Gestão de Clínicas e Consultórios Marketing para Médicos

Como conseguir pacientes particulares?

como conseguir pacientes particulares

Em tempos de crise, a pergunta ‘conseguir pacientes particulares’ se torna uma tarefa difícil. Se você atende por meio de convênios, por exemplo, pode ter notado uma leve queda de pessoas nos consultórios. Diante dessa situação, a solução é optar por novas formas de divulgar seus serviços. Uma delas é tentar atrair pacientes fora dos convênios. Por isso, separamos neste post algumas dicas de como conseguir pacientes particulares.

Como conseguir pacientes particulares?

A tarefa não é tão complicada e existem várias formas de atraí-los. Com essas dicas, você certamente irá conseguir recuperar o fluxo de pacientes no seu consultório ou clínica médica se seguir estes passos. Vamos lá:

Atendimento

como conseguir pacientes particulares

Antes de mais nada, é importante entender que para fidelizar pacientes particulares, é necessário fazer com que se eles sintam bem. Por isso, assegurar um atendimento de qualidade é imprescindível. Além disso, capacitar seus funcionários, como a secretária, pode ser uma ótima ferramenta.

Vale lembrar que um bom atendimento não se refere apenas à boa educação. É necessário, principalmente, que o profissional que está lidando com os pacientes tenha ética e entenda do assunto. Contratar uma secretária que não domina as novas tecnologias, por exemplo, pode ser um tiro no pé para seu negócio.

Banner e-book Secretária como melhorar seu atendimento

Pós atendimento

Se você pensa que após a consulta o atendimento acabou, você está enganado. Cuidar do pós atendimento ao paciente também é importante, a fim de fazê-lo se sentir bem e confiar no seu trabalho. Procure manter um relacionamento profissional com seus pacientes e peça à secretária para ligar dias após a consulta para confirmar se está tudo bem, por exemplo. Você também pode enviar um cartão de aniversário para celebrar a data e fazer com que ele se sinta lembrado. 

Com um atendimento simpático e competente aos seus atuais pacientes, você ganhará networking e, consequentemente, irá atrair mais pessoas para sua clínica ou consultório.

Networking

como conseguir pacientes particulares

Se você ainda não conhece esse termo, aqui vai uma breve explicação: o Networking de um profissional se dá quando os seus clientes – neste caso, os pacientes – fazem boas recomendações acerca do seu trabalho. É o famoso ‘boca a boca‘ que eles farão ao falar bem do seu atendimento e do seu profissionalismo.

Ter um bom Networking é importante para aumentar a sua reputação diante da comunidade em geral. Se seus pacientes falam bem de você, a probabilidade de que mais pessoas confiem no seu trabalho aumenta. Consequentemente, aumenta também a procura pelos seus serviços.

A única forma de fazer isso é simples: proporcione aos seus pacientes o melhor tratamento possível durante o atendimento. Seja profissional e, sobretudo, ético no seu trabalho.

Conheça seu paciente

como conseguir pacientes particulares

Conhecer seu público é, sem dúvidas, um passo importante para saber como conseguir pacientes particulares. Procure fazer um levantamento de dados dos seus pacientes atuais para entender melhor com quem está lidando.

Se você utiliza algum software de gestão, por exemplo, conseguir essas informações será fácil. Saiba bem a faixa etária dos seus pacientes, o gênero, estado civil e a distância que eles moram em relação ao seu consultório ou clínica. Dessa forma, você terá em mãos um perfil completo do seu público alvo. Assim, fica muito mais fácil saber no que você deve investir para atrair mais pacientes.

Utilize a tecnologia a seu favor

como conseguir pacientes particulares

A tecnologia é uma realidade e ignorá-la pode trazer enormes prejuízos. Por isso, usá-la a seu favor irá trazer enormes benefícios, não só como conseguir pacientes particulares, como também para contribuir com a sua reputação e contatos na área da Medicina e com o público em geral.

Invista em Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das principais formas de divulgar os seus serviços. Investir nele irá proporcionar não só um aumento de pacientes, como também o aumento da sua popularidade. Existem várias formas de se utilizar o marketing digital para médicos, mas estas são as principais:

  • Anúncios no Google: Esta é a maior ferramenta de pesquisa do mundo, por isso é importante que seu nome apareça por lá. Você pode criar anúncios pelo Google Ads para que pessoas da sua região encontrem seu contato ao procurar pela sua especialidade, por exemplo;
  • Blog: Crie um blog sobre sua especialidade e faça posts abordando assuntos variados e de interesse da comunidade em geral. Dessa forma, quando os pacientes buscarem sobre o assunto no Google, também poderão te encontrar;
  • Facebook: A rede social é a mais usada no Brasil e no mundo. Por isso, é importante investir seu tempo em fazer amizades e participar de grupos. O Facebook também serve para que você divulgue seus serviços para o seu público alvo;
  • Instagram: A plataforma vem crescendo de forma significativa no Brasil e está atraindo cada vez mais a atenção de quem quer divulgar produtos e serviços. Por isso, investir no Instagram pode gerar resultados satisfatórios na hora de conseguir pacientes.

Antes de mais nada, lembre-se que fica mais fácil fazer o Marketing Digital com a ajuda de um profissional que entenda do assunto e das ferramentas a serem utilizadas.

como conseguir pacientes particulares

Utilize um software de gestão

Esta dica é essencial. Ir em busca de novos pacientes é uma tarefa que demanda certo tempo do médico, para pensar nas estratégias e formas que deem certo. Por isso, facilitar a rotina de trabalho implica na redução do gasto de tempo. 

Com um software de gestão completo e seguro, tarefas como o cadastro do paciente e o controle das agendas do médico são realizadas de forma rápida e sem complicações. Além disso, os módulos financeiro e faturamento também reduzem de forma significativa o tempo gasto pela equipe com burocracias. 

Todos esses benefícios resultam em tempo de sobra para investir na qualidade dos seus serviços, além de mais segurança no processamento de dados.

Facilite o pagamento

como conseguir pacientes particulares

Se o número de pacientes no seu consultório ou clínica médica está diminuindo, isso pode significar que alguns deles estão procurando economizar. Isso ocorre, principalmente, em tempos de crise. A melhor forma para contornar essa situação é entender esta realidade e criar formas de pagamento flexíveis.

Utilizar o cartão de crédito e débito, por exemplo, pode ser uma forma de facilitar o pagamento das consultas. Outra ideia é criar programas de fidelidade que dão desconto ao paciente que indicar os seus serviços. Parcelar as consultas no dinheiro também pode ser uma boa opção.

Vale lembrar, ainda, que é preciso avaliar o atual cenário financeiro da sua clínica ou consultório antes de implementar estas novidades, a fim de evitar erros no faturamento.


Viu a facilidade de como conseguir pacientes particulares? São várias as formas de atrair mais público e algumas delas você pode começar a implementar agora mesmo!

Você pode se interessar por