10 Livros que todo médico deve ler - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

10 Livros que todo médico deve ler

livros-para-medicos1 (1)

Livros para médicos? Sim! Selecionamos uma lista com 10 Livros que todo médico deve ler!

Assim como no cinema, a literatura tem sido uma permanente fonte de inspiração para que as pessoas decidam por um caminho profissional. São inúmeras obras que tratam de temas médicos de forma romanceada ou não, enfocando diversos aspectos que permitem despertar o interesse acerca da ciência médica.

Livros que proporcionam tanto aos estudantes quanto aos profissionais em início de carreira conhecimento, conscientização e motivação para sua formação e certeza de que está no caminho certo em sua escolha, mesmo com todos os percalços, dilemas e desafios.


Leia também
17 filmes sobre médicos e medicina que você deve assistir


A seguir, selecionamos alguns livros que todo médico deve ler e ter em sua biblioteca. Confira!

10 livros que todo médico deve ler

1- O Físico 

10 Livros que todo médico deve ler - O Físico

Trata-se do cultuado best-seller do escritor americano Noah Gordon, que também fez bastante sucesso no cinema desde o seu lançamento em 2014. É o primeiro de uma trilogia, mesclando romance, sensualidade, aventura e fatos históricos, tendo como pano de fundo a Idade Média e as Cruzadas. Rob J. Cole encarna um jovem inglês que é aprendiz de cirurgião-dentista no século XI. O livro acompanha sua peregrinação para estudar Medicina no tempo em que a dissecação de humanos era proibida pela Igreja Católica e as melhores escolas médicas ficavam no mundo árabe. Ao mostrar as dificuldades comuns, fica patente que a realidade da Medicina é igual em qualquer lugar do mundo e período histórico.

 2- Médicos de Homens e de Almas

10 Livros que todo médico deve ler - Médicos de Homens e de Almas

Um dos títulos mais citados e lidos pelos profissionais mais experientes. A autora Taylor Caldwell estudou intensa e profundamente, durante muitos anos, a obra do evangelista São Lucas, protetor dos Médicos, para romancear sua trajetória com uma narrativa emocionante, sem economizar nos detalhes históricos. Ao abordar também as fraquezas do protagonista, ela aproxima o leitor da realidade e sempre lembra que o médico é uma pessoa como qualquer outra, que também ama e odeia, sofre, adoece e morre. E que ser médico implica em pensar, tendo uma visão da realidade que o cerca, para que possa também tratar das “almas”, como o apóstolo Lucas.

3- O Imperador de Todos os Males: uma biografia do Câncer

10 Livros que todo médico deve ler - O Imperador de Todos os Males: uma biografia do Câncer

Obra que rendeu ao cancerologista Siddhartha Murkhejee o Prêmio Pullitzer de 2011. A história é real e o médico faz uma narrativa profundamente humana da doença cujo nome muitos ainda receiam pronunciar. Com uma linguagem bastante acessível, descreve sucintamente as etapas do processo repleto de idas e vindas da pesquisa da enfermidade, com suas promessas de vitórias e a decepção das recaídas. Também mostra sem máscaras alguns tratamentos radicais, como a mastectomia e a quimioterapia, além de abordar a importância tardia dada à prevenção. Tem tecnologia e ciência. Mas, principalmente, a marca do humanismo de um oncologista que convive diariamente com o drama de seus pacientes.

4- O Século dos Cirurgiões

10 Livros que todo médico deve ler  - O Século dos Cirurgiões

Na era pré-anestesia, o século XIX é um marco histórico para os cirurgiões, pois assinala o período em que a Medicina conheceu a cirurgia sem dor. No livro, Jurgen Thorwald aborda as raízes históricas da Medicina Moderna e apresenta histórias e relatos, vivenciados por Henrique Estevão, seu avô, por quem tinha grande orgulho e admiração. É a partir daí que descreve todo processo de surgimento da anestesia, com um belo relato do trabalho dos famosos pioneiros e de sua contribuição para o progresso das cirurgias. A obra é indicada não só para os especialistas, mas também para os leigos, que tomam conhecimento dos principais problemas da cirurgia.

5- Por um fio

10 Livros que todo médico deve ler - Por um fio

Neste livro, Drauzio Varellla revela através de histórias reais um pouco de sua experiência em Oncologia Clínica. Ele analisa os efeitos da convivência com a dor, diante da perspectiva da morte, no comportamento tanto de seus pacientes quanto no dos familiares. O médico especializou nesta área em um tempo que a palavra câncer era cercada de tabu, sendo sussurrada como “aquela doença”. Durante 30 anos, ele clinicou diariamente com pacientes graves e esta experiência é repassada para as páginas de uma forma sensível e cuidadosa. Uma marca registrada em seus livros anteriores, como “Estação Carandiru”. Se há tristeza, também apresenta esperança, relatando curas consideradas como quase impossíveis.

6- Mortais – Nós, a Medicina e o Que Realmente Importa no Final

10 Livros que todo médico deve ler - Mortais

Best-seller do médico americano Atul Gawande, cirurgião da Johns Hopkins e fonte de inspiração do programa “Safe Surgery Saves Lifes” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conseguiu reduzir em mais de 50% as taxas de infecção de ferida operatória nos hospitais onde foi corretamente implantado. O livro revela os trunfos dos profissionais e também aborda as persistentes perguntas que a Medicina não consegue responder, acerca do envelhecimento e da morte. Ao apresentar uma pesquisa reveladora e de histórias comoventes, tanto de pacientes quanto da própria família, o médico e autor expõe suas próprias limitações. De maneira provocadora e honesta, a obra propõe uma reflexão acerca do caminho que a Medicina deve percorrer para que a morte possa ser encarada com sabedoria.

7- Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro

10 Livros que todo médico deve ler - Sob Pressão

Um dos livros que todo médico deve ler, sem dúvidas! A obra que traz o depoimento do cirurgião torácico Márcio Maranhão para a jornalista Karla Maranhão. Triste, comovente e corajoso, o relato expõe a nu uma realidade que se assemelha a muitas encontradas pelos médicos no falido sistema de saúde pública Brasil afora. Sua fala é sem firulas, sem se prender a termos técnicos e procedimentos para demonstrar sabedoria. Depois de 15 anos de trabalho em hospitais municipais e estaduais do Rio de Janeiro, ele viu seu idealismo juvenil pela profissão escorrer pelos dedos. O Hospital Souza Aguiar, maior do município do Rio para emergências, é chamado por ele de “Inferno de Dante”.

8- O Futuro da Humanidade

10 Livros que todo médico deve ler - O Futuro da Humanidade

Este é o primeiro romance do psiquiatra Augusto Cury, que narra a trajetória do jovem Marco Polo, estudante de Medicina que logo no início do curso, em uma aula de Anatomia, fica indignado com a total indiferença e a falta de sensibilidade dos professores ao falarem sobre os cadáveres que os alunos teriam que dissecar. A obra se propõe a provocar uma reflexão sobre a sociedade e o rumo da vida das pessoas. Marco Polo honra o espírito livre do navegador veneziano que inspirou seu nome e, com sua indignação, desafia profissionais renomados para provar que os pacientes com problemas mentais precisa de menos remédio e mais respeito e dedicação. Ao apostar no diálogo e na Psicologia, provoca uma grande reviravolta entre as pessoas com as quais convive.

9- Das Tripas Coração

10 Livros que todo médico deve ler - Das Tripas Coração

Escrito pelo historiador britânico de Medicina, Roy Poter, o livro traz vários relatos históricos sobre as práticas médicas desde os primórdios até os dias de hoje. Aborda temas como doenças e seus tratamentos, os dilemas dos profissionais e os avanços dessa ciência na luta para manter a saúde e prolongar a vida das pessoas. Em cada capítulo são enfocados subtópicos como a doença, os médicos, o corpo, o laboratório, os tratamentos, a cirurgia e o hospital. Além disso, destaca as transformações da Medicina diante das doenças que têm afligido a humanidade, abrangendo desde a saga dos caçadores-coletores da pré-história, passando pela ascensão das sociedades agrícolas às mazelas trazidas pela Revolução Industrial e pelas facilidades do comércio global.

10- A Estratégia da Lagartixa – Uma Viagem pelos Bastidores da Medicina

10 Livros que todo médico deve ler - A Estratégia da Lagartixa

Dario Vianna Birolini escreveu o livro de uma forma descontraída e assim desmistifica o médico sempre colocado em um pedestal. Diversos casos são retratados, compondo um painel bastante realista sobre o dia a dia de um profissional: desde sua entrada na faculdade, com a aprovação no vestibular e o trote, passando pelas primeiras aulas com pacientes, até o período de interno e de residente e a carreira como médico. De uma forma leve e com um toque de humor e sem concessões, levanta questões importantes, para que também os pacientes saibam das angústias e limitações do profissional.

Esperamos que tenha gostado da nossa lista de 10 livros que todo médico deve ler. Quer ter mais tempo para descansar sem deixar de cuidar dos seus pacientes? Conheça como um software médico de gestão pode otimizar o trabalho de clínicas e consultórios.


Leia também:
Software médico: tudo o que você precisa saber!


Você pode se interessar por