Como iniciar a carreira e gerir o consultório?
Todo início de carreira é difícil e muitas vezes angustiante. Conseguir marcar presença e se firmar no mercado de saúde é uma tarefa árdua e que requer trabalho árduo e constante. Se você é um médico que recentemente se formou e decidiu abrir um consultório ou clínica, sozinho ou em parceria com amigos da faculdade, esteja atento para não cometer erros básicos que podem comprometer seu trabalho e os sonhos de se firmar como referência médica.
É necessário ter conhecimento dos vacilos mais comuns que acontecem nesta fase inicial e por este motivo relacionamos alguns tópicos que poderão ajudá-lo na empreitada.
Você tem absoluta certeza de que este caminho que escolheu impõe sacrifícios, tanto que a profissão é comparada a um sacerdócio. E assim será, desde o início! Medicina não implica em apenas ter o avental e o jaleco como símbolos de status quo.
Não pense que as coisas acontecem da noite para o dia. Além do seu conhecimento científico e dos seus colegas (caso for trabalhar com eles em uma clínica ou dividir um consultório), é preciso que uma série de fatores atue favoravelmente, como escolha adequada do local, escolha de secretária e funcionários, todo o trabalho de divulgação e, claro, a situação econômica do País.
Se a agenda estiver com vários espaços vazios, lembre-se de que isto é perfeitamente normal no início. A agenda cresce com o tempo, a partir do momento em que você passe a ser mais conhecido e reconhecido pelo trabalho, através não só de uma boa ação de marketing, mas também da indicação feita pelos seus próprios pacientes. Nada de angústia!
Outro tópico que vale para todas as profissões. Em um mundo cada vez mais competitivo, em que as informações são disseminadas em grande volume e com assustadora velocidade, é preciso estar sempre atualizado. Acompanhar todas as notícias referentes à evolução da Medicina, principalmente na sua área específica de atualização, inteirar-se das novidades acerca de tratamentos, medicamentos e doenças, participar de congressos, seminários, trocar ideias com colegas através de grupos fechados e chats na internet, ler livros e realizar cursos.
Você não pode ficar parado no tempo, pensando que os anos de bancos escolares serão suficientes para vencer os desafios do dia a dia. Estar antenado para o casamento da Medicina com a Tecnologia é fundamental, por isto procure conhecer aplicativos para facilitar seu dia a dia e softwares disponíveis para a gestão de seu negócio.
É imprescindível estabelecer e manter uma relação de confiança e cordialidade com os pacientes. A primeira regra é a da educação, prestando um atendimento capaz de proporcionar conforto e empatia, fazendo-o se sentir merecedor de sua atenção. Tenha paciência e calma sempre, tratando todos igualmente, ouvindo suas reclamações.
O paciente sentirá confiança e vai colaborar com o tratamento a partir do instante que sentir que você o considera realmente importante e que vai utilizar o conhecimento científico que detém para obter sucesso no tratamento. Ouça com atenção, explique tudo sobre o diagnóstico e a medicação, tirando todas as dúvidas e sendo o mais didático possível.
Caso você não tenha interesse em administrar seu negócio, tanto administrativa, quanto financeiramente, estude e avalie bem a possibilidade de contratar pessoas de confiança e que sejam especialistas na área. Além de ser imprescindível informatizar a clínica/consultório, utilizando um bom software de gestão. Assim, você terá mais tempo para se dedicar à sua profissão.
A utilização de um bom software vai eliminar papéis e assegurar a organização de toda a clínica/consultório em termos de agendamento. Daí a importância de ter uma eficiente secretária para evitar dissabores com pacientes por causa de erros na marcação das consultas.
A boa educação deve ser permanente. Não deixe seu paciente esperando. Avise à secretária que vai se atrasar. E dê retorno para os pacientes que ligarem ou deixarem recado para você.