e adesão ao tratamento que irá propor. Portanto, nada de pressa e tampouco de desviar a atenção enquanto ele fala sobre suas dores e o que o angustia. Se acaso o paciente tiver dificuldades para expor suas queixas, ajude-o, mas sem interrompê-lo enquanto estiver falando.

Escutar é uma arte e isto demanda treinamento, paciência e tempo. Exercite isto a cada consulta, pois é assim que conseguirá trazer para o histórico do paciente a fidelidade do seu relato. Daí a importância de trabalhar com um excelente software de gestão e com reconhecimento amplo no mercado. E que seja intuitivo e capaz de ajudá-lo a ganhar tempo, a fim de não perder detalhes do relato.

Importância do histórico do paciente

histórico do paciente

Todo o histórico do paciente deve ser armazenado no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Sua importância é fundamental para o trabalho do médico, uma vez que nele estarão os registros médicos, os exames digitalizados e as receitas que você prescrever diretamente do seu dispositivo. Tudo com Assinatura Digital.

O Prontuário Eletrônico do Paciente pode ser acessado remotamente. Desse modo, permite que o médico acesse todas as informações sempre que precisar. Além de otimizar o trabalho dos profissionais e economizar recursos e espaço físico, o fato do PeP contar com Assinatura Digital lhe confere validade legal, sendo uma ferramenta importante para resguardar o médico em potenciais ações judiciais.

Com a expansão da Telemedicina, o histórico do paciente ganhou maior importância, uma vez que todas as informações podem ser acessadas durante um atendimento realizado remotamente.

|Leia também: Conheça o ProDoctor Cloud.

Sigilo do histórico do paciente

certificado digital

Conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o histórico do paciente pertence à pessoa, ficando sua guarda sob a responsabilidade do consultório/clínica, assim como de qualquer estabelecimento de Saúde. Sigilo e segurança devem resguardar toda a privacidade das informações.

O dispositivo entrou em vigor no dia 27 de agosto de 2020 e, em seu Artigo 1º, define que “Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.

Resumo

Com o histórico do paciente armazenado eletronicamente, você poderá acompanhar em tempo real suas condições de saúde quando for necessário. Dessa maneira, ele receberá o atendimento de qualidade que você pode lhe proporcionar. Ao mesmo tempo, isto contribui para gerar confiança e estreitar o relacionamento médico-paciente.

Com toda a certeza, com a segurança e o sigilo resguardado de todas as informações, o processo de consulta aos dados agilizará o atendimento, o que implica em qualidade e humanização no atendimento. Como resultado, seu paciente terá maior satisfação e a imagem de sua clínica/consultório ganha fortalecimento perante a sociedade

Você pode se interessar por