Como ter uma rede sem fio segura - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

Como ter uma rede sem fio segura

Hoje em dia é muito comum o uso de redes wireless (sem fio) em casa, escritórios, empresas, locais públicos e etc. A rede sem fio oferece mobilidade e praticidade. Se livrar dos fios é um alívio para qualquer um.

Se a rede convencional já é passível de invasões e ataques, as chances nas redes sem fio aumentam ainda mais. Por isto, cuidado redobrado com a segurança da sua rede sem fio é necessário.

Redes sem fio sem segurança permitem que terceiros interceptem seus dados enviados e recebidos, se conectem à sua rede (e assim às suas máquinas da rede e arquivos compartilhados) e utilizem de sua conexão de internet.

Para evitar tais abusos, existem medidas simples de serem realizadas e que aumentam a segurança de sua rede sem fio e roteador:

  • Modificar a senha de configuração de seu roteador

O roteador de sua rede vem de fábrica com um login e senha padrões de acesso à sua página de configuração. Portanto, para evitar que terceiros invadam e modifiquem estas configurações sem seu consentimento, troque o login e senha para algum que somente você tenha conhecimento.

  • Definir senha de acesso à rede

Ao configurar uma rede sem fio, lembre-se de configurar uma senha de acesso para a mesma, evitando assim que desconhecidos tenham acesso irrestrito à sua rede e à sua conexão de internet. Forneça a senha somente a quem você julgar necessário.

  •  Limitar acesso à rede pelo endereço MAC

 O endereço MAC (Media Access Control) é a identificação de uma placa de rede na rede. É único e possui 12 dígitos hexadecimais. O acesso à rede pelo endereço MAC confere ainda mais robustez à segurança da sua rede, pois além da senha, o MAC do dispositivo deverá estar liberado na lista do roteador. Caso contrário, nenhum acesso sera permitido!

  • Ocultar o SSID da rede (se possível e conveniente)

Simplificando, o SSID (Service Set Identifier) é nada mais do que o nome que identifica a rede sem fio. Isso mesmo, aquele nomes criativos ou bizarros que as pessoas dão às suas redes para identificá-las, e que o seu notebook, smartphone ou tablet reconhece ao ligar o WiFi e te mostra na lista.

Ao desativar o SSID de uma rede, você evita que ela seja mostrada a qualquer um que ligue a função WiFi de um dispositivo, ou seja, só conseguirão acesso à rede com SSID oculto aqueles que sabem exatamente o nome dela.

  • Utilizar criptografia para os dados transmitidos

Não é possível garantir 100% que uma rede não vá ter seus dados interceptados, mas você pode (e deve!) utilizar um protocolo de segurança. Assim, as informações são transmitidas normalmente, mas no caso de serem interceptadas, não serão compreendidas, pois estarão criptografadas. Os protocolos mais conhecidos são o WEP e WPA, sendo o último o mais indicado, completo e confiável.

  • Utilizar equipamentos modernos

Ao montar uma rede sem fio, utilize equipamentos (modens, roteadores, extensores de sinal, etc) modernos, que dão suporte aos protocolos mais atuais de segurança.

Estas dicas são simples e dependendo do seu grau de familiaridade com computadores, podem ser executadas por você mesmo. Caso não queira ter essa responsabilidade, chame seu técnico para configurar corretamente para você, mas não deixe de fazer!

  •  Rede bem projetada

 Uma rede (com e sem fio) bem projetada, por profissionais qualificados e experientes evita a intermitência de sinal (as famosas quedas de conexão). Para acessos à internet somente, estas quedas podem não ser tão preocupantes, mas ao se utilizar a rede para softwares que acessam servidores o tempo todo para acesso à informações e banco de dados (como é o caso do ProDoctor) essa instabilidade pode trazer sérios riscos como corrupção de bancos de dados, perda de dados, etc.

Fatores físicos como distância do dispositivo ao roteador e estruturas físicas no caminho (como paredes, múltiplos andares, etc) interferem (e muito!) no desempenho da rede, e pode ser necessário a instalação de extensores de sinais, antenas e outros dispositivos. Daí a importância de um profissional da área de redes realizar o projeto e execução da instalação de sua rede!

A segurança das redes deve ser reforçada sempre que possível, pois um ataque ou invasão às suas informações e conexão à internet podem não ser percebidos, e nesse meio tempo informações bancárias, fotos e arquivos confidenciais podem estar sendo roubados. Mas lembre-se que talvez nem todas as opções acima listadas serão possíveis de serem adotadas em sua rede, pois vai depender de como a sua rede é utilizada. Por exemplo, se você tem uma clínica e quer disponibilizar a rede WiFi para que seus pacientes naveguem na internet enquanto aguardam por uma consulta, um acesso via endereço MAC fica impraticável, pois imagine a quantidade de pacientes que passam diariamente pela clínica. Imagine ter que cadastrar o MAC de cada um sempre que quiserem acessar a internet!

Esses detalhes devem ser pensados e analisados e por isso um profissional de redes qualificado tem a sua importância!

Você pode se interessar por