Gestão de Clínicas e Consultórios

Fidelizar pacientes é fundamental

fidelizar pacientes

Fidelizar pacientes é de grande importância para o crescimento de sua clínica/consultório. Mas, exige trabalho constante, paciência, persistência e determinação para vencer as dificuldades até alcançar os objetivos.

É uma tarefa árdua, que envolve não só sua atenção durante e após a consulta, como também o desempenho da secretária e dos demais funcionários assim que o paciente entra na recepção. Deixá-lo à vontade, sentindo-se bem acolhido, deve ser o objetivo de todos.

Para ajudá-lo a pensar em estratégias que possam consolidar sua carteira de clientes, em seu Blog, a ProDoctor Software elaborou uma série de dicas importantes, que você poderá consultar a qualquer tempo. Neste post, você encontrará os seguintes temas:

  • O que significa fidelizar pacientes?
  • Ambiente confortável para fidelizar pacientes
  • Sem erros e atrasos
  • Importância de fidelizar pacientes
  • Atendimento humanizado
  • Relação médico-paciente
  • Facilite a comunicação para fidelizar pacientes
  • Pós-atendimento

Saiba mais:
Confirmação de Consultas: como evitar a ausência de pacientes
Como conseguir pacientes particulares?


O que significa fidelizar pacientes?

fidelizar pacientes

A primeira impressão é a que fica. É importante pensar nesta máxima, uma vez que fidelizar pacientes significa dar a eles um atendimento de qualidade, a partir do instante em que faz contato com a secretária, pessoalmente, ou por via telefônica.

O tratamento cordial, educado e respeitoso, antes da consulta, deve ser proporcionado por todos os funcionários da clínica/consultório. Da mesma forma, o médico deverá saber ouvir e estar atento a todas as queixas durante a consulta. O treinamento de toda a equipe, com avaliações periódica, é essencial para garantir o sucesso da rotina de trabalho.

Deixar o paciente sentir-se à vontade é essencial para que se sinta acolhido. Dessa maneira, ele não só retornará para novas consultas, mas também será uma pessoa importante para indicar o estabelecimento como referência médica.

Ambiente confortável para fidelizar pacientes

Você procura cumprir os horários, correto? Todavia, contratempos existem e algumas consultas podem demorar um pouco mais. Assim, é aceitável que os pacientes, por vezes, tenham que esperar.

Dessa forma, é importante que todo o ambiente da clínica/consultório esteja devidamente preparado para ser utilizado. Por isso, cuidar da higienização, da aparência e do conforto é de suma importância.

Pense em formas de tornar o ambiente mais agradável, a fim de diminuir a impaciência com o tempo de espera. Por exemplo: pense na melhor forma de disponibilizar os ambientes para a televisão, a água e o cafezinho. Também é importante prestar atenção na circulação do ar e na temperatura ambiente, principalmente porque receberá pacientes com sintomas de enfermidades.

Confira mais detalhes para que seus pacientes se sintam em um ambiente aconchegante durante a espera.

Sem erros e atrasos

fidelizar pacientes

O que pode ser pior? O médico se atrasar ou o paciente? Certamente, ambos têm suas responsabilidades. No caso de uma clínica/consultório, é essencial que a secretária trabalhe com um software de gestão de respeito e credibilidade no mercado. Dessa maneira, estará organizada e mais tranquila para organizar a agenda e lidar com eventuais atrasos e urgências que impeçam o médico de chegar a tempo ou precisar se ausentar.

Com um aplicativo confiável e intuitivo, administrará bem os horários e a rotina, evitando erros na marcação e realocação das consultas. Desse modo, sem equívocos, cumpre ao profissional se organizar para que o dia a dia transcorra normal e sem atrasos.

Se acaso acontecer algo urgente, que vá impedi-lo de chegar ao estabelecimento no horário, deverá avisar à secretária, que então comunicará aos pacientes sobre o atraso ou adiamento das consultas. Então, explicará os motivos, pedindo as desculpas necessárias e já reagendando os compromissos.

Você também pode se valer das facilidades proporcionadas pela tecnologia, utilizando, por exemplo, o WhatsApp.

Importância de fidelizar pacientes

As empresas da área de Saúde, assim como qualquer outra do mercado, precisam sobreviver. Da mesma forma que é necessário conquistar novos pacientes, você precisar estar de olho na fidelização daqueles que já utilizam sua clínica/consultório. Afinal, é a lealdade dos pacientes que garante a saúde financeira e equilibra as contas no fim do mês, certo?

Além disso, esta fidelização é importante para a imagem da empresa, uma vez que seus pacientes poderão recomendá-la pelo atendimento de qualidade que oferece. A famosa indicação do seu nome e de seu estabelecimento continua sendo uma excelente propaganda. E o que é melhor: é feita no tradicional estilo boca a boca, de forma gratuita!

Atendimento humanizado

A fim de que o paciente se sinta protegido e estimulado a retornar ao seu consultório/clínica, é preciso envolvê-lo com um atendimento personalizado, em que prevaleça o sentido humano. E isto implica em oferecer-lhe o acolhimento necessário.

Portanto, tenha sempre em mente que um atendimento de qualidade começa na recepção pessoal e nas primeiras conversas telefônicas.

A educação e a cordialidade devem ser marcas registradas do atendimento. Por isso, é necessário ter calma e paciência, com empenho para que o paciente se sinta acolhido plenamente. A secretária deve ser proativa durante todo o procedimento, demonstrando preocupação e revelando disposição através de uma conversa clara e objetiva.

Relação médico-paciente

O relacionamento médico-paciente ganhou uma dimensão ainda maior durante a pandemia do Coronavírus. Mais do que nunca, você precisa demonstrar que está ao lado do seu paciente, colocando todo seu conhecimento científico e sua dedicação em benefício do restabelecimento da saúde dele.

Com toda a certeza, ele reconhecerá seu envolvimento e se sentirá estimulado para aderir ao tratamento, colaborando para que sua recuperação seja mais rápida.

Facilite a comunicação para fidelizar pacientes

Utilizar os recursos tecnológicos é uma excelente maneira de driblar as dificuldades com linhas telefônicas constantemente ocupadas. Dessa maneira, você pode utilizar canais como e-mail, chat e WhatsApp, a fim de facilitar o contato para agendar e confirmar atendimentos e retornos.

E, ter um Blog, sempre atualizado e fácil de encontrar, é um diferencial que pode ajudá-lo a atrair e fidelizar paciente.

Uma boa estratégia que você também pode adotar é cadastrar sua clínica/consultório no Google Meu Negócio. Assim, garante que seu estabelecimento aparecerá sempre que algum paciente estiver procurando por médicos de sua especialidade em sua região.

14 técnicas para lotar a agenda médica

Espaços vazios na agenda? Confira nossas dicas para que você tenha uma rotina cheia!

Pós-atendimento

Não, a sua relação com os pacientes não acaba quando a consulta termina. Pelo contrário! A partir desse momento é que você precisa se dedicar a abrir canais de comunicação, com o intuito de estreitar não apenas a relação médico-paciente, como também colocar em prática estratégias de pós-atendimento.

Deixe claro para o paciente que você se preocupa com ele. Assim, é importante enviar SMS para a marcação de retorno, cancelamento e remarcação de consultas. Além disso, você poderá enviar materiais informativos relativos aos cuidados com a saúde.

Com o intuito de estimular uma aproximação, você poderá também, só para ilustrar, enviar mensagens em datas especiais, como aniversário e Natal.

Resumo

Fidelizar pacientes é essencial para a manutenção financeira de sua clínica/consultório. Portanto, você precisa estar sempre atento ao funcionamento diário do trabalho, reservando especial atenção para a forma de tratamento de todos os funcionários para com os frequentadores do estabelecimento.

De tempos em tempos, realize uma pesquisa de satisfação com eles, a fim de que possa promover melhorias que fortaleçam o relacionamento. Sempre mantendo, como pilares, a educação, o respeito e a consciência de que mais do que um número, cada paciente é importante e você se preocupa com ele.

Você pode se interessar por